SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1A diagnostic construction of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder: a critic discussion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.60 no.1 Rio de Janeiro Apr. 2008

 

EDITORIAL

 

A edição de uma revista como Arquivos Brasileiros de Psicologia é sempre fruto das relações entre a oferta e a demanda. A oferta de publicação, em nosso caso, assenta-se em uma inserção institucional sólida, uma busca permanente de reconhecimento e ampla divulgação, como demonstra a lista de indexações e o apoio recebido por organismos de amparo à pesquisa. A demanda de publicação parte de autores interessados em divulgar suas pesquisas, reflexões, contribuições sobre temas que os intrigam, questionam, envolvem. Autores abertos e prontos ao debate ao qual já convida a avaliação cega, antecipando e preparando a discussão mais ampla com seus futuros leitores.

Os artigos deste número 60.1 de Arquivos Brasileiros de Psicologia contemplam temas diversos, cuja inspiração reflete preocupações atuais da sociedade. Vários deles debruçam-se sobre a avaliação, notadamente no que tange questões de desempenho intelectual, aprendizagem, desenvolvimento, apresentando propostas e reflexões diversas, em função da ancoragem teórica e metodológica de seus distintos autores. Outros contemplam questões referentes à subjetividade, enfocando família, autoridade, saúde e vínculos sociais.
A Seção Aberta faz eco, de certo modo, às problemáticas abordadas nos artigos deste número. Traz uma entrevista com uma pesquisadora canadense que trata dos “Usos e Abusos da Ritalina” e a versão traduzida de artigo inédito em português de um pesquisador francês que discute a psicose e o laço social.

Cumprindo seu objetivo de manter-se atenta à produção pertinente a sua área de conhecimento, a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia traz a Resenha de livro, recentemente re-editado, sobre a história da psicologia.

A publicação deste periódico é tributária do trabalho decidido de uma equipe de colaboradores, internos, na edição e na técnica, e externos, especialmente, seus consultores ad-hoc. Igualmente, vale-se do apoio necessário das várias instâncias da instituição que o abriga. Registramos aqui os agradecimentos a todos os envolvidos neste processo, especialmente os responsáveis institucionais que, na Direção do Instituto de Psicologia e na Coordenação da Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, viabilizam a continuidade e o aprimoramento da qualidade desta revista. Neste número, primeiro a ser editado a partir do Sistema de Gerenciamento Eletrônico SEER2, sublinhamos a atenciosa e competente colaboração dos profissionais do NCE (Núcleo de Computação Eletrônica) da UFRJ.

Esperamos que cada um de nossos artigos e textos desperte a atenção, o interesse ou a curiosidade de nossos caros leitores. Estaremos cumprindo, assim, uma parte de nossa missão.

 

Vera Lopes Besset
Editora

Creative Commons License