SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Adoção: proposta preliminar para uma abordagem psicoterápica cognitivo-comportamental para pais adotantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. v.5 n.1 Rio de Janeiro jun. 2009

 

EDITORIAL 

 

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas comemora seu quinto ano como periódico representativo da produção brasileira na área, com participação frequente de autores internacionais. Com certeza um longo e árduo caminho foi percorrido desde que o grupo do Rio de Janeiro, liderado pela Prof.ª Eliane Falcone, se propôs a iniciar a publicação da RBTC. Expresso aqui a gratidão de todos os terapeutas cognitivos às “meninas do Rio”: Eliane Falcone, Mônica Duchesne, Adriana Nunan, Aline Sardinha, Patrícia Barros, Juliana D´Augustin, Conceição Santos, Lívia Santana, Viviane Marinho e Juliana Duarte dos Santos.

É uma honra e um desafio assumir o papel de editora da RBTC. Agradeço o apoio incondicional de todo o grupo que está com a revista desde o início e da Diretoria da FBTC. Este apoio facilita enormemente a manutenção dos padrões já alcançados e o estabelecimento de novas metas, para aprimorar cada vez mais a RBTC. 

O desafio inicial é organizar o site da revista, para que os autores possam fazer submissões de artigos online. O primeiro passo foi dado em junho/09, com um treinamento de capacitação para uso da metodologia SciELO de publicação de periódicos eletrônicos, no âmbito do portal PePSIC, da Biblioteca Virtual em Saúde. O curso foi ministrado por André Serradas, Coordenador do Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e Vice-coordenador da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi). A organização da revista, nas normas do Portal, está portanto em andamento.

Este número contém trabalhos relacionados a temas altamente relevantes. Márcia Cristina Nunes Pinto e Patrícia Picon, com experiência em psiquiatria e psicologia jurídica, propõem um protocolo de psicoterapia cognitivo-comportamental em grupo (10 sessões) relacionado à adoção. Esta proposta visa auxiliar nas dificuldades de adaptação ao processo, no vínculo entre adotantes e adotado, na revelação e no manejo de dificuldades que ocorrem no decorrer do desenvolvimento da criança.

Supervisão de futuros psicólogos é um processo complexo, que envolve o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Alessandra Turini Bolsoni-Silva, professora e pesquisadora da UNESP, tem ampla experiência na área. Seu artigo apresenta dados sobre o desenvolvimento de habilidades sociais em estudantes de psicologia e discute repertório social e saúde mental destes universitários.

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, subtipo desatento, é abordado em um estudo de caso por autores da UFRJ e PUC-RJ: Cíntia Machado de Mesquita, Patrícia Ribeiro Porto, Bernard Rangé e Paula Ventura. O tratamento de uma paciente adulta, com diagnóstico de TDAH e depressão, é apresentado com medidas que permitem avaliar a evolução positiva do caso após 20 sessões de TCC.

Transtornos de ansiedade são altamente prevalentes na infância e existem evidências sobre a efetividade da TCC para o seu manejo (Steele, Elkin e Roberts, 2008). Renata Ribeiro Alves Barboza Vianna, Angela Alfano Campos e Jesus Landeira-Fernandez apresentam uma revisão que abrange Transtorno de Ansiedade de Separação, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Ansiedade Social.

O Transtorno Explosivo Intermitente é abordado em um estudo de caso por Tania Mara da Cunha Doutel Barreto, Carla Rodrigues Zanin e Neide A. Micelli Domingos. Após 33 sessões de TCC, importantes resultados foram observados, como redução significativa dos sintomas de inquietação, da ideação violenta e do comportamento agressivo.

Claudia Castañeiras, María Fraga Míguez, Fernando García e Héctor Fernández-Álvarez da Fundación Aiglé (Argentina) e Amparo Belloch da Universidade de Valência (Espanha), apresentam um estudo quali-quantitativo da TC em pacientes com TOC. Este tipo de análise, agregando métodos quali e quantitativos, tem sido incentivado e obtido legitimidade crescente (WHO, 2004).

A prática da Terapia Cognitiva (TC) no Brasil é hoje internacionalmente reconhecida. No último Congresso Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais (World Congresso of Behavioral and Cognitive Therapies / WCBCT) realizado em Barcelona, clínicos e pesquisadores brasileiros participaram de inúmeras atividades. Para o próximo congresso mundial, que será realizado em Boston, nos dias 02 a 05 de junho de 2010, Marco Callegaro, Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), já foi convidado a integrar o Internacional Advisory Committee. Os interessados podem acessar o site do congresso em:  www.wcbct2010.org

Convido a todos a aproveitarem os artigos aqui publicados e a submeterem suas próprias experiências e pesquisas para publicação futura.

M. Cristina Miyazaki

 

Referências Bibliográficas

Steele R. G.; Elkin, T. D. & Roberts, M. R. (2008). Handbook of evidence-based therapies for children and adolescents. Bridging Science and practice. New York: Springer.

World Health Organization (2004). Prevention of mental disorders. Effective interventions and policy options. Geneva: WHO.

Creative Commons License