SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Do ensino híbrido ao on-line: relato de experiência docente na disciplina de Supervisão Baseada em Evidências na Pós-Graduação stricto sensu brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.17 no.2 Rio de Janeiro jul./dez. 2021

 

EDITORIAL

 

A TTC e o ano de 2021 - Edição Especial

 

Angela Donato Oliva

Editora-Chefe

 

 

A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) publica - em sua Edição Especial intitulada Tecnologias digitais de ensino, prevenção e intervenção no enfoque Cognitivo-comportamental - artigos nas áreas temáticas de ensino, supervisão, formação, mediação, intervenção e prevenção. É uma grande satisfação ver o crescimento de pesquisas e, concomitantemente, constatar o interessa cada vez maior dos profissionais que buscam utilizar práticas que recebem, em alguma medida, devido embasamento. O trabalho do terapeuta é de tentar diminuir o sofrimento e aumentar a resiliência das pessoas. Os artigos aqui publicados indicam a preocupação dos psicoterapeutas envolvidos em pesquisa e produção de conhecimento em garantir a efetividade das intervenções disponíveis, adaptando-as em formatos possíveis conforme as exigências de cada momento.

Desde o seu surgimento em meados do século XX, a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) tem se mostrado um paradigma abrangente, capaz de agregar em seus pressupostos diversos modelos que avaliam os resultados das intervenções a partir de evidências. A TCC tradicionalmente tem produzido conhecimento importante e por esse caráter científico tem sido empregada em sistemas de saúde em alguns países. Sua ideia norteadora é a de que as interpretações que fazemos sobre o mundo interferem na maneira como sentimos e nos comportamos e, ao mesmo tempo, nossas interpretações também sofrem interferências dessas outras dimensões.

Com o intuito de aprofundarmos o diálogo entre os pares, este número 2, bem como o próximo número de 2022, os artigos aqui publicados estarão traduzidos em pelo menos dois idiomas: o português e o inglês. Opcionalmente, alguns autores decidiram incluir a versão em espanhol. A ideia é alcançar um maior número de leitores, permitindo um intercâmbio teórico profícuo e fomentador do avanço do conhecimento. As versões em inglês e espanhol visam a dar visibilidade ao que é produzido em língua portuguesa para outros continentes, em uma tentativa de estabelecer laços mais fortes entre os psicólogos clínicos que trabalham dentro de abordagens ligadas à TCC.

A equipe editorial da RBTC considera que ampliar as possibilidades de comunicação e de diálogo é uma forma de homenagear grandeza intelectual e teórica do Dr. Aaron Temkin Beck, que partiu poucos meses após a celebração de seu centenário. A ele devemos uma mudança revolucionária em termos de psicoterapia: a possibilidade de avaliação das intervenções por intermédio de evidências e pesquisas empíricas. A. Beck apresentou um sistema teórico bem formulado, incluindo um modo de funcionamento mental, e isso foi um trampolim fundamental para que diversos autores pudessem propor sistemas que ampliaram suas formulações iniciais. A. Beck foi um grande mentor, formou diversas gerações de psicoterapeutas que compartilham a mesma visão de buscar apoio factual para as intervenções psicoterápicas, em que pese às dificuldades dessa empreitada.

A. Beck deixa para nós um grande legado teórico e o desafio da integração que parece ser uma meta importante para os psicoterapeutas. Nossa gratidão, repeito e imenso carinho àquele que se mostrou acolhedor e agregador, em todos os sentidos.

Creative Commons License