SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Experiences in the family of origin that impact the family atmosphere the descendants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Estud. pesqui. psicol. vol.18 no.2 Rio de Janeiro May/Aug. 2018

 

EDITORIAL

 

Adriana Benevides Soares*; Alexandra Cleopatre Tsallis**; Ana Maria Jacó Vilela*; Deise Maria Fernandes Mendes**; Laura Cristina de Toledo Quadros**; Renata Patrícia Forain de Valentim**; Vinicius Anciães Darriba**

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

É com muita alegria que publicamos mais um número da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Na atual conjuntura, partilhar a produção de conhecimento dos(as) pesquisadores(as) simboliza o compromisso dessa Universidade com o público, bem como com a ciência feita com qualidade.

Neste volume, temos na seção de Psicologia Social sete artigos que versam sobre Experiências de origem repercutem no clima familiar dos descendentes; A discussão sobre família e instituição no acolhimento de adolescentes vítimas de incesto; Percepção de estudantes sobre seu bairro; Dimensão geosimbólica do sexo tarifado entre homens; Projetos de igualdade de direitos às pessoas LGBT; Estresse e estratégias de enfrentamentos de gestores de saúde; Dificuldades no processo de ensino de avaliação psicológica.

Na seção de Psicologia do Desenvolvimento, por sua vez, cinco trabalhos discutem O papel ativo da criança em situações lúdicas; Palavras associadas ao câncer infantil; Análise em gênero do uso da internet por adolescentes; Psicomotricidade e desenvolvimento na Amazônia setentrional; Consciência morfológica e ortografia.

A seção de Psicologia Clínica e Psicanálise apresenta quatro artigos que abordam questões relativas a Estados incomuns de consciência em parturientes; A utilização do role playing game para o enfrentamento das situações de risco de uso de drogas; Felicidade e religião em Freud; Funk, ousadia a partir de uma leitura lacaniana.

Já na seção Clio-Psyché temos um único artigo, intitulado Problematização a partir da Psicologia Comunitária do conceito de comunidade.

Encerrando o número, apresentamos uma resenha sobre o livro Emotional Intelligence, de Goleman.

Este número (v18n2) é o último cuja editoria correspondeu à professora Adriana Benevides. A nova Comissão Editorial, que vem atuando desde setembro de 2018 para evitar quebra do processo editorial, deixa aqui um agradecimento especial ao trabalho por ela realizado.

Adriana Benevides Soares iniciou suas atividades na revista Estudos e Pesquisas em Psicologia como editora associada em 2008. Desde então, participou ativamente de diferentes processos que vieram a melhor qualificar a revista, tais como torná-la uma publicação eletrônica.

A partir de 2012, assumiu a editoria da revista, quando então foram mudadas normas e procedimentos visando a internacionalização do periódico e também a implantação de uma política de ética mais específica. Com as novas medidas, a revista conseguiu uma regularidade de publicação, tornando-se quadrimestral e contemplando a possibilidade de um número especial que seria o quarto do ano. Deixou, então, de ser uma revista de psicologia em geral e setorizou-se, tendência que já estava presente em outras revistas, organizando os artigos em torno de três grandes áreas: Desenvolvimento, Social, Clínica e Psicanálise, além de manter uma seção específica sobre história da psicologia (Clio-Psyché).

Durante a gestão de Adriana, muitas e grandes dificuldades foram enfrentadas, em diversos momentos e por longos períodos. Contudo, o compromisso com a boa gestão e a qualidade da publicação se manteve e, assim, foi possível mobiliar e publicitar o espaço da revista, através de variadas iniciativas como pela presença constante nas Mostras de Extensão da Uerj. Entretanto, a grande crise vivida pela Uerj em 2016 e 2017 impactou diretamente a revista que passou a sofrer grande atraso, gerando a necessidade de contato contínuo com os autores, explicando a situação e solicitando sua compreensão, uma tarefa árdua e desgastante.

Enfim, em muitos pontos e direções a gestão de Adriana na Comissão Editorial da revista foi extremamente significativa e relevante, trazendo contribuições inestimáveis. Foram onze anos que possibilitaram o crescimento e a qualificação da Estudos e Pesquisas em Psicologia, motivo pelo qual não só a Comissão Editorial da revista como, certamente, a comunidade acadêmica de psicologia lhe são muito gratas.

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

 

 

Notas

* Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professor/a Adjunto/a do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

Este artigo de revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

Creative Commons License