SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Entrevista motivacional no tratamento de sobrepeso/obesidade: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.7 no.2 Rio de Janeiro dez. 2011

 

EDITORIAL

 

 

Iniciamos este editorial dando as boas-vindas ao colega Christian Haag Kristensen, que assume a Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) em 2012. Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research (EUA), Christian coordena o Programa de Pós-graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde é professor adjunto. Temos certeza de que a RBTC continuará cada vez mais forte e representativa da produção do conhecimento das terapias cognitivas e cognitivo-comportamentais sob seu comando competente.

O primeiro artigo deste número é uma revisão da literatura sobre o uso da entrevista motivacional em obesidade. Será, sem dúvida, de grande utilidade para profissionais da área da saúde mental, frequentemente solicitados a contribuir com o manejo do problema. As relações entre emoções, neuroticismo e comportamentos de risco em pacientes atendidos em Ambulatório de Saúde Mental são abordadas em um artigo original, que identificou que diferentes "comportamentos de risco" estão positivamente correlacionados com desajustamento psicossocial e ansiedade. Os resultados fornecem, portanto, importantes subsídios para programas de prevenção e intervenção.

Para os clínicos, três artigos altamente relevantes: 1) a descrição, passo a passo, do tratamento de um caso de fobia específica; 2) a transcrição e a observação do atendimento como estratégia para o "treinamento e desenvolvimento da competência clínica em psicoterapia"; e 3) reflexões acerca de aspectos relevantes sobre intervenção nos transtornos disruptivos.

Estresse, sintomas de depressão, sobrecarga (burden) e enfrentamento de cuidadores de pacientes em tratamento para a hepatite C é um artigo original, que aborda o impacto dessa prevalente doença crônica e de seu tratamento sobre familiares e cuidadores. Finalizando este número, uma proposta psicoeducativa para crianças, baseada na terapia de esquemas.

Agradecemos a contribuição de todos durante o período em que fomos editores responsáveis pela RBTC e desejamos boa sorte ao Christian e sua equipe.

 

M.Cristina Miyazaki,
Randolfo dos Santos Junior.