SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.5 no.2 Rio de Janeiro nov. 2009

 

EDITORIAL

 

Palavras do Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) abrem o V5 nº2 da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC). Aproveito a oportunidade para agradecer publicamente ao Prof. Marco Callegaro, presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, que se empenhou para que o site da RBTC se tornasse realidade. Um contrato foi estabelecido entre a FBTC e a GN1 para o desenvolvimento de um novo site e para a implantação do Sistema de Gestão de Publicações (SGP). Em breve, a submissão de artigos e o gerenciamento de todo o processo editorial serão realizados online, agilizando consideravelmente a publicação.  Obrigada Marco! Valeu!

As contribuições deste número incluem temas relevantes para os profissionais e para o avanço do conhecimento da Terapia Cognitiva e Terapia Cognitivo-Comportamental. Indicam ainda a variedade de tópicos explorados pelos profissionais e pesquisadores da área. O desenvolvimento de competências no ensino superior (como auto-conhecimento, auto-estima e auto-conceito, melhora da comunicação, do trabalho em equipe e da resolução de problemas) é   investigado por Maria Isabel Pinto Simões Dias, do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Em linha semelhante de investigação, Adriana Benevides Soares (Universidade Salgado de Oliveira e UERJ) e Thatiana Valory dos Santos Mello (Universidade Estácio de Sá) questionam, em pesquisa realizada com professores e profissionais de outras áreas, se a profissão docente é uma atividade eminentemente habilidosa.

Karina K. Borges e Moacir A. Borges (FAMERP), Flávia Heloísa dos Santos (UNESP-Assis), Adriana Barbosa Santos (UNESP- S.J. Rio Preto) e Elisabete Abib Pedroso de Souza (UNICAMP) abordam fatores que influenciam a qualidade de vida de pessoas com epilepsia, uma doença crônica altamente prevalente e estigmatizante.   Também relacionada à saúde é a revisão de Vanessa Cristina Lourenção, Randolfo dos Santos Jr e Andréia Mara Gonçalves Luiz (Hospital de Base da FUNFARME) sobre as aplicações da TCC no tratamento do câncer.

A avaliação de depressão, ansiedade e estratégias de enfrentamento em adolescentes, utilizando versão reduzida de vários instrumentos psicométricos, é abordada por Margarida Gaspar de Matos, Aristides Ferreira, Gina Tomé, Ana Inês Borges, Dina Manso (Universidade Técnica de Lisboa) e Paula Ferreira (Universidade de Lisboa).

A relação entre habilidades sociais e satisfação conjugal é investigada por Juliana Sbicigo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com conclusões interessantes sobre o tema. Uma atualização sobre a importância da avaliação psicológica na elaboração do processo terapêutico em TCC é realizada por Isabel Cristina Weiss de Souza e Carolina Ferreira Guarnieri Cândido (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Por fim, mas não menos importante, a entrevista com uma das figuras mais relevantes da Terapia Cognitiva no mundo. Frank Dattilio, da Faculdade de Medicina de Harvard, fala especialmente aos leitores da RBTC sobre seu interesse inicial pela Terapia Cognitiva e sobre o seu trabalho e suas pesquisas na área.

Desejo a todos uma boa leitura,

M. Cristina Miyazaki

Editora

Creative Commons License