SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Revisión sobre la utilización de la teoría de las representaciones sociales en los estudios sobre la homofobia en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Estud. pesqui. psicol. vol.19 no.2 Rio de Janeiro mayo/ago. 2019

 

EDITORIAL

 

Amana Mattos**; Ana Maria Jacó Vilela*; Deise Maria Fernandes Mendes**; Laura Cristina de Toledo Quadros**; Patrícia Lorena Quitério**; Vanessa Barbosa Romera Leme**; Vinicius Anciães Darriba**

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

Nesse volume 19, número 2 da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia são apresentados 11 artigos, sendo seis em Psicologia Social, dois em Psicologia Clínica e Psicanálise, dois em Psicologia do Desenvolvimento e um na seção Clio-Psyché.

A seção Psicologia Social abre o volume com um conjunto de estudos que abordam criticamente diversos temas atuais. O primeiro estudo de revisão investiga o fenômeno da homofobia no contexto da psicologia social brasileira, a partir da teoria das representações sociais. O segundo analisa os testemunhos de sobreviventes ao desastre que ocorreu no Vale do Cuiabá (Petrópolis, RJ), região serrana do Estado do Rio de Janeiro, em 2011. O terceiro estudo trata das representações sociais de surdos universitários a respeito da sexualidade. O quarto foca as trajetórias de mulheres quebradeiras de coco piauiense, que integram um movimento social. O quinto estudo discute a democracia a partir de uma perspectiva crítica de ciência e da teoria democrática radical e plural, como uma condição de possibilidade para a produção de narrativas e de metodologias na psicologia social. O último estudo aborda as narrativas de mulheres negras sobre seus cabelos, nos cuidados e apresentação dos mesmos, que trazem suas experiências e reflexões sobre como essas (trans)formaram suas identidades.

A seção de Psicologia Clínica e Psicanálise apresenta em seu primeiro estudo uma discussão sobre os efeitos da dinâmica da histeria para o homem em relação à posição sexual. O segundo e último artigo, fundamentado na perspectiva feminista da deficiência, apresenta a mediação como uma via de acesso para a promoção de acessibilidade estética em espaços culturais e museus.

Inicia a seção de Psicologia do Desenvolvimento um estudo que investiga a forma como as crianças cariocas representam graficamente diferentes configurações familiares, a partir da análise do comportamento. O último estudo debruça-se sobre os significados atribuídos por jovens adultos aos autorretratos postados no Instagram.

Fechando o número, a seção Clio-Psyché apresenta um artigo que reflete sobre a constituição do alienismo como a primeira especialidade médica, destacando a biografia de Philippe Pinel, considerado o fundador da moderna psiquiatria e a sua contribuição para clínica psiquiátrica.

Desejamos que a revista Estudos e Pesquisas em Psicologia venha mais uma vez despertar o interesse de nossos leitores e lhes proporcionar bons momentos de leitura e reflexão. Agradecemos seu interesse!

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

 

 

Notas

* Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professor/a Adjunto/a do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

Este artigo de revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

Creative Commons License