SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Desenvolvimento e propriedades psicométricas da Escala de Pensamentos Depressivos - EPD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.8 no.2 Rio de Janeiro dez. 2012

 

EDITORIAL

 

 

O presente número traz, na modalidade de relatos de pesquisa, duas importantes contribuições. O artigo "Desenvolvimento e propriedades psicométricas da Escala de Pensamentos Depressivos (EPD)" apresenta o processo de construção e evidências de validade deste promissor instrumento em língua brasileira para o acesso de pensamentos depressivos, a partir da teoria cognitiva da depressão, conforme proposta e desenvolvida por Beck e colaboradores ao longo das últimas décadas. Já o artigo "Diferenças nos esquemas iniciais desadaptativos de homens e mulheres" buscou aprofundar nosso conhecimento sobre as diferenças de gênero em termos de processamento de esquemas em uma amostra não-clínica.

Os quatro artigos de revisão neste número representam o dinamismo e avanços recentes da terapia cognitivo-comportamental (TCC), bem como a possibilidade de interfaces com outros movimentos significativos no campo da saúde mental. Dois artigos revisam abordagens da TCC para transtornos mentais: Fava e Pacheco abordam o tratamento do TEPT na infância e adolescência e Tobar, em uma contribuição vinda da Colômbia, revisa o modelo cognitivo da Fobia Social, incluindo plano de avaliação e tratamento para este transtorno. Em uma reflexão original, Lopes, Melo e Santana empregam a teoria de desenvolvimento cognitivo conforme proposta por Jean Piaget para aprofundar a compreensão de aspectos do processamento da informação no contexto da Terapia Cognitivo-Comportamental Familiar. Por fim, Pureza, Kuhn, Castro e Lisboa realizam uma revisão sistemática da literatura científica produzida no Brasil na área da Psicologia Positiva.

Ao final deste número, o leitor encontrará uma entrevista com Stephen Palmer, Diretor do Centre for Coaching (Londres, Reino Unido) e presidente da International Society for Coaching Psychology. Nesta entrevista, realizada por Aline Sardinha, o Dr. Palmer aborda os principais aspectos conceituais e técnicos do Coaching Cognitivo Comportamental, sua interface com a TCC, e oferece uma visão pessoal sobre o futuro do campo.

Neste número, também pode ser verificado o grau crescente de internacionalização da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC)/Brazilian Journal of Cognitive Therapies, não apenas no que se refere à natureza das contribuições. O artigo de revisão sobre TCC no tratamento da Fobia Social está publicado em espanhol e a entrevista foi reproduzida na íntegra, em língua inglesa. Este esforço busca ampliar o público leitor da RBTC, tornando-a o veículo de excelência para a comunicação científica dos avanços das teorias e terapias cognitivas na América Latina.

 

Prof. Dr. Christian Haag Kristensen

Editor Chefe