SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Sujeito, Sociedade e Discurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.62 no.2 Rio de Janeiro  2010

 

EDITORIAL

 

 

Arquivos Brasileiros de Psicologia alegra-se de trazer a público seu segundo número de 2010. Permanentemente aberta à generosa oferta de seus autores, a abp entende ser esta uma estratégia compatível com o desenho e a missão de um periódico generalista. Ela favorece a pluralidade de temas e abordagens publicados em seus fascículos e, ao mesmo tempo, confere uma marca de atualidade ao material divulgado, refletindo o que melhor se produz nas diversas vertentes de pesquisa na psicologia e áreas afins.

A abp 62.2 publica textos inéditos, 10 artigos e 6 relatos de pesquisa. Em sua totalidade, são textos que cumprem o objetivo de trazer contribuições à formação do profissional em nossa área, assim como elementos relevantes para o debate em nossa comunidade científica. Dentre eles, alguns textos problematizam, a partir de distintas abordagens, o tema da subjetividade referido ao contexto cultural e social. Outros abordam aspectos das relações entre pessoas, tanto no casal como na família e na comunidade valendo-se de metodologias qualitativas e quantitativas. Entre os textos deste número, destacamos uma contribuição internacional e produções de campos emergentes, que atendem nosso objetivo de fazer circular o conhecimento e a produção de novos saberes em nossa área e nas afins. Igualmente, uma contribuição para a reflexão sobre a formação do psicólogo, assim como investigações teóricas e pesquisas de campo com temáticas abrangendo aspectos da prática profissional na atualidade. Ainda, em consonância com a diversidade do campo da Psicologia, este número da abp publica uma resenha sobre obra recente cujo tema é a avaliação psicológica.

Agradecemos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Instituto de Psicologia da UFRJ pelo apoio à abp, à equipe de editoração e técnica, aos autores que nos confiam suas produções, e às inestimáveis contribuições dos pareceristas que sempre nos auxiliam na proposta de publicar uma Revista de qualidade. Desejamos a todos uma boa leitura.

Por fim, cumpre-nos manifestar e compartilhar com a comunidade acadêmica, em especial com a psicologia, o pesar pelo falecimento do professor emérito pela UFRJ Antonio Gomes Penna (09/05/1917-07/09/2010). Penna participou de forma muito intensa da vida acadêmica tanto na graduação como na pós-graduação tendo produzido uma extensa e relevante obra de psicologia e filosofia e adquirido a admiração e, principalmente, despertado o interesse pela investigação de muitos seus alunos. Foi diretor do Instituto de Psicologia da UFRJ e ocupou diversas outras instâncias administrativas acadêmicas. Seu percurso contribuiu de forma enfática para a consolidação de nosso campo de pesquisa e trabalho. A abp compartilha com a comunidade da psicologia sua perda.

 

Vera Lopes Besset
Editora

Francisco Teixeira Portugal
Co-editor

Creative Commons License