SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Group intervention in patients with metabolic syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.6 no.1 Rio de Janeiro June 2010

 

EDITORIAL

 

 

Os artigos publicados neste número da RBTC evidenciam a variedade de práticas e de pesquisas na área. Mostram ainda que profissionais em diferentes estágios de formação - graduandos e graduados, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores -e de diferentes estados do Brasil, preocupam-se com a divulgação das Terapias Cognitivas e Cognitivo-Comportamentais, submetendo sua produção para ser publicada na RBTC. A RBTC, por sua vez, cumpre sua missão de divulgar o conhecimento na área.

Síndrome Metabólica (SM), motivo de crescente preocupação do sistema de saúde e da comunidade (Alberti et al., 2009), é o tema abordado no primeiro artigo deste número. Pesquisadoras do Rio Grande do Sul (Martha Ludwig, Catherine Bortolon, Marcela Bortolini, Raquel Boff e Margareth Oliveira), relatam sua experiência com grupos depacientes submetidos à intervenção baseada no Modelo Transteórico de Mudança. O trabalho das autoras reflete a preocupação dos psicólogos em responder às demandas da comunidade e do sistema de saúde, propondo estratégias de intervenção que respondam a estas necessidades.

O segundo artigo deste número denota a atenção com a prática baseada em evidências e com a adaptação de protocolos internacionais de tratamento para a nossa realidade. Raquel Gonçalves, Patrícia Porto, Narahyana Araújo, Mariana Luz, Ivan Figueira e Paula Ventura relatam o uso de co-terapia no tratamento individual de uma paciente com Transtorno de Estresse Pós-Traumático, baseados em um protocolo adaptado para o tratamento deste transtorno.

Carmen Beatriz (Bia) Neufeld e Gabriela Xavier investigaram o ensino da TCC em cursos de graduação dos estados de São Paulo e Paraná. Os resultados indicam que, embora a TCC já tenha percorrido um grande caminho no Brasil, em termos de divulgação e inserção curricular, ainda há ainda muito por fazer.

Nas últimas décadas, houve um avanço importante no desenvolvimento e na avaliação de tratamentos para os transtornos da ansiedade da infância e da adolescência (Steele, Elkin e Roberts, 2008). No Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, Monique Caíres e HeleneShinohara pesquisaram a presença de sintomas de ansiedade infantil entre crianças em ambientes sociais mais violentos. Dados como esses permitem identificar dificuldades que precedem o delineamento de estratégias adequadas de intervenção.

Ampla e cuidadosa revisão da literatura nacional sobre personalidade, transtornos da ansiedade e de humor é oferecida aos leitores por Pablo Martins e Ederaldo Lopes, de Minas Gerais. Os autores enfatizam a necessidade de mais estudos na área.

Violência doméstica é um tema altamente relevante. CátulaPelisoli e Luciane Piccoloto apresentam um artigo que fornece estratégias utilizadas na prevenção do abuso sexual infantil, por meio de uma revisão cuidadosa da literatura.

O psicólogo tem integrado, com frequência crescente, equipes interdisciplinares de saúde. As psicólogas Graziela Nogueira e Carla Zanin, em parceria com o médico proctologista João Gomes Netinho, relatam o caso de uma paciente com constipação intestinal crônica que foi tratada com TCC.

Outro estudo de caso, sobre a TCC em uma situação de separação conjugal, demonstra os benefícios da intervenção para uma criança de sete anos com transtorno fonológico. Artigo de Silvana Frassetto e Daniela Bakos, este estudo de caso será de grande utilidade para todos, especialmente para os clínicos.

Também relacionado ao trabalho do psicólogo na área da saúde, Jaqueline Gomes e Giovanni Pergher apontam a relevância do trabalho com pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Problemas cardiovasculares são importante causa de morbimortalidade e estão associados a fatores de risco físico e psicológico (Pintonet al., 2006; Facchini, 2011).

Finalizando este número, Andréia Kleinhans apresenta a resenho do livro "O treino cognitivo do controle da raiva: o passo a passo do tratamento", da Profa Marilda Lipp.

Desejo uma boa leitura e espero que todos submetam seus artigos para publicação na RBTC.

Um grande abraço,

 

M.Cristina Miyazaki

Editora

 

Referências

Alberti, K.C. et al. (2009). Harmonizing the metabolic syndrome: a joint interim statement of the International Diabetes Federation Task Force on Epidemiology and Prevention; National Heart, Lung, and Blood Institute; American Heart Association; World Heart Federation; International Atherosclerosis Society; and International Association for the Study of Obesity. Circulation , 120(16), 1640-1645.         [ Links ]

Facchini, G.B. (2011). Variáveis psicológicas e prontidão para mudança em pacientes cardiopatas submetidos à angioplastia. Dissertação (mestrado). Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto / USP. Orientador: Prof Dr Ricardo Gorayeb.         [ Links ]

Oliveira, M.T., Lima, M.L.C.,Barros, M.D.A., Paz, A.M., Barbosa, A.M.F., Leite, R.M.B. (2011). Sub-registro de violência doméstica em adolescentes: a (in)visibilidadena demandaambulatorial de um serviço de saúde noRecife-PE, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil, 11(11), 29-39.         [ Links ]

Pinton, F.A., Carvalho, C.F., Miyazaki, M.C.O.S., Godoy, M.F. (2006). Depressão como fator de risco de morbidade imediata e tardia pós-revascularização do miocárdio.. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular,21(1), 68-74.         [ Links ]

Steele, R.G.,Elkin, T.D., & Roberts, M.C. (2008). Handbook of evidence-based therapies for children and adolescents.Bridging science and practice. New York: Springer.         [ Links ]

Zanoti-Jeronymoi,D. V., Zaleskiii, M., Pinsky, I, Caetano, R., Figlie, N.B., V., Laranjeira. R. (2009). Prevalência de abuso físico na infância e exposição à violência parental em uma amostra brasileira. Cadernos de Saúde Pública, 25 (11), 2467-2479.