SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.2 n.1 Rio de Janeiro jun. 2006

 

EDITORIAL

 

 

Eliane Falcone; Lucia Novaes Malagris

 

 

Este semestre foi rico em acontecimentos importantes que contribuíram para o crescimento da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) e das terapias cognitivas no Brasil.

Em abril tivemos a satisfação de receber o Dr. Robert Friedberg, do Penn State College of Medicine (USA), que esteve no Rio de Janeiro para apresentar um Workshop organizado pela Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-RIO) e nos concedeu uma entrevista, onde falou sobre a sua experiência em terapia cognitiva com crianças, apresentada na íntegra, nesta edição. O Dr. Friedberg também nos honrou aceitando o convite para membro do Conselho Editorial da revista.

Em maio, por ocasião do VI Congresso Latino-americano de Psicoterapias Cognitivas, em Buenos Aires, organizado pela Associação Latino-americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO), tivemos a oportunidade de rever, bem como de conhecer alguns colegas vindos de vários países. Este acontecimento marcou um momento de importantes trocas científicas, quando a RBTC foi apresentada e elogiada por esses profissionais, que gentilmente aceitaram fazer parte do Conselho Editorial de nosso periódico. São eles: Dr. Augusto Zagmutt (Sociedad de Terapia Cognitiva Posracionalista - Chile); Dr. Frank Dattilio (Harvard Medical School - USA); Dr. Héctor Fernández-Álvarez (Fundacion Aiglé - Argentina); Dr. Herbert Chappa (Universidad Nacional de La Plata - Argentina); Dra. Raquel Zamora Cabral (Sociedad de Psiquiatria Biológica del Uruguay) e Dr. Tullio Scrimali (Universidade de Catania - Itália). O Dr. Frank Dattilio imediatamente se prontificou a enviar um artigo, que consta nesta edição e que foi traduzido para o português, em atendimento ao seu pedido.

O XI Simpósio da ANPEPP, ocorrido em maio, nos propiciou a chance de convidar duas figuras expressivas da psicologia da saúde no Brasil: Dr. Ricardo Gorayeb (FMRPUSP) e Dra. Suely Sales Guimarães (UNB) para membros do Conselho Editorial. Posteriormente fomos agraciados com o aceite da Dra. Margarida Gaspar de Matos, da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), que também enviou dois artigos para este número.

Ainda em maio, a SBTC trouxe para Porto Alegre o Dr. Keith Dobson, da Universidade de Calgary (Canadá) para apresentar um Workshop sobre Transtornos do Humor. O evento reuniu mais de 300 participantes, comprovando o crescimento do interesse pelas terapias cognitivas no Brasil.

Todos esses acontecimentos, aliados ao crescimento das publicações sobre terapias cognitivas, têm testemunhado uma nova fase desta abordagem terapêutica em nosso país, onde os profissionais estão produzindo conhecimento através de ensino e pesquisa na área. Vemos também uma crescente internacionalização da RBTC, evidenciada neste número, que reúne cinco trabalhos de autores brasileiros e três de autores estrangeiros.

O semestre, entretanto, não foi constituído só de alegrias. Com tristeza e pesar tivemos que nos deparar com um acontecimento marcante para a comunidade de terapias cognitivas, que foi o falecimento do Dr. Michael Mahoney, um dos nomes mais representativos da terapia cognitiva construtivista, em 31 de maio de 2006. O Dr. Cristiano Nabuco de Abreu, que teve o privilégio de ser seu aluno e amigo, lhe faz uma carinhosa homenagem nesta edição.

Creative Commons License