SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 special issueThe psychosocial meshes of cooperation and competition in different work contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.63 no.spe Rio de Janeiro  2011

 

Editorial

 

 

Arquivos Brasileiros de Psicologia tem o prazer de publicar o número especial Trabalho e contemporaneidade. A proposta surgiu em 2010 a partir do contato dos integrantes do Grupo de Trabalho da ANPEPP Trabalho e processos organizativos na contemporaneidade. A editora do periódico, Vera Lopes Besset, me incumbiu de acompanhar o processo editorial como editor convidado. Os textos foram então submetidos à ABP e passaram pelo procedimento padrão de editoria de uma revista científica. Nesses tempos de acesso à informação mediado por computador, um número temático em um periódico generalista como os Arquivos tem a vantagem de possibilitar uma reflexão mais elaborada da questão central aqui aboradada. Esperamos que os leitores apreciem esse esforço e que seus resultados contribuam para uma psicologia envolvida com o conhecimento e a intervenção nesse campo tão intenso e relevante que é o trabalho. Agradeço aos membros do GT pela proposta e, especialmente, a Márcia Hespanhol Bernardo e Rosemeire Aparecida Scopinho que acompanharam todo o processo sempre preocupadas com a qualidade do número e, ao mesmo tempo, com a leveza nas relações. Solicitei a ambas que fizessem a apresentação do número especial situando o contexto de produção dos textos que agora vem a público.

 

Francisco Teixeira Portugal
Editor convidado

 

O GT Trabalho e Processos Organizativos na Contemporaneidade foi constituído no âmbito da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em 2006. Desde então, tem reunido pesquisadores de várias instituições brasileiras e, mais recentemente, de universidades latinoamericanas, que se dedicam a investigar temas e problemas relativos ao mundo do trabalho contemporâneo sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

Em 2009, as atividades e reflexões realizadas pelo GT durante o XII Simpósio da ANPEPP levaram alguns pesquisadores do grupo a direcionar seus olhares para perceber especificamente a situação dos jovens nos seus campos de pesquisa tradicionais. Este direcionamento foi fruto da leitura da realidade do trabalho no Brasil feita pelos pesquisadores, realidade esta que tem sido marcada pela crescente informalidade dos vínculos e precarização das condições de realização, aliada à constatação do problema que enfrentam especialmente os jovens para ultrapassar as barreiras do primeiro emprego e da existência de um movimento crescente de preocupações governamentais e da sociedade civil para formular políticas e implantar medidas de inserção dos jovens no mundo do trabalho. Ainda em 2009, o GT realizou o seminário Juventude e Trabalho na Contemporaneidade, com o objetivo de discutir o tema com os próprios jovens e com aqueles agentes e instituições sociais que atuam junto a eles a partir de recortes diversificados, tais como: dificuldades de inserção no mercado de trabalho, desemprego, qualificação, trajetórias profissionais, saúde, questões étnico-raciais, entre outros.

O resultado de tal investimento temático está sendo agora publicado nesse número especial da Revista da ABP. Temos, então, um conjunto de nove artigos, sendo que cinco deles focalizam a relação trabalho-juventude e os outros quatro abordam temas que, embora não focalizem especificamente a juventude, tratam de aspectos do trabalho na contemporaneidade.

Com esta publicação, espera-se colaborar com uma reflexão crítica sobre algumas características das relações de trabalho que se estabelecem no atual contexto social e, ao incluir a juventude, também sobre o que se pode esperar para o futuro dos trabalhadores brasileiros.

 

Márcia Hespanhol Bernardo
Rosemeire Aparecida Scopinho

Creative Commons License