SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Análise quase-experimental dos efeitos de um programa de educação continuada de professores no manejo de comportamento em sala de aula: o sistema de countoonsEntrevista com Judith Beck índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.2 n.2 Rio de Janeiro dez. 2006

 

RESENHA

 

Psicologia da saúde: pesquisa e prática

 

Health psychology: research and practice

 

 

Tânia Rudnicki

Doutora em Psicologia - Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS

Endereço para correspondência

 

 

PSICOLOGIA DA SAÚDE: PESQUISA E PRÁTICA (520p.)

Miyazaki, M. C. O. S.; Domingos, N. A. M. & Valério, N. I. (Orgs.).
São José do Rio Preto, SP: THS/Arantes Editora, 2006.

 

O livro Psicologia da Saúde: Pesquisa e Prática é o produto da colaboração entre a experiência e o conhecimento de vários autores que trabalham e pesquisam em Psicologia da Saúde. Desde a sua publicação, revela-se como um manual essencial para a compreensão do contexto, dos temas atuais e das perspectivas da Psicologia da Saúde em território nacional.

É importante ressaltar que pesquisas acerca de categorias como saúde e doença são fundamentais para o conhecimento e a transformação da realidade brasileira, onde as demandas sociais requerem produção de conhecimento científico aplicável na área da saúde. Desta forma, sua contribuição responde a peculiaridades nacionais, sendo entendidas como um compromisso ético.

O trabalho de psicólogos, no campo de atuação em saúde, é relativamente novo e necessita ser estudado, na busca constante de aprimoramento dos serviços prestados à população. O livro Psicologia da Saúde: Pesquisa e Prática, organizado por Miyazaki, Domingos e Valério (2006) é uma demonstração do amadurecimento do trabalho dos seus organizadores no campo da saúde e doença. Nele, a discussão sobre a interface das ciências psicológica e biológica é aprofundada, com evidentes contribuições que advém do conhecimento dos fenômenos psicológicos presentes no contexto laboral dos autores.

A Psicologia da Saúde é, atualmente, um dos mais interessantes e extensos campos de intervenção e investigação da Psicologia. Historicamente, integrada em todas as atividades realizadas com base na teoria psicológica, com objetivos que visem à saúde e à doença. É, com certeza, uma definição muito abrangente, porém, nos parece adequada no estado atual da arte (Mejias, 1984; Ribeiro, 1997).

A obra resenhada conta com 41 outros autores, sendo o livro composto por 21 capítulos e dois apêndices. Sua organização segue o modelo biopsicossocial, buscando mostrar formas de agir e interagir na área, visando à integração da Psicologia enquanto ciência e profissão.

Os autores levam o leitor por diversos âmbitos, no que concerne à saúde e à doença, tanto no campo aplicado como no acadêmico. Mostra a Psicologia da Saúde através de uma importante trajetória de intervenção: a pesquisa científica.

Os capítulos foram escritos permitindo ao leitor visualizar a intervenção sob a ótica do descobrimento licenciado pela pesquisa científica. A obra transmite aos profissionais psicólogos e acadêmicos novos e seguros caminhos por onde empreenderem sua jornada.

É preciso salientar que o primeiro capítulo do livro apresenta um valioso panorama do percurso profissional dos organizadores, através de um resumo da história dos 25 anos do Serviço de Psicologia do Hospital de Base, com o intuito de: “realizar um balanço do próprio desempenho profissional, buscando avaliar as opções feitas ao longo do tempo e os resultados alcançados, além de buscar delineamentos futuros” (Miyazaki, Domingos, Valério, Ravagnani & Grecca, 2006, p.13).

O avanço destes 25 anos é inegável, tanto na dimensão do aprimoramento da assistência, quanto na ampliação do conhecimento trazido pelos organizadores.

Este início reforça a importância do posicionamento dos organizadores, tendo em vista que, no último século, o mundo passou por mudanças radicais em termos de usos e costumes, precisando, desta forma, processar novas informações.

A partir da aproximação com a medicina em geral, reconhecendo fatores psicológicos presentes em toda doença orgânica, psiquiatras e psicólogos se aproximaram de hospitais e centros comunitários, abrindo, assim, um novo campo, o da Psicologia da Saúde. Seu papel é relevante na individualização dos fatores psicológicos e na prevenção de conflitos graves, tanto na família como na sociedade, tendo em vista que os problemas emergentes do mundo são causados pela própria humanidade, e sua solução irá depender de mudanças de seu comportamento (Blanco, Rojas & de La Corte, 2000; Boarini, 2000; Straub, 2005).

O livro em questão, através da apresentação de vários estudos de campo, busca discutir as relações fundamentais entre as intervenções psicológicas, a saúde e a doença em vários níveis: o indivíduo, a família e o cuidador. Com o desenvolvimento da aceitação da influência dos fatores psicológicos na saúde, houve um aumento das necessidades de psicólogos da saúde com treino apropriado para o fornecimento desses serviços. Este livro pode auxiliar de forma ampla na formação destes psicólogos. 

Os autores apresentam, em seus respectivos capítulos, as intervenções desenvolvidas, que tiveram impacto em áreas de prevenção e promoção da saúde, tratamento de doenças, gestão de sintomas físicos, procedimentos médicos estressantes e promoção da adesão aos tratamentos. Os contextos de intervenção variam desde cuidados de saúde básicos até diferentes unidades hospitalares e locais de trabalho.

