SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Revisão sobre a utilização da teoria das representações sociais nos estudos sobre homofobia no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Estud. pesqui. psicol. vol.19 no.2 Rio de Janeiro maio/ago. 2019

 

EDITORIAL

 

Amana Mattos**; Ana Maria Jacó Vilela*; Deise Maria Fernandes Mendes**; Laura Cristina de Toledo Quadros**; Patrícia Lorena Quitério**; Vanessa Barbosa Romera Leme**; Vinicius Anciães Darriba**

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

Nesse volume 19, número 2 da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia são apresentados 11 artigos, sendo seis em Psicologia Social, dois em Psicologia Clínica e Psicanálise, dois em Psicologia do Desenvolvimento e um na seção Clio-Psyché.

A seção Psicologia Social abre o volume com um conjunto de estudos que abordam criticamente diversos temas atuais. O primeiro estudo de revisão investiga o fenômeno da homofobia no contexto da psicologia social brasileira, a partir da teoria das representações sociais. O segundo analisa os testemunhos de sobreviventes ao desastre que ocorreu no Vale do Cuiabá (Petrópolis, RJ), região serrana do Estado do Rio de Janeiro, em 2011. O terceiro estudo trata das representações sociais de surdos universitários a respeito da sexualidade. O quarto foca as trajetórias de mulheres quebradeiras de coco piauiense, que integram um movimento social. O quinto estudo discute a democracia a partir de uma perspectiva crítica de ciência e da teoria democrática radical e plural, como uma condição de possibilidade para a produção de narrativas e de metodologias na psicologia social. O último estudo aborda as narrativas de mulheres negras sobre seus cabelos, nos cuidados e apresentação dos mesmos, que trazem suas experiências e reflexões sobre como essas (trans)formaram suas identidades.

A seção de Psicologia Clínica e Psicanálise apresenta em seu primeiro estudo uma discussão sobre os efeitos da dinâmica da histeria para o homem em relação à posição sexual. O segundo e último artigo, fundamentado na perspectiva feminista da deficiência, apresenta a mediação como uma via de acesso para a promoção de acessibilidade estética em espaços culturais e museus.

Inicia a seção de Psicologia do Desenvolvimento um estudo que investiga a forma como as crianças cariocas representam graficamente diferentes configurações familiares, a partir da análise do comportamento. O último estudo debruça-se sobre os significados atribuídos por jovens adultos aos autorretratos postados no Instagram.

Fechando o número, a seção Clio-Psyché apresenta um artigo que reflete sobre a constituição do alienismo como a primeira especialidade médica, destacando a biografia de Philippe Pinel, considerado o fundador da moderna psiquiatria e a sua contribuição para clínica psiquiátrica.

Desejamos que a revista Estudos e Pesquisas em Psicologia venha mais uma vez despertar o interesse de nossos leitores e lhes proporcionar bons momentos de leitura e reflexão. Agradecemos seu interesse!

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

 

 

Notas

* Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professor/a Adjunto/a do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

Este artigo de revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

Creative Commons License