SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Atitudes de adolescentes perante o jogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.4 n.1 Rio de Janeiro jun. 2008

 

EDITORIAL

 

O ano de 2007 registrou uma nova fase da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas - RBTC, que passou a se apresentar nas versões impressa e eletrônica. Além disso, tornou-se disponível no Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PEPSIC, assim como no site da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas – SBTC. Foram publicados neste ano quatro artigos de autores estrangeiros e seis de autores nacionais. Além dos artigos avaliados por pares, foram publicadas duas entrevistas com profissionais renomados, duas homenagens a grandes nomes das Terapias Cognitivas, além de uma resenha de uma obra brasileira.

Conforme indicado no Quadro 1, dos 14 artigos recebidos em 2007, dois foram recusados e dois foram retirados, por desistência dos autores em dar continuidade ao processo de avaliação dos manuscritos. O tempo envolvido desde o recebimento, avaliação e aprovação dos manuscritos foi de 64 dias e entre o recebimento e a publicação dos artigos foi de 159 dias.

 

Quadro 1: Situação dos artigos enviados para a RBTC em 2007

 

Todos os trabalhos foram avaliados por, no mínimo, dois revisores reconhecidos na comunidade científica, nacional e estrangeira, os quais atuaram de forma criteriosa nas avaliações cegas realizadas.

Com o aumento da visibilidade da RBTC, estamos verificando um crescimento do fluxo de artigos recebidos, o que nos permitiu publicar um número maior de trabalhos por fascículo. Assim, este número apresenta oito artigos inéditos, dos quais dois são de autores estrangeiros e seis de autores nacionais. Além dos artigos, uma entrevista sobre uma importante escola de terapia cognitiva é publicada.

Toda a produção acima apresentada é fruto do esforço de um grupo empenhado em colaborar para o sucesso da revista. Este grupo inclui o pessoal da editoração, dos pareceristas, da diretoria da SBTC e da Casa do Psicólogo. A todos os nossos sinceros agradecimentos.

 

Eliane Mary de Oliveira Falcone
Margareth da Silva Oliveira
Maria Cristina Miyazaki
Melanie Ogliare Pereira

Creative Commons License