SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Delusions in the perspective of neurosciences and cognitive therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.7 no.1 Rio de Janeiro June 2011

 

EDITORIAL

 

 

Participar ativamente da formação de futuras gerações de profissionais é responsabilidade de todos que atuam em nossa área. Essa preocupação aparece em dois artigos deste número da RBTC. O primeiro investiga o manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia e foi desenvolvidopor Shirlei P. Bonifácio, Regina Cláudia B. da Silva, Fábio Tadeu Montesano e Ricardo da Silva Padovani, da Universidade Federal de São Paulo, Campus da Baixada Santista. O segundo, de Janaína B. Barletta, Zenith N.C. Delabrida e Ana Lúcia B. da Fonseca (Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal do Vale do São Francisco),descreve a percepção de terapeutas iniciantes sobre seu próprio desenvolvimento em TCC. Ambos contribuem para o aumento do conhecimento sobre a formação de futuros profissionais e podem nos auxiliar a aprimorar esta tarefa.

Camila F. Vorkapic e Bernard Rangé, da UFRJ, discutem os benefícios do yoga nos transtornos da ansiedade, a partir de uma ampla revisão da literatura sobre o tema. Também sobre ansiedade é o estudo de caso apresentado por Maria Ines Santana de Oliveira, de Aracaju. Os dois artigos demonstram a preocupação da TCC com o manejo de um transtorno altamente prevalente na atualidade.

Esquizofrenia é um transtorno mental complexo e que exige um enfoque terapêutico interdisciplinar e global. Regina C. B. da Silva, Ricardo da Costa Padovani e Maurício Oliveira Neves, da Universidade Federal de São Paulo, apresentam uma análise crítica dedos "princípios que fundamentam os processos de formação dos delírios", sob a perspectiva das neurociências e da Terapia Cognitiva.

Também neste número, outros temas de grande interesse para a prática da TCC no Brasil: contribuições da TCC para o luto e perda repentina (Lissia Basso e Ricardo Wainer, PUCRS e WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Porto Alegre), possibilidades e desafios da TCC em ambulatório público (Shirley de Souza Silva, UFPB; Reginete C. Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco e FAFIRE; Thiago A. A. de Aquino, UFPB), um relato de experiência sobre intervenção cognitivo-comportamental em grupo de socioeducadores (Priscila C. Palma e Carmen Beatriz Neufeld, USP/Ribeirão Preto, SP) eoutras abordagens no tratamento da dependência do crack (Nadia de Moura Kolling, Hospital Parque Belém - CDQuim; Milene Petry, Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Wilson Vieira Melo, FACCAT / IBGEN / WP).

Além da apresentação de temas altamente relevantes, este número mostra a abrangência da TCC no Brasil, com autores representando diferentes instituições e regiões do país.

Por último, mas nem por isso menos importante, entrevista com o Prof. Vicente Caballo, da Universidade de Granada, Espanha. O Prof. Caballo tem vários livros e artigos sobre a TCC traduzidos para o português, é presença constante em eventos nacionais e internacionais e muito contribui para o desenvolvimento da nossa área.

Desejamos uma boa leitura e incentivamos a todos para que submetam seus artigos para publicação na RBTC.

 

M.Cristina Miyazaki, Editora;
Randolfo dos Santos Junior, Editor Auxiliar.