SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2"Consumo, logo existo": os sentidos do consumo na economia solidária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.63 no.2 Rio de Janeiro  2011

 

EDITORIAL

 

 

Arquivos Brasileiros de Psicologia traz a público seu 2º número de 2011 com 10 artigos originais referidos a investigações desenvolvidas em instituições de ensino e pesquisa em nosso país e no exterior. Em sua totalidade, esses textos debruçam-se sobre temas de interesse em nossa atualidade social e cultural. Assim, problematizam, a partir de referenciais teóricos e metodológicos plurais: os sentidos de consumo e de solidariedade; comportamentos agressivos e sua relação com shows musicais; as imagens do masculino veiculadas em livros de auto-ajuda; abordagens diversas de avaliação da psicopatia; psicoses e o conceito de estabilização; a avaliação da compreensão em leitura; as relações do brincar com o desenvolvimento e a aprendizagem; o diagnóstico e o tratamento da ambiguidade genital; a transmissão psíquica geracional considerada em relação à reprodução e ao adoecimento psíquico.

Em sua Seção Aberta, a ABP 63.2 publica o texto da conferência de Pedro Gabriel G. Delgado, pronunciada na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em maio deste ano, em atenção aos 10 Anos da Lei 10.216/2001. A referida lei, datada de 6 de abril de 2001, é a referência de base da atual Política Nacional de Saúde Mental.

Nesta ocasião, agradecemos a todos os autores que nos dão a honra de escolher nosso periódico como veículo de divulgação do resultado de suas pesquisas e reflexões. Igualmente, renovamos nossos agradecimentos aos colegas pareceristas, pela colaboração generosa e competente, à Direção do Instituto de Psicologia e à Coordenação da Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ pelo apoio constantemente afirmado e, por fim, à atenta e dedicada equipe da ABP.

 

Vera Lopes Besset
Editora

Creative Commons License