SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Esquemas iniciais desadaptativos em pacientes internados por tentativa de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.11 no.1 Rio de Janeiro jun. 2015

http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150001 

APRESENTAÇÃO

 

Maycoln TeodoroI; Ricardo PadovaniII; Marilda LippIII

IEditor-Chefe
IIEditor Associado
IIIPresidente FBTC

 

 

Prezadas leitoras e leitores,

Em 2005 era publicado o primeiro número da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Fruto do amadurecimento da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (precursora da FBTC) que, naquele ano, realizava o quinto congresso nacional de Terapias Cognitivas. Como bem descreveram Eliane Falcone e Lucia Novaes Malagaris (Falcone & Malagaris, 2005) no primeiro editorial, a RBTC teria a missão de facilitar a troca entre pesquisadores das áreas de psicoterapia e ciências cognitivas. Certamente, podemos afirmar que cumprimos este objetivo nestes primeiros 10 anos de vida.

A RBTC, nesta primeira década, contou com a colaboração de vários professores, pesquisadores, clínicos e discentes. A primeira equipe editorial (2005-2008) foi composta por Eliane Falcone e Lucia Novais (Editoras), Margareth Oliveira, Cristina Miyazaki e Melanie Ogliare (Editoras Associadas). Esta primeira fase foi extremamente importante para o estabelecimento dos padrões de qualidade da RBTC. Nestes primeiros anos, recebemos a primeira indexação e fomos classificados como Local A pela CAPES (Falcone, 2007).

Em 2009, assume a editoria chefe a professora Maria Cristina Miyazaki, tendo a colaboração de Neide Domingos e Randolfo dos Santos como editores associados. Esta gestão buscou-se modernizar a forma de submissão de manuscritos, transformando a RBTC em uma revista totalmente eletrônica. Os números de 2012 ficaram com a editoria do professor Christian Kristensen (editor-chefe), juntamente com Elisa Brietzke, Maycoln Teodoro e Renata Brasil. A atual editoria, composta pelos professores Maycoln Teodoro e Ricardo Padovani, é responsável pelas revistas publicadas a partir de 2013.

A RBTC, nestes primeiros 10 anos, publicou 156 artigos, 15 entrevistas, 05 resenhas, 03 tributos e homenagens e 01 nota técnica. Temos uma classificação B2 no sistema de classificação de periódicos da CAPES e estamos cadastrados em diversos indexadores. A RBTC está disponível tanto em seu site próprio quanto no Pepsic, o que dá grande visibilidade aos artigos publicados na área.

Hoje, passados 10 anos da publicação do número 1 da RBTC, temos um cenário bastante diverso e favorável. A antiga Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, agora Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, continua oferecendo todas as condições para que a revista siga tendo o seu padrão de qualidade e continue perseguindo a sua missão original de fomentar a divulgação e a colaboração entre pesquisadores das áreas de psicoterapia e ciências cognitivas.

Ao se fazer uma homenagem de uma história tão bonita de 10 anos, é praticamente impossível não deixar alguém de fora que mereceria uma menção neste editorial. Para evitar injustiças, optamos por relacionar os nomes dos editores que ofereceram os seus serviços durante todo este tempo. No entanto, é preciso destacar que, sem o esforço dos alunos, dos editores assistentes, não seria possível avançarmos nesta estrada. Fica aqui então o agradecimento a todos aqueles que participaram com igual intensidade neste processo.

Este número representa uma marca na história da RBTC e, como forma de resgatar a seu percurso, convidamos Wilson Vieira de Melo para fazer uma entrevista com a professora Eliane Falcone, primeira editora da RBTC. Esperamos assim, homenagear todo o trabalho visionário da primeira equipe de editores, que idealizou e sonhou e que, 10 anos depois, vê uma revista consolidada, plural e consistente das Terapias Cognitivas.

Desejamos a todos uma agradável leitura.

 

REFERÊNCIAS

Falcone, E. & Malagaris, L.N. (2005). Editorial. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 1, 1. DOI: 10.5935/1808-5687.20050001        [ Links ]

Falcone, E. (2007). Editorial. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 3, 1, 9-10. DOI: 10.5935/1808-5687.20070001        [ Links ]

Creative Commons License