SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Estudo de relações entre fobia social e uso do álcool: Study of the relation between social phobia and drinking alchool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.1 n.2 Rio de Janeiro dez. 2005

 

RESENHA

 

 

Neide Aparecida Micelli Domingos

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)
Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP)

 

 

Psicologia da Saúde (676 p.)

Richard O. Straub
Alegre: Artmed, 2005

Ricardo Straub é doutor em Psicologia Experimental e chefe do Departamento de Ciências Comportamentais na Universidade de Michigan (EUA). Sua área de interesse é a Psicologia da Saúde, tendo realizado várias pesquisas, especialmente sobre traços de personalidade como fatores de risco para doenças físicas, com publicações nos mais diversos e conceituados periódicos internacionais.

No prefácio, escrito pelo próprio autor, apresenta os objetivos do livro, que são enfocar as tendências atuais da Psicologia da Saúde e os principais conceitos da área. O livro é dividido em seis partes: fundamentos da psicologia da saúde; estresse e saúde; comportamento e saúde; doenças crônicas e fatais; procurando tratamento e fatores evolutivos; e no final, apresenta uma vasta lista de referências bibliográficas; glossário; índice e índice onomástico.

No início de cada capítulo, faz um breve relato de histórias reais para contextualizar o tema a ser desenvolvido, o que motiva a leitura. Utiliza tabelas, figuras, quadros e fotos para ilustrar o livro, tornando-o mais didático e atraente. Além disso, apresenta uma série de questionários, exercícios e endereços eletrônicos para que o leitor possa buscar informações sobre o tema apresentado. Ao final do capítulo apresenta uma síntese.

A primeira parte, fundamentos da psicologia da saúde, é composta por três capítulos. No primeiro, introdução à psicologia da saúde, apresenta uma linha histórica sobre saúde e doença, contemplando aspectos importantes do passado para a compreensão das novas tendências em psicologia da saúde. O segundo capítulo, pesquisas em psicologia da saúde, enfoca a importância do pensamento crítico, os perigos do pensamento não científico e os métodos de pesquisa em psicologia da saúde e, no terceiro capítulo, descreve as bases biológicas da saúde e da doença enfocando os vários sistemas do corpo.

Na segunda parte, estresse e saúde, composta por dois capítulos, estresse e saúde e enfrentado o estresse, faz uma apresentação do que é o estresse, a fisiologia e fontes de estresse e como enfrentá-lo para reduzir os danos.

Comportamento e saúde é a terceira parte, composta por três capítulos: permanecendo saudável; nutrição, obesidade e transtornos da alimentação e abuso de substâncias. Os três capítulos enfocam como o comportamento afeta a saúde, além dos fatores biológicos, culturais, psicológicos envolvidos na obesidade e abuso de substâncias. Traz também formas de tratamento e modelos de prevenção.

A quarta parte, doenças crônicas e fatais, é composta por três capítulos. O primeiro e segundo capítulos, doenças cardiovasculares e diabete e câncer, respectivamente, enfocam as causas, fatores de risco, tratamentos e prevenção. No terceiro capítulo, HIV e AIDS, o autor faz um breve histórico, incluindo epidemiologia e perspectivas atuais, além de fornecer informações sobre sintomas, estágios, fatores psicofisiológicos, estratégias de intervenção e de enfrentamento.

Procurando tratamento, inclui três capítulos: o atendimento de saúde e o comportamento do paciente, em que descreve a relação entre o comportamento e a doença e os fatores psicológicos utilizados para reconhecer sintomas. Neste capítulo enfoca ainda o sistema de saúde, definido pela OMS “como todas as atividades cujo principal propósito é promover; restaurar ou manter a saúde” (p.440), a hospitalização e os fatores que influenciam a relação entre profissional de saúde e paciente. Controlando a dor e Medicina complementar e alternativa são os dois outros capítulos incluídos nesta quinta parte.

Na última parte, fatores evolutivos, no capítulo a psicologia da saúde ao longo do curso de vida, o autor focaliza os comportamentos que influenciam (melhoram e comprometem) a saúde nas fases da infância, adolescência e terceira idade e como a psicologia da saúde pode auxiliar no enfrentamento de doenças e procedimentos médicos. No epílogo, a psicologia da saúde hoje e amanhã, ressalta os principais objetivos da psicologia da saúde. Complementa com quatro lições, resultado de discussões ao longo do desenvolvimento do livro, e com os desafios futuros da psicologia da saúde. A Psicologia da Saúde, embora apresente grandes avanços, é um campo de conhecimento em desenvolvimento. Os fatores biopsicossociais associados ao estilo de vida estão intimamente relacionados e certamente influenciam a saúde.

A obra apresenta um número considerável de temas, abordados de forma atual e baseados em pesquisas científicas, tornando-a excelente material didático-pedagógico.

Creative Commons License