Pelo grande número de trabalhos de pesquisa, alguns leitores podem talvez imaginar que a quantidade de debates que podem ser suscitados pelo desenrolar dos resultados é de uma riqueza ímpar. O extenso trabalho de pesquisa oferece-nos uma gama de informações pertinentes ao campo da Psicologia da Saúde e da Psicologia em geral.

A quantidade de debates suscitados pelo extenso trabalho de pesquisa dos autores é intensa, oferecendo-nos uma gama de informações bastante pertinentes ao campo da Psicologia da Saúde. Mostram conhecimento, através de obras atualizadas, de importantes teóricos da Psicologia, tanto nacionais como internacionais que, com certeza, enriquecerão o debate entre seus pares.

O livro provoca reflexões, através das pesquisas apresentadas, a respeito das implicações dos aspectos psicológicos em diversos tratamentos, como no capítulo dois, que mostra o preparo para cirurgia através de um programa para redução de ansiedade em crianças e mães.

Os capítulos três e quatro revelam, respectivamente, asma, depressão e o diagnóstico de HIV/AIDS em crianças e adolescentes.

O capítulo cinco trata do aconselhamento genético em síndrome de Down, enfocando a adesão à estimulação precoce. O capítulo seis apresenta assunto altamente importante nos dias de hoje, a obesidade infantil, vinculada ao tripé: emocional, comportamental e social.

O capítulo seguinte mostra a intervenção psicoterápica da dor em patologia importante, o câncer. O capítulo oito apresenta a pesquisa e a prática da adesão ao tratamento do paciente diabético através de uma análise do comportamento.

Seguindo com as doenças crônicas, o capítulo nove nos revela as estratégias de enfrentamento em portadores de hemofilia. O capítulo dez fala sobre qualidade de vida em pacientes portadores de epilepsia, e o seguinte, capítulo onze, aponta para a qualidade de vida e as estratégias de enfrentamento em pacientes submetidos ao transplante renal.

Atentos à importância das doenças crônicas, os organizadores trazem, nos capítulos seguintes, o trabalho em avaliação psicológica de candidatos e pacientes submetidos a transplante de fígado.

Ansiedade, estresse e enfrentamento em pacientes internados em Unidade Coronária são apresentados no capítulo treze. Os capítulos seguintes apresentam, respectivamente: características clínicas, sócio-demográficas e depressão em mulheres com câncer de mama; investigação precoce de déficits neuropsicológicos em pacientes HIV positivo assintomáticos; perfil dos cuidadores de pacientes com disfagia neurogênica; depressão em pacientes de Acidente Vascular Encefálico (AVE); e a transexualidade no contexto hospitalar.

São abordadas teorias e descobertas de pesquisas atuais, sendo adicionadas tabelas e figuras atualizadas. Para enriquecer o texto, os autores utilizam exemplos da prática pessoal.

As pesquisas apresentam como objetivo construir uma metodologia em Psicologia da Saúde, sendo comentados pontos positivos e negativos, riquezas e limites. Os principais temas estão voltados para as experiências dos autores, que abordam dimensões do seu trabalho como ciência e profissão, através de narração, comunicação, elaboração e reflexões sobre o papel do psicólogo da saúde.

Em suma, encontramos na obra Psicologia da Saúde: Pesquisa e Prática relevância para o contexto nacional. Alcança mais adequação na formação e atuação do psicólogo brasileiro, do que outras produções redigidas por e para nações já em pleno desenvolvimento social e econômico.

O surgimento desta obra vem suprir a carência de divulgação do conhecimento acumulado em Psicologia da Saúde no Brasil. Certamente, ao reverberar na formação de futuros profissionais, promoverá avanços em atuação na área da saúde. Desta forma, os autores contribuem com uma proposta mais ambiciosa de atendimento, em uma explicação biopsicossocial e interdisciplinar.

 

Referências Bibliográficas

Boarini, M. L. (Org.). (2000). Desafios na atenção à saúde mental. Maringá: Eduem.

Mejias, N. P. (1984). O psicólogo, a saúde pública e o esforço preventivo. Revista de Saúde Pública, 18(2), 26-31.

Miyazaki, M. C. O. S.; Domingos, N. A. M. & Valério, N. I. (Orgs.). (2006). Psicologia da Saúde: Pesquisa e Prática. São José do Rio Preto: THS/Arantes Editora.

Blanco A. A.; Rojas D. & De La Corte, L. (2000). La psicología y su compromiso con el bienestar humano. Em: A. A. Blanco (Org.). Psicología y Sociedad (pp. 9-46). Valencia: Real Sociedad Económica de amigos del País.

Miyazaki, M. C. O. S.; Domingos, N. A. M.; Valério, N. I.; Ravagnani, L. M. B. & Grecca, K. R. R. (2006). 25 anos do Serviço de Psicologia do Hospital de Base. Em M. C. O. S. Miyazaki; N. A. M. Domingos & N. I. Valério (Orgs.). Psicologia da Saúde: Pesquisa e Prática. (pp. 13-25). São José do Rio Preto: THS/Arantes Editora.

Ribeiro, J. L. (1997). Congresso Nacional de Psicologia da Saúde – Actas. Lisboa/PT: ISPA.

Straub, R. O. (2005). Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas.

 

 

Endereço para correspondência
Rua São Vicente, 563, ap. 504.
Cep: 90630-180. Bairro Santa Cecília, Porto Alegre – RS.
E-Mail: taniarudd@terra.com.br.

Creative Commons License