SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Procedures and processes in cognitive behavior therapy with children and adolescents índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.2 n.2 Rio de Janeiro dez. 2006

 

EDITORIAL

 

 

Eliane Falcone; Lucia Novaes Malagris

 

 

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas tem documentado o crescimento das terapias cognitivas no Brasil, o qual se revela, em parte, através de importantes encontros científicos realizados em nosso país, onde profissionais consagrados internacionalmente têm compartilhado as suas experiências com os colegas brasileiros.

Entre esses encontros, o evento mais recente, o Fórum Terapia Cognitiva para Desafios Clínicos, ocorreu em Porto Alegre, nos dias 06 e 07 de outubro de 2006, quando Judith Beck, Ph.D, presidente do Instituto Beck de Terapia Cognitiva e Pesquisa (Filadélfia), realizou sessões públicas de supervisão de casos clínicos. Esse acontecimento, que reuniu 500 profissionais e estudantes do Brasil e de vários países da América do Sul, tornou-se possível graças ao empenho de Melanie Ogliare Pereira, tendo como entidades promotoras a Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC) e a Clínica Cérebro, Comportamento e Cognição. Vários profissionais do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela também participaram, apresentando ou supervisionando casos clínicos considerados difíceis. Além de proporcionar discussão aberta e trocas frutíferas sobre o que há de mais recente em pesquisa e intervenção clínica na área, o Fórum nos deu a oportunidade de realizar uma entrevista com Judith Beck, apresentada nesta edição.

O crescimento das terapias cognitivas no Brasil também pode ser identificado através das publicações relacionadas ao tema. Para a comunidade científica, o conhecimento resultante de dados de pesquisa, de intervenção clínica ou de revisão teórica só é considerado completo após ser publicado. Assim, os encontros científicos fornecem o espaço para as trocas de experiências, mas a publicação em livros e em periódicos reflete, de forma mais consistente, a produção dos profissionais brasileiros que trabalham com as terapias cognitivas.

O livro intitulado Psicologia da Saúde – Pesquisa e Prática, editado por profissionais que atuam dentro da abordagem cognitivo-comportamental, mostra a rica produção sobre esse tema realizada no Brasil e é apresentado na resenha deste número.

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas tem se constituído como um importante veículo de divulgação da produção de trabalhos de pesquisa, intervenção clínica e revisão teórica, nacionais e estrangeiros, baseados em teorias e terapias cognitivas. Os encontros científicos nacionais e internacionais realizados no Brasil e em outros países têm facilitado uma interessante troca entre profissionais de várias partes do mundo. Os artigos apresentados neste número, quatro de autores brasileiros e quatro de autores estrangeiros, são resultantes dessas experiências.

Em abril de 2007, se realizará, em Gramado, o VI Congresso da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, que irá celebrar os 10 anos da SBTC. Esta será mais uma oportunidade de reunir profissionais de vários países, que estarão apresentando as suas experiências mais recentes. Conseqüentemente, mais publicações surgirão, contribuindo para documentar a história das terapias cognitivas no Brasil.

Creative Commons License