SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1European model for the training and supervision in cognitive-behavioral therapies for mental health professionalsInterview with Dr. James Blascovich author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.3 no.1 Rio de Janeiro June 2007

 

HOMENAGEM

 

Homenagem a Jean Cottraux

 

Homage to Jean Cottraux

 

 

Margarida Gaspar de Matos I; Daniela Sacchi II

I Psicóloga, Psicoterapeuta, Associação Francesa de Terapias Cognitivo-Comportamentais, Professora Titular na Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa
II Psicóloga, Psicoterapeuta, Associação Francesa de Terapias Cognitivo-Comportamentais, Professora Titular na Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa.

Endereço para correspondência

 

 

 

Jean Cottraux nasceu a 27 de fevereiro de 1942 em Montrottier, Ródano-Alpes, na França. Concluiu o bacharelato em Filosofia em 1958, a licenciatura em Medicina em 1965 e a especialidade de Psiquiatria em 1971. No ano seguinte, obteve o diploma em Neuropsiquiatria. Fez Psicanálise pessoal com J. Cosnier e foi membro titular da Sociedade Psicanalítica de Paris em 1976. Rumou então à Califórnia, onde trabalhou com Paul Lieberman.

Em 1979, concluiu o doutoramento em Biologia Humana, menção de Psicologia Médica. Responsável pela formação em TCC (Unidade de Biologia Humana) na Universidade Claude Bernard Lyon I desde seu início, em 1980.

Desde 1981, é psiquiatra do Serviço de Psicologia Médica do Hospital Neurológico Pierre Wertheimer, em Lyon, a serviço do Prof. Guyotat e depois do Prof. Dalery, e responsável pela Unidade Funcional para o Tratamento da Ansiedade desde 1992.

É membro ativo de várias associações profissionais, entre as quais membro fundador da Associação Francesa de Terapias Cognitivo Comportamentais. Na França, reduto último da Psicanálise na Europa, bateu-se, desde sempre, pela necessidade de avaliação da teoria e prática psicanalítica, tanto do ponto de vista teórico e técnico, como do ponto de vista da defesa do consumidor, alegando que um serviço profissional a que é atribuído um “preço de mercado” tem de corresponder a uma intervenção que presumivelmente seja eficaz, e não apenas equivalente a um placebo. Mas, na França (tal como em Portugal e no Brasil), a eficácia da psicoterapia de orientação psicanalítica nunca foi comprovada cientificamente.

Num trabalho de investigação colectiva que Jean Cottraux realizou para o INSERM (Avaliação colectiva de especialistas para o INSERM - Eficácia das Psicoterapias: 3 terapias avaliadas, 2002-2004¹), em colaboração com nomes eminentes na área da investigação em psicoterapia, foi provada a ineficácia da psicoterapia de orientação psicanalítica, com exceção de um pequeno efeito para as perturbações da personalidade, mesmo assim inferior ao efeito da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Suas linhas de investigação são reconhecidas internacionalmente e possui uma extensíssima obra de cerca de 400 publicações nacionais e internacionais. Couttraux colabora ativamente na divulgação da psicoterapia, com participações regulares nos meios de comunicação social, e tem uma abundante atividade como conferencista por todo o mundo. Nos últimos anos, sem perder a sua habitual precisão e competência científica, tem-se aventurado na escrita de livros de psicoterapia de divulgação do tipo “self-help”, mas dando a conhecer uma faceta menos obvia da sua maneira de ser: o seu humor.

Recorda, com humor, Daniela Sacchi, da Associação Italiana de Terapias Cognitivo-Comportamentais : “Gosto de sublinhar o seu humor (muitas vezes escondido) e a sua ironia e sarcasmo ( este último, muitas vezes, não tão escondido)…

Eis o excerto de um livro de Cottraux (J.Cottraux, 1989. Obsession et compulsion, pag 21. Paris: PUF) :

…Uma frase de J. Lacan (1966) coloca o problema:

“O Obsessivo leva para a prisão do seu narcisismo os seus objectos onde a sua questão se repercute no alibi multiplicado das figuras mortais e, domando o seu alto volteio, dirige essa homenagem ambigua para o camarote onde ele próprio tem o seu lugar, o lugar do Mestre que se não pode ver.”

Os psicanalistas Lacanianos serão eles os picadores do significante que oferecem uma home nagem ambigua ao camarote onde Jacques Lacan tem o seu lugar de Mestre que se não pode ver?

Deixamos aqui este trecho misterioso, ilustrando bem o seu humor na defesa inquebrantável de uma psicoterapia baseada na evidência.

Depois de vários anos de carreira clínica e de investigação, Jean Cottraux enfrenta agora um novo desafio: dedicar-se, em tempo integral, à sua escrita e às suas conferências após a sua aposentação, no próximo semestre.

 

 

Endereço para correspondência
Endereço do autor principal: Margarida Gaspar de Matos: Faculdade de Motricidade Humana/Technical University of Lisbon.
Estrada da Costa - Cruz Quebrada 1499 Lisboa Codex, Portugal.
E-mail: margaridagaspar@netcabo.pt

 

 

Notas

1 Psychotérapie, trois approches évaluées(2004) Expertise Collective, INSERM, França (ISBN 2-85598-832-2)

Creative Commons License