SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Intervenção grupal em pacientes com síndrome metabólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.6 no.1 Rio de Janeiro jun. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Os artigos publicados neste número da RBTC evidenciam a variedade de práticas e de pesquisas na área. Mostram ainda que profissionais em diferentes estágios de formação - graduandos e graduados, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores -e de diferentes estados do Brasil, preocupam-se com a divulgação das Terapias Cognitivas e Cognitivo-Comportamentais, submetendo sua produção para ser publicada na RBTC. A RBTC, por sua vez, cumpre sua missão de divulgar o conhecimento na área.

Síndrome Metabólica (SM), motivo de crescente preocupação do sistema de saúde e da comunidade (Alberti et al., 2009), é o tema abordado no primeiro artigo deste número. Pesquisadoras do Rio Grande do Sul (Martha Ludwig, Catherine Bortolon, Marcela Bortolini, Raquel Boff e Margareth Oliveira), relatam sua experiência com grupos depacientes submetidos à intervenção baseada no Modelo Transteórico de Mudança. O trabalho das autoras reflete a preocupação dos psicólogos em responder às demandas da comunidade e do sistema de saúde, propondo estratégias de intervenção que respondam a estas necessidades.

O segundo artigo deste número denota a atenção com a prática baseada em evidências e com a adaptação de protocolos internacionais de tratamento para a nossa realidade. Raquel Gonçalves, Patrícia Porto, Narahyana Araújo, Mariana Luz, Ivan Figueira e Paula Ventura relatam o uso de co-terapia no tratamento individual de uma paciente com Transtorno de Estresse Pós-Traumático, baseados em um protocolo adaptado para o tratamento deste transtorno.

Carmen Beatriz (Bia) Neufeld e Gabriela Xavier investigaram o ensino da TCC em cursos de graduação dos estados de São Paulo e Paraná. Os resultados indicam que, embora a TCC já tenha percorrido um grande caminho no Brasil, em termos de divulgação e inserção curricular, ainda há ainda muito por fazer.

Nas últimas décadas, houve um avanço importante no desenvolvimento e na avaliação de tratamentos para os transtornos da ansiedade da infância e da adolescência (Steele, Elkin e Roberts, 2008). No Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, Monique Caíres e HeleneShinohara pesquisaram a presença de sintomas de ansiedade infantil entre crianças em ambientes sociais mais violentos. Dados como esses permitem identificar dificuldades que precedem o delineamento de estratégias adequadas de intervenção.

Ampla e cuidadosa revisão da literatura nacional sobre personalidade, transtornos da ansiedade e de humor é oferecida aos leitores por Pablo Martins e Ederaldo Lopes, de Minas Gerais. Os autores enfatizam a necessidade de mais estudos na área.

Violência doméstica é um tema altamente relevante. CátulaPelisoli e Luciane Piccoloto apresentam um artigo que fornece estratégias utilizadas na prevenção do abuso sexual infantil, por meio de uma revisão cuidadosa da literatura.

O psicólogo tem integrado, com frequência crescente, equipes interdisciplinares de saúde. As psicólogas Graziela Nogueira e Carla Zanin, em parceria com o médico proctologista João Gomes Netinho, relatam o caso de uma paciente com constipação intestinal crônica que foi tratada com TCC.

Outro estudo de caso, sobre a TCC em uma situação de separação conjugal, demonstra os benefícios da intervenção para uma criança de sete anos com transtorno fonológico. Artigo de Silvana Frassetto e Daniela Bakos, este estudo de caso será de grande utilidade para todos, especialmente para os clínicos.

Também relacionado ao trabalho do psicólogo na área da saúde, Jaqueline Gomes e Giovanni Pergher apontam a relevância do trabalho com pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Problemas cardiovasculares são importante causa de morbimortalidade e estão associados a fatores de risco físico e psicológico (Pintonet al., 2006; Facchini, 2011).

Finalizando este número, Andréia Kleinhans apresenta a resenho do livro "O treino cognitivo do controle da raiva: o passo a passo do tratamento", da Profa Marilda Lipp.

Desejo uma boa leitura e espero que todos submetam seus artigos para publicação na RBTC.

Um grande abraço,

 

M.Cristina Miyazaki

Editora

 

Referências

Alberti, K.C. et al. (2009). Harmonizing the metabolic syndrome: a joint interim statement of the International Diabetes Federation Task Force on Epidemiology and Prevention; National Heart, Lung, and Blood Institute; American Heart Association; World Heart Federation; International Atherosclerosis Society; and International Association for the Study of Obesity. Circulation , 120(16), 1640-1645.         [ Links ]

Facchini, G.B. (2011). Variáveis psicológicas e prontidão para mudança em pacientes cardiopatas submetidos à angioplastia. Dissertação (mestrado). Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto / USP. Orientador: Prof Dr Ricardo Gorayeb.         [ Links ]

Oliveira, M.T., Lima, M.L.C.,Barros, M.D.A., Paz, A.M., Barbosa, A.M.F., Leite, R.M.B. (2011). Sub-registro de violência doméstica em adolescentes: a (in)visibilidadena demandaambulatorial de um serviço de saúde noRecife-PE, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil, 11(11), 29-39.         [ Links ]

Pinton, F.A., Carvalho, C.F., Miyazaki, M.C.O.S., Godoy, M.F. (2006). Depressão como fator de risco de morbidade imediata e tardia pós-revascularização do miocárdio.. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular,21(1), 68-74.         [ Links ]

Steele, R.G.,Elkin, T.D., & Roberts, M.C. (2008). Handbook of evidence-based therapies for children and adolescents.Bridging science and practice. New York: Springer.         [ Links ]

Zanoti-Jeronymoi,D. V., Zaleskiii, M., Pinsky, I, Caetano, R., Figlie, N.B., V., Laranjeira. R. (2009). Prevalência de abuso físico na infância e exposição à violência parental em uma amostra brasileira. Cadernos de Saúde Pública, 25 (11), 2467-2479.