SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Pesquisa-intervenção na escola: adolescência, educação e inclusão social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.63 no.1 Rio de Janeiro  2011

 

EDITORIAL

 

 

A presente edição Arquivos Brasileiros de Psicologia publica 10 artigos originais, em sua grande maioria frutos de pesquisas concluídas ou em andamento no contexto do universo acadêmico/científico brasileiro. Produções construídas em parcerias: de pesquisadores de distintas instituições de ensino e pesquisa, de orientandos e seus orientadores, de campos de saber e de atuação distintos.

Em “Pesquisa-intervenção na escola: adolescência, educação e inclusão social”, partindo-se da importância da escola para “trabalho psíquico da adolescência”, aponta-se uma via possível de abordagem dos impasses dos jovens na relação com a educação. No artigo “Programa universitário para pessoas idosas: a estrutura da representação social”, os conteúdos e a estrutura da representação social dos programas universitários para a terceira idade (UnATIs) foram objeto de identificação e análise a partir do olhar de pessoas idosas. No texto “Criatividade em aula: percepção de alunos de dois estados brasileiros”, o “clima para a criatividade em sala de aula” é abordado do ponto de vista de alunos do 6º ano do ensino fundamental, segundo uma escala específica. Em “Habilidades sociais e tabagismo: uma revisão de literatura”, um levantamento sistemático nas bases de dados Medline, Scielo, Psycinfo e EBSCO informa sobre os estudos realizados sobre o tema no período de 1998 a 2008. No texto “Impulsividade na obesidade: questões conceituais e metodológicas”, o interesse é destacar a impulsividade como componente importante da compulsão alimentar que pode levar à obesidade. O artigo “Versão brasileira do “BITE” para uso em adolescentes” traz os resultados de um estudo cujo objetivo foi traduzir para a língua portuguesa e adaptar o Bulimic Investigatory Test of Edinburgh - BITE em uma amostra de 109 adolescentes de 12 a 16 anos. No texto “Psicoterapeutas iniciantes: os desafios das diversidades afetivo-sexuais” a questão das diversidades sexuais contemporâneas na interface com o paradigma fenomenológico existencial é apontada como crucial na formação de profissionais de psicoterapia. O texto “A experiência estética sob um olhar fenomenológico” enfoca a experiência estética como experiência social baseada na percepção sensível. Com o título “Violência doméstica: um estudo bibliométrico” reúnem-se dados relativos a um levantamento a partir de artigos indexados em bases de dados internacionais. Por fim, o artigo “Variações sobre ver e não ver: dois relatos de casos” propõe, com base em dados teóricos e empíricos, formas de existir sem visão, distantes da noção de déficit que marca o pensamento ocidental.

Esta edição da ABP 63.1 foi realizada no respeito às novas normas adotadas por nós janeiro de 2011, com o objetivo de atualização e aprimoramento da qualidade do que publicamos. Neste número de Arquivos, sua equipe saúda com alegria o retorno da colega Angela Arruda à função de coeditora.

 

Vera Lopes Besset
Editora

Creative Commons License