SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Children, health assets and poverty in a recent post-war scenario: the Angola case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.4 no.2 Rio de Janeiro Dec. 2008

 

EDITORIAL

 

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC), ao final de seu quarto ano de existência, vem se mostrando consistente na publicação de artigos originais. No ano de 2008, ela publicou um total de 16 artigos originais, sendo quatro de autores estrangeiros e 12 de nacionais. Além disso, foram publicadas neste ano duas entrevistas, as quais refletem o estado da arte em terapia cognitiva, contribuindo para a formação e o aprimoramento dos profissionais da área.

Dos trinta manuscritos enviados para a revista em 2008, dois foram recusados, cinco retirados pelos autores e sete estão em análise para publicação em 2009. Esses dados indicam um considerável aumento no fluxo de artigos enviados para submissão à RBTC que, em relação ao ano de 2007, dobrou em quantidade. Além disso, o tempo médio entre o recebimento e a publicação dos artigos foi de 197 dias, indicando um tempo razoavelmente rápido no processo de editoração (ver Tabela abaixo).

Dados do processo de editoração da RBTC – ano de 2008

 

A partir deste número, a RBTC passa a se apresentar exclusivamente no formato eletrônico, disponibilizando os seus textos completos no Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PEPSIC, assim como no site da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas – SBTC.

Nesses quatro anos de existência, a RBTC tem contado com um grupo dedicado, que trabalha exaustivamente no processo de avaliação e publicação dos manuscritos. Tal dedicação trouxe como consequência o aprimoramento de todos os que colaboram neste processo.

Conforme decisão tomada em assembleia da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC) realizada em 2005, a cada quatro anos é eleito um novo editor responsável da revista. Assim, a partir de 2009, a RBTC terá Maria Cristina Miyazaki como editora responsável. Margareth da Silva Oliveira, Monica Duchesne, Adriana Nunan e eu ficaremos como editoras associadas. Aline Sardinha Mendes Soares de Araújo, Lívia da Silva de Santana e Patrícia de Souza Barros serão editoras assistentes. Finalmente, Conceição Santos Fernandes, Juliana Furtado D’Augustin e Viviane Rosa Marinho serão as colaboradoras técnicas.

Será uma grande satisfação para todos nós ter Maria Cristina Miyazaki como editora responsável da RBTC. Em período anterior, ela já vinha colaborando ativamente como uma das editoras associadas. Seu nome foi indicado pela equipe de editoração, em razão de sua grande contribuição à terapia cognitiva e à psicologia da saúde, através de sua vasta produção nas áreas clínica e acadêmica.

Um acontecimento de grande importância para as terapias cognitivas no Brasil será o VII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, organizado pela SBTC, a se realizar entre os dias 25 e 28 de março de 2009, em Maceió. Profissionais renomados, do Brasil e do exterior, estarão trocando experiências e trazendo novos conhecimentos da área. Tal evento constitui uma rica fonte de novas produções e publicações em nosso periódico.

Para finalizar, despeço-me como editora responsável da RBTC, com orgulho e satisfação de testemunhar o seu crescimento, resultante do empenho de um grupo que acreditou em sua existência.

 

Eliane Mary de Oliveira Falcone

Creative Commons License