SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Training the next generation of researchers in psychosocial oncology: an innovative transdisciplinary multimethod approach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.3 n.2 Rio de Janeiro dez. 2007

 

EDITORIAL

 

 

É com grande satisfação que comunicamos a indexação da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) no Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia - PEPSIC. Tal acontecimento aumentou consideravelmente a circulação deste periódico, que já se prepara para se tornar disponível também no formato eletrônico, no site da SBTC.

Além de contribuir para o crescimento da produção de profissionais que atuam em teoria, pesquisa ou intervenção em terapias cognitivas, ciências cognitivas, neuropsicologia e psicologia evolucionista, a RBTC tem se empenhado em divulgar os fatos mais marcantes relacionados a essas áreas. Assim, antes de apresentarmos brevemente o conteúdo desta edição, comentaremos alguns acontecimentos ocorridos no segundo semestre de 2007.

O V Congresso Mundial de Terapias Comportamental e Cognitiva (V World Congress of Behavioural & Cognitive Therapies), realizado em Barcelona, de 12 a 14 de julho, representa um dos mais importantes eventos da área. O congresso reuniu profissionais vindos de várias partes do mundo, permitindo uma rica troca científica. Uma variedade de temas apresentados em 26 cursos pré-congresso, 39 conferências, 182 simpósios, 50 comunicações livres e 824 posters, proporcionou uma atualização sobre o que há de mais novo no cenário mundial das terapias cognitivas.

Outro importante acontecimento ocorrido em São Paulo foi o curso “Terapia Cognitiva Focada nos Esquemas”, ministrado por Jeffrey Young, nos dias 27, 28 e 29 de julho, no teatro da Faculdade de Medicina de São Paulo. O evento, organizado por Cristiano Nabuco de Abreu, Fátima Vasques, Raphael Cangelli Filho e Táki Athanássios Cordás, teve o apoio da SBTC e reuniu cerca de 500 participantes de várias cidades do Brasil. A grande procura por esse curso demonstra o crescente interesse pelas terapias cognitivas no Brasil. Além disso, torna evidente a popularidade que a abordagem de Jeffrey Young tem alcançado em terras brasileiras.

Não poderíamos deixar de mencionar também um triste acontecimento que abalou a comunidade de terapeutas cognitivos de todo o mundo, que foi o falecimento de Albert Ellis, criador da terapia racional-emotivo comportamental, ocorrido no dia 24 de julho de 2007. Como homenagem a essa figura tão importante no campo das terapias cognitivas, será apresentada, neste número, uma pequena biografia escrita por Bernard Rangé.

Uma variedade de pesquisas avaliando o tratamento de diversos tipos de transtornos de ansiedade, realizada no Centro de Tratamento de Ansiedade McMaster, em Hamilton, Canadá, é apresentada nesta edição, por Randi McCabe, em entrevista feita por Aline Sardinha.

A publicação do livro Psicoterapias: Abordagens Atuais, de autoria de Aristides Volpato Cordioli, é apresentada, nesta edição, na resenha de Marco Montarroyos Callegaro.

Este número inclui cinco artigos inéditos, sendo dois de autores estrangeiros e três de autores nacionais. Carmen G. Loiselle apresenta uma abordagem multidisciplinar de intervenção em oncologia psicossocial, a qual constitui um método inovador de treinamento de pesquisadores da área.

Inês Camacho e Margarida Gaspar de Matos apresentam um estudo que mostra a importância das práticas parentais no desenvolvimento de habilidades sociais e no rendimento acadêmico de adolescentes.

A partir de uma revisão de estudos e com base na teoria de Young, Maria do Céu Scribel, Maria Regina Sana e Ângela Maria di Benedetto discutem o papel dos esquemas precoces na escolha do parceiro e na construção do vínculo amoroso.

Vanessa Dordron de Pinho e Ângela Donato Oliva discutem, a partir de intervenção visando ao abandono do cigarro, o papel das habilidades sociais no perfil de fumantes, não fumantes e ex-fumantes.

Bernard Pimentel Range, Eliane Mary de Oliveira Falcone e Aline Sardinha apresentam um estudo que avaliou as diferentes tendências teóricas e práticas de terapeutas cognitivos brasileiros.

Esperamos que os leitores se beneficiem dos trabalhos apresentados nesta edição.

 

Eliane Mary de Oliveira Falcone
Margareth da Silva Oliveira
Maria Cristina Miyazaki
Melanie Ogliare Pereira

Creative Commons License