SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Desenvolvimento de instrumento de avaliação da empatia para treinadores esportivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.14 no.1 Rio de Janeiro jan./jun. 2018

http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180001 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Angela Donato Oliva

 

 

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) abre esta edição com oito artigos, alguns dos quais haviam sido submetidos para a Edição Especial Eliane Falcone (ano 2017 número 2) e aprovados após o fechamento do referido volume. Foram selecionados para este número cinco relatos de pesquisa e três artigos de revisão. O leitor terá aqui uma fonte importante de consulta em assuntos fundamentais para a prática das terapias cognitivas. Os temas abordados são empatia, esquemas iniciais desadaptativos, habilidades sociais, relação terapêutica, aplicados a diferentes domínios, tais como psicologia do esporte, desempenho acadêmico de universitários, crianças e a relação afetiva entre professor e aluno, mindfulness, usuários de drogas, idosos e instrumentos de avaliação da relação terapêutica e de empatia.

Os desdobramentos teóricos e empíricos que podem decorrer dessas leituras irão contribuir tanto para prática mais efetiva de profissionais e de pesquisadores quanto para formação e atualização dos mesmos. A RBTC se orgulha de divulgar estudos de qualidade, embasados em fundamentos comprometidos com a ciência e agradece, reiteradamente, o papel que os revisores cumpriram nessa edição, colaborando para o aprimoramento dos artigos aqui publicados. Uma boa leitura para todos.

Creative Commons License