SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.6 no.2 Rio de Janeiro dez. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Proposta de sistematização de atendimento clínico, trabalhos teóricos, estudos originais e relato de caso compõem este número da RBTC.

Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização tem como autoras Carmen Beatriz Neufeld e Carla Cristina Cavenage (USP de Ribeirão Preto, SP). Será, sem dúvida,de grande valia para clínicos e supervisores, uma vez que descreve, de forma sistematizada e detalhada, o processo de conceitualização cognitiva.

Revisão sistemática da literatura sobre suicídio, realizada em bases de dados nacionais e internacionais, é apresentada por Márcia Keller Coronel (ULBRA e PUCRS) e Blanca Werlang (PUCRS e Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para prevenção do suicídio). O trabalho aponta uma associação positiva entre comportamento suicida e deficiência na resolução de problemas.

Tabagismo, um grave problema de saúde pública, é abordado por Regina Rondina (UNESP/Marília) em sua relação com habilidades sociais. Abrangente, a revisão da literatura aponta "os alicerces teóricos que fundamentam as pesquisas" na área, controvérsias e direções para estudos futuros.

Aimorá Veras (Clínica Personale, Florianópolis) enfoca o desenvolvimento da imagem corporal a partir de uma revisão da literatura sobre o tema. Conclui que a TCC pode contribuir de forma importante para aliviar o sofrimento de pacientes com distorção da imagem corporal, sem dúvida importante problema da atualidade.

Os processos cognitivo-afetivos e seu impacto sobre o desempenho tático-esportivo, bem como as vantagens de utilizar o modelo cognitivo na área esportiva, constituem o foco do trabalho apresentado por Gabriela Vorraber (UnB, Brasília).

O trabalho na saúde é hoje um dos principais contextos de atuação de psicólogos no Brasil. Preparo psicológico de pacientes submetidos à cirurgia pediátrica (Fernando Magalhães, Daniela Gusman e Kelly Risso Grecca, Hospital de Base de São José do Rio Preto, SP) e qualidade de vida e depressão em pacientes em hemodiálise (Greici Macuglia, Fabiane Rossatto, Marco Antonio Teixeira e Cláudia Giacomoni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) exemplificam a importância da atuação de psicólogos na saúde.

Estudo de caso sobre TCC infantil em situação de separação conjugal é apresentado por Silvana Frassetto e Daniela Bakos (ULBRA, RS).

Novamente este número evidencia a grande variedade de contextos e práticas realizadas com base nas terapias cognitivo e cognitivo comportamentais.

Desejo a todos uma boa leitura,

 

M.Cristina Miyazaki

Editora

Creative Commons License