SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Literatura e psicologia: a constituição subjetiva por meio da leitura como experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. v.60 n.2 Rio de Janeiro jun. 2008

 

EDITORIAL

 

Este é o segundo número de Arquivos Brasileiros de Psicologia editado no ano de 2008. Com ele, uma boa nova se anuncia: a revista inaugura uma periodicidade quadrimestral. Tem, no horizonte, a proposta de retomada da periodicidade trimestral, mantida em sua versão original, impressa.

Esta edição de Arquivos oferece ao público uma gama de artigos inéditos cujas temáticas se ligam, em sua maioria, às questões cruciais de nosso tempo. Contemplam problemáticas cuja abrangência diz respeito à diversas áreas de pesquisa e aplicação da psicologia. Refletem as preocupações e interesses dos autores, pesquisadores inseridos no contexto sócio-cultural de sua época. Assim, debruçam-se sobre o sofrimento psíquico a partir de diversos ângulos, desde as representações sociais do cuidado às vicissitudes da aprendizagem e da educação. Em alguns casos, apresentam modos diversos e, por vezes, novos e originais, de abordar questões similares. Isso, tanto no que concerne a avaliação e medida do desempenho como os métodos de intervenção em campos específicos, a escola, a comunidade, a área profissional, o ambiente militar, o marketing, entre outros.

A abertura à diferentes abordagens e propostas de reflexão é uma das especificidades desta revista.  A manutenção da qualidade do que trazemos ao público é uma preocupação constante. Nesse sentido, chamamos a atenção dos leitores e futuros autores, para a Seção Relatos de Pesquisa, criada para acolher textos que dizem respeito mais especificamente a resultados de pesquisas.

A Seção Aberta disponibiliza aos leitores brasileiros um texto de relevância histórica para os estudiosos da psicologia social. Trata-se de George Herbert Mead, autor ainda inédito em português. Mead, referência importante para a escola sociológica de Chicago, foi figura central do pragmatismo.

Na ABP 60.2, registramos uma mudança em nossa equipe de edição. Ruth H. P. Cohen, após um ano de dedicada colaboração, deixa o trabalho da revista, em função de inúmeras obrigações profissionais. Em seu lugar, temos de volta a colaboração entusiasmada de Francisco Teixeira Portugal, que havia exercido em gestão anterior a função de co-editor. A Ruth, nossos agradecimentos e a Francisco, nossas boas-vindas.

 

Vera Lopes Besset
Editora

Creative Commons License