SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Presence of cognitive distortions in brazilian advertisements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Rev. bras.ter. cogn. vol.9 no.2 Rio de Janeiro Dec. 2013

http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130010 

APRESENTAÇÃO

 

Maycoln Teodoro

Prof. Dr. Editor Chefe

 

 

Prezadas leitoras e leitores,

É com muito prazer que apresentamos o segundo número de 2013 da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Com esta publicação, fechamos o volume 9 com 16 artigos oriundos de diversos estados brasileiros. Contando as parcerias entre autores, temos cinco contribuições de Minas Gerais, cinco do Rio Grande do Sul, três de São Paulo, além de trabalhos de Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí e Goiás. Os temas são variados e mostram a diversidade e potencialidade dos pesquisadores em TCC do Brasil.

A primeira contribuição do número 2 de 2013 é de Renata Rosa e Renata Lopes com o título "Presença de distorções cognitivas em propagandas brasileiras". As autoras analisaram a existência de distorções cognitivas em peças publicitárias e encontraram conteúdos de pensamento dicotômico e catastrofização nas mesmas. O resultado é interessante e pode ser usado para direcionar propagandas futuras, evitando a disseminação deste tipo de pensamento. Em outro estudo intitulado "Terapia cognitivo-comportamental na depressão infantil: uma proposta de intervenção", Maiara Ribeiro, Greici Macuglia e Morgani Dutra desenvolveram um protocolo terapêutico para o tratamento do transtorno depressivo maior em crianças. O atendimento possui uma duração de 20 semanas com sessões com a criança e pais.

Em "Intervenção clínica para o transtorno de adaptação: uma revisão sistemática", Thiene Livio, Joelma Lameu e Wanderson de Souza compilaram intervenções para o transtorno de adaptação. Os resultados mostraram diversas modalidades terapêuticas, dentre elas a psicoterapia, farmacoterapia e fitoterapia. O baixo número de estudos encontrado aponta a necessidade de mais pesquisas na área. Em outra revisão, intitulada "Esquemas iniciais desadaptativos no transtorno por uso de álcool", Luisa Maciel, Saulo Tractenberg, Luisa Habigzang e Ricardo Wainer verificaram as relações entre esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) e transtorno por uso de álcool. De acordo com a revisão narrativa realizada pelos autores, não foi possível identificar um perfil específico de EIDs para os pacientes. Ainda tratando sobre o tema das drogas, Sabrina da Rocha, Sheila Alliardi, Bruna da Rocha e Renata Brasil Araújo apresentam o artigo "Eventos estressores e recaídas de usuários de substâncias psicoativas: revisão sistemática", no qual as autoras buscam evidências de associação entre eventos estressores e recaídas em usuários de substâncias psicoativas. Os resultados apontam para uma relação direta entre o nível de estresse e risco de recaída, evidenciando a importância deste aspecto no tratamento psicoterápico.

Em "Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento da fobia social", Estefanea Gusmão, Hysla Moura, Káren da Costa, Laurentino Ferreira Filho, Bruna Nascimento e Elba de Sá realizaram uma revisão sobre as intervenções de TCC para este transtorno. Os autores ressaltam a importância do diagnóstico precoce e destacam algumas técnicas muito utilizadas no tratamento da fobia social. Em "Aceitação, validação e mindfulness na psicoterapia cognitivo-comportamental contemporânea", Luc Vandenberghe faz uma excelente reflexão sobre os termos aceitação, validação e mindfulness, facilitando o seu entendimento na literatura da TCC.

Encerrando o número, Carmem Beatriz Neufeld e Gabriela Affonso trazem um relato sobre a história da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) nos seus 15 anos de existência. O artigo "FTBC: uma jornada de 15 anos em prol das terapias cognitivas no Brasil" mostra tanto o crescimento das TCCs na prática clínica quanto na literatura científica, assim como descreve os dados dos associados da FBTC nas diversas regiões do Brasil.

Desejamos a todos uma agradável leitura.

Creative Commons License