SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A neurobiologia da terapia do esquema e o processamento inconsciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.1 n.1 Rio de Janeiro jun. 2005

 

EDITORIAL

 

 

Eliane Falcone; Lucia Novaes Malagris

 

 

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas acaba de nascer. É com grande satisfação que estamos lançando o seu primeiro número, que reflete o crescimento das terapias cognitivas no Brasil. A sua existência surgiu do impulso natural oriundo do desenvolvimento científico na área, decorrente da grande produção clínica e acadêmica e da necessidade da troca de novas experiências e descobertas entre os profissionais brasileiros.

A iniciativa de se publicar um periódico dessa natureza se constituiu em uma experiência altamente gratificante por revelar o envolvimento, a colaboração e o empenho de grandes profissionais no campo da psicoterapia e das ciências cognitivas.

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas evidencia o importante amadurecimento da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC) que, no ano de 2005, promoveu seu quinto congresso com imenso sucesso e que gerou frutos, dentre os quais alguns poderão ser contemplados neste primeiro número.

Agradecemos a todos aqueles que auxiliaram no processo de produção da revista. Aos autores, aos consultores ad hoc, às assistentes de edição, às colaboradoras técnicas, fica aqui nosso reconhecimento. Gostaríamos de ressaltar a nossa gratidão à Casa do Psicólogo pelo seu apoio substancial no fornecimento do material gráfico, sem o que não seria possível a realização da revista.

Temos neste primeiro número trabalhos de autoria e co-autoria de renomados profissionais, abordando temas extremamente atuais e inovadores. Prova disso é o primeiro artigo que trata da neurobiologia e processamento inconsciente no âmbito da terapia do esquema. A seguir, uma pesquisa empírica procura elucidar os efeitos da depressão na percepção visual visando contribuir com seus achados como um facilitador, tanto do diagnóstico como da prevenção da patologia depressiva.

Um estudo sobre crenças irracionais e níveis de stress que enfatiza a importância da reestruturação cognitiva no tratamento do stress emocional é apresentado, seguido de uma investigação que aborda a terapia cognitiva narrativa em grupo sob um ponto de vista sócio-clínico. Os dois artigos seguintes se referem a transtornos relacionados ao comportamento alimentar e fornecem uma importante oportunidade de aprofundamento no campo. No primeiro deles a anorexia nervosa, a bulimia e seu tratamento são estudados sob o ponto de vista cognitivo-construtivista e no segundo a obesidade e seu tratamento são enfocados como um desafio comportamental e social.

O tema drogas é assunto dos dois próximos artigos, o primeiro com adolescentes e o segundo com universitários. Ambos refletem a preocupação da sociedade atual com os jovens e o abuso de substâncias. Ainda, no âmbito da dependência, o artigo que se segue trata da intervenção em grupo para o abandono do cigarro.

A temática gênero é o foco do trabalho que se constitui em um estudo comparativo entre o controle percebido em homens e mulheres, buscando uma maior compreensão de suas diferenças e peculiaridades. A psicologia infantil também é foco de dois artigos nesse número. O primeiro deles, sobre fobia social, enfatiza a orientação aos pais como uma variável importante de influência; o segundo trata de um tema muito atual, a guarda compartilhada, sendo apresentado através do treinamento de habilidades com os genitores de um caso atendido pela autora em sua experiência na área.

No próximo artigo, aspectos psicológicos e estratégias de enfrentamento em casos de pacientes portadores de hepatite C são elucidados, demonstrando a aplicação dos conhecimentos da terapia cognitiva no campo da Psicologia da Saúde.

O primeiro número da revista finaliza com uma resenha que aborda a produção científica sobre stress no Brasil.

Esperamos que o leitor se beneficie desse material.

Creative Commons License