SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Modelo europeu de formação e supervisão em Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) para profissionais de saúde mentalEntrevista com Dr. James Blascovich índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.3 n.1 Rio de Janeiro jun. 2007

 

HOMENAGEM

 

Homenagem a Jean Cottraux

 

Homage to Jean Cottraux

 

 

Margarida Gaspar de Matos I; Daniela Sacchi II

I Psicóloga, Psicoterapeuta, Associação Francesa de Terapias Cognitivo-Comportamentais, Professora Titular na Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa
II Psicóloga, Psicoterapeuta, Associação Francesa de Terapias Cognitivo-Comportamentais, Professora Titular na Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa.

Endereço para correspondência

 

 

 

Jean Cottraux nasceu a 27 de fevereiro de 1942 em Montrottier, Ródano-Alpes, na França. Concluiu o bacharelato em Filosofia em 1958, a licenciatura em Medicina em 1965 e a especialidade de Psiquiatria em 1971. No ano seguinte, obteve o diploma em Neuropsiquiatria. Fez Psicanálise pessoal com J. Cosnier e foi membro titular da Sociedade Psicanalítica de Paris em 1976. Rumou então à Califórnia, onde trabalhou com Paul Lieberman.

Em 1979, concluiu o doutoramento em Biologia Humana, menção de Psicologia Médica. Responsável pela formação em TCC (Unidade de Biologia Humana) na Universidade Claude Bernard Lyon I desde seu início, em 1980.

Desde 1981, é psiquiatra do Serviço de Psicologia Médica do Hospital Neurológico Pierre Wertheimer, em Lyon, a serviço do Prof. Guyotat e depois do Prof. Dalery, e responsável pela Unidade Funcional para o Tratamento da Ansiedade desde 1992.

É membro ativo de várias associações profissionais, entre as quais membro fundador da Associação Francesa de Terapias Cognitivo Comportamentais. Na França, reduto último da Psicanálise na Europa, bateu-se, desde sempre, pela necessidade de avaliação da teoria e prática psicanalítica, tanto do ponto de vista teórico e técnico, como do ponto de vista da defesa do consumidor, alegando que um serviço profissional a que é atribuído um “preço de mercado” tem de corresponder a uma intervenção que presumivelmente seja eficaz, e não apenas equivalente a um placebo. Mas, na França (tal como em Portugal e no Brasil), a eficácia da psicoterapia de orientação psicanalítica nunca foi comprovada cientificamente.

Num trabalho de investigação colectiva que Jean Cottraux realizou para o INSERM (Avaliação colectiva de especialistas para o INSERM - Eficácia das Psicoterapias: 3 terapias avaliadas, 2002-2004¹), em colaboração com nomes eminentes na área da investigação em psicoterapia, foi provada a ineficácia da psicoterapia de orientação psicanalítica, com exceção de um pequeno efeito para as perturbações da personalidade, mesmo assim inferior ao efeito da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Suas linhas de investigação são reconhecidas internacionalmente e possui uma extensíssima obra de cerca de 400 publicações nacionais e internacionais. Couttraux colabora ativamente na divulgação da psicoterapia, com participações regulares nos meios de comunicação social, e tem uma abundante atividade como conferencista por todo o mundo. Nos últimos anos, sem perder a sua habitual precisão e competência científica, tem-se aventurado na escrita de livros de psicoterapia de divulgação do tipo “self-help”, mas dando a conhecer uma faceta menos obvia da sua maneira de ser: o seu humor.

Recorda, com humor, Daniela Sacchi, da Associação Italiana de Terapias Cognitivo-Comportamentais : “Gosto de sublinhar o seu humor (muitas vezes escondido) e a sua ironia e sarcasmo ( este último, muitas vezes, não tão escondido)…

Eis o excerto de um livro de Cottraux (J.Cottraux, 1989. Obsession et compulsion, pag 21. Paris: PUF) :

…Uma frase de J. Lacan (1966) coloca o problema:

“O Obsessivo leva para a prisão do seu narcisismo os seus objectos onde a sua questão se repercute no alibi multiplicado das figuras mortais e, domando o seu alto volteio, dirige essa homenagem ambigua para o camarote onde ele próprio tem o seu lugar, o lugar do Mestre que se não pode ver.”

Os psicanalistas Lacanianos serão eles os picadores do significante que oferecem uma home nagem ambigua ao camarote onde Jacques Lacan tem o seu lugar de Mestre que se não pode ver?

Deixamos aqui este trecho misterioso, ilustrando bem o seu humor na defesa inquebrantável de uma psicoterapia baseada na evidência.

Depois de vários anos de carreira clínica e de investigação, Jean Cottraux enfrenta agora um novo desafio: dedicar-se, em tempo integral, à sua escrita e às suas conferências após a sua aposentação, no próximo semestre.

 

 

Endereço para correspondência
Endereço do autor principal: Margarida Gaspar de Matos: Faculdade de Motricidade Humana/Technical University of Lisbon.
Estrada da Costa - Cruz Quebrada 1499 Lisboa Codex, Portugal.
E-mail: margaridagaspar@netcabo.pt

 

 

Notas

1 Psychotérapie, trois approches évaluées(2004) Expertise Collective, INSERM, França (ISBN 2-85598-832-2)

Creative Commons License