SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Equilibração e tomada de consciência: análise do jogo Cara a Cara índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.62 no.3 Rio de Janeiro  2010

 

EDITORIAL

 

Este número de Arquivos Brasileiros de Psicologia traz onze artigos inéditos, em sua grande maioria, de docentes e discentes de programas de pós-graduações de instituições brasileiras. Essa característica indica que a ABP se mantém como uma referência de escolha para nossos pesquisadores quando se trata da divulgação dos resultados de suas investigações. Ao mesmo tempo, nos dá a oportunidade de, mais uma vez, divulgar dados de pesquisas recentemente concluídas ou em andamento, de modo a contribuir para a construção do conhecimento em nossa área.

Entre os textos inéditos desta ABP 62.3, os leitores encontrarão artigos contendo relatos de pesquisa com dados empíricos e artigos com reflexões teóricas. Entre os temas abordados, assinalamos questões referidas à atuação do psicólogo em vários campos, inspirados em referenciais teóricos e metodológicos distintos. Em diversos deles, conceitos de autores consagrados atualizam-se em construções inéditas. Em “Equilibração e tomada de consciência: análise do jogo Cara a Cara”, os autores propõem o uso de um jogo para a análise da construção do conhecimento, no âmbito individual, sob a inspiração de conceitos piagetianos. No texto “A formação do conceito de consciência em Vygotsky e suas contribuições à psicologia”, o interesse é problematizar as incidências da contribuição de um determinado conceito de consciência na construção do saber em psicologia. Em outra vertente, diversos artigos trabalham questões surgidas na interseção da psicologia com a saúde. O texto “Psicologia e saúde: interrogando práticas psicológicas” problematiza a relação entre esses dois campos. Em “Eficácia adaptativa de mulheres, com história de abortamento, pacientes de um ambulatório de reprodução”, a prática psicológica dá ensejo à pesquisa sobre o sofrimento frente à infertilidade. Referido, igualmente, ao trabalho em instituição, “O sofrimento nas instituições e possibilidades de intervenção grupal” discute a prática psicológica sob a inspiração de concepções psicanalíticas. Sob perspectiva teórica diversa, o texto “Terapia social: desenvolvimento humano e mudança social” propõe uma introdução aos fundamentos teórico-metodológicos da Terapia Social e sua aplicação prática como intervenção grupal. Em dois textos, “Fantasia e Transferência: articulações a partir do texto Gradiva de Jensen” e “O trabalho do negativo e a transmissão psíquica”, uma discussão teórica aprofundada em torno de conceitos fundamentais atualiza questões pertinentes à prática clínica. Na interseção da psicologia com a educação, o texto “Valoração da leitura por recém-ingressos em pedagogia: reflexões para a prática docente” traz dados que corroboram a necessidade de uma valoração da leitura em cursos de formação de professores. No contexto da interseção da psicologia com o trabalho, este número conta com os artigos “Tecnologia e trabalho: sentidos produzidos no cotidiano do transporte coletivo” e “Validação da Versão Brasileira da Escala de Atitudes de Carreira Sem-Fronteiras”. No primeiro, valendo-se do referencial teórico-metodológico do construcionismo social, os autores trazem dados sobre os sentidos das tecnologias para cobradores de ônibus. No segundo, partindo do conceito de carreira sem-fronteiras, os autores propõem a adaptação e validação da Escala de Atitudes de Carreira Sem-fronteiras (EACSF) para o Brasil, concluindo que a EACSF é um instrumento de interesse para a avaliação e monitoramento de intervenções em orientação profissional e planejamento de carreira.

A edição deste número de Arquivos Brasileiros de Psicologia é ocasião para assinalar o apoio do CNPq, assim como as novas indexações de nossa revista: Clase e Psicodoc. Essas últimas, acrescidas à Scopus, na qual a ABP se encontra desde 2009, reforçam o perfil internacional que esse periódico apresenta.

 

Vera Lopes Besset
Editora

Creative Commons License