SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Paulo Knapp, um expoente da TCCWerner Paulo Knapp, um colega brilhante que infelizmente nos deixou... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Rev. bras.ter. cogn. vol.18 no.1 Rio de Janeiro jan./jun. 2022

http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20220002 

10.5935/1808-5687.20220002 EDITORIAL

 

Paulo Knapp, pioneirismo na história da TCC

 

Paulo Knapp, pioneer in the history of TCC

 

 

Bernard RangéI; Carmem Beatriz NeufeldII; Cristiano Nabuco de AbreuV; Eliane FalconeIII; Melanie PereiraIV; Pedro LimaIV

IPrograma de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
IIUniversidade de São Paulo - Ribeirão Preto
IIIUniversidade do Estado do Rio de Janeiro
IVClínica Particular
VGrupo de Dependências Tecnológicas do PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP

Correspondência

 

 

Dr. Paulo Knapp foi um pioneiro da TCC no Brasil, tendo ido estudar com Aaron Beck em 1993, quando ficou um tempo aprendendo a trabalhar com terapia cognitiva.

Em 1996 Paulo, Cristiano e eu (Bernard Rangé), fomos convidados por Hector Fernández-Alvarez, Claudia Bregman e Lídia Tineo para um 1º Congresso Latino-Americano de Terapias Cognitivas, em Buenos Aires. A partir dessa época, um grupo de interessados latino-americanos começou a se reunir à distância para começar a trabalhar na fundação de uma Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO), que acabou sendo formalmente fundada no V Latini Dies, no Rio de Janeiro, em 1999, juntamente com o 2º Congresso Brasileiro de Psicoterapias Cognitivas. Dois anos antes, ocorreu o 2º Congresso Latino-Americano de Terapias Cognitivas, em Gramado, e o 1º Congresso Brasileiro de Psicoterapias Cognitivas.

Por uma generosidade de Cristiano Nabuco, que renunciou à sua Associação Paulista de Terapia Cognitiva-Construtivista, para fundar a Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC), da qual Paulo foi o primeiro Presidente. Com admirável competência, Paulo conseguiu fazer todo o processo necessário para que a SBTC se tornasse uma verdadeira associação científica. Daí em diante, Paulo continuou a demonstrar a sua competência como terapeuta cognitivo e, em todos os futuros Congressos da SBTC, nos quais sempre fez apresentações brilhantes. Várias associações regionais começaram a se constituir, o que favoreceu que Cristiano Nabuco de Abreu, ao ser eleito Presidente da SBTC, iniciasse ações para tornar a SBTC, hoje a nossa FBTC.

Como parte de seu pioneirismo, Paulo passou a qualificar a formação competente de terapeutas cognitivos Brasil afora além de promover treinamentos extra-murals do próprio Instituto Beck, em Porto Alegre e em São Paulo em 1998 e 1999, junto com Melanie Pereira, nos quais inúmeros terapeutas cognitivos brasileiros de referência foram formados. Seu livro, Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica, é uma referência em nosso meio.

Paulo sempre foi um homem alegre e expansivo. Cativava a todos com o seu bom humor, sua alegria contagiante, seu desprendimento. Mais do que tudo, Paulo foi um grande amigo, não só meu e de minha esposa Angela, como de muitas outras pessoas no Brasil e no exterior, incluindo o próprio Aaron Beck e sua filha Judith. Vai fazer muita falta, mas será sempre lembrado por todos nós com todo o carinho e respeito que ele fez por merecer.

Paulo Knapp, uma perda irreparável.

Um grande abraço para sua esposa Maria Olívia, para Ana, Luiza e Pedro.

Autores: Bernard Rangé (Doutor em Psicologia e ex- professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), com a colaboração de Carmem Beatriz Neufeld, Cristiano Nabuco de Abreu, Eliane Falcone, Melanie Pereira e Pedro Lima.

 

 

Correspondência:
Bernard Rangé (UFRJ)
E-mail: bernard.range@gmail.com

Creative Commons License