SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Os efeitos das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) na saúde mental de estudantes universitários: um estudo de revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.17 no.1 Rio de Janeiro jan./jun. 2021

http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210001 

EDITORIAL

 

Mudanças baseadas em evidências

 

 

Angela Donato Oliva

 

 

Os princípios teóricos da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) sempre buscaram se basear em evidências empíricas oriundas de pesquisas. Como toda ciência, é desejável que as investigações indiquem fragilidades do modelo e que surjam perspectivas que tragam robustez às intervenções e aos modelos teóricos utilizados para explicar (e tratar) os casos clínicos. Nos últimos anos muitos aprimoramentos somaram-se à TCC. Diálogos com outras áreas de conhecimento, notadamente as neurociências, têm dado apoio e inspirado protocolos cuja eficácia vem sendo atestada pela Divisão 12 da American Psychological Association (Associação de Psicologia Americana).

Podemos destacar a prática de Mindfulness (traduzida por alguns como "atenção plena") um exemplo de contribuição interdisciplinar. A entrevista com Ronald Siegel indica como ela vem sendo amplamente utilizada e os benefícios propiciados por ela. Da mesma forma, os trabalhos publicados neste número reforçam essa ideia de que perspectivas teóricas afins podem somar, inspirar modificações que aprimoram as intervenções clínicas. Afinal, a prática científica saudável é aquela em que mudanças baseadas em evidências aprimoram as conceitualizações e permitem intervenções cada vez mais eficazes e duradouras.

Creative Commons License