SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3The adolescents on the internet: a reflection on virtual communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.64 no.3 Rio de Janeiro Dec. 2012

 

Editorial

 

 

É com alegria que trazemos a público o número 3 do volume 64 de Arquivos Brasileiros de Psicologia, revista do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta edição, os leitores encontrarão dez artigos inéditos referidos a pesquisas sobre temas relevantes, abordados a partir de leituras teóricas e metodológicas distintas. Respeitando sua condição de periódico generalista, a ABP acolhe "a diversidade das produções científicas e profissionais da Psicologia e áreas afins", buscando difundilas, em acordo com sua linha editorial.

Entre os textos deste número, dois contemplam questões que afetam um período específico do desenvolvimento, nomeado adolescência - "Os adolescentes na rede: uma reflexão sobre as comunidades virtuais" - ou juventude - "Juventude e pobreza: a construção de sujeitos potencialmente perigosos" -, em função da abordagem teóricometodológica adotada por cada um deles. Os textos "Educação Física Escolar e sedentarismo infantil: uma análise comportamental" e "Problemas externalizantes e agressividade infantil: uma revisão de estudos brasileiros", por sua vez, abordam problemáticas que interessam à infância sob a perspectiva da análise de comportamentos. Os textos "Os psicólogos na atenção às psicoses nos CAPS" e "Experiência de profissionais e familiares de pacientes em cuidados paliativos" propõem reflexões sobre práticas referidas ao cuidado de pacientes em diferentes contextos. Os textos "Habilidades sociais e administração de tempo no manejo do estresse" e "História de vida e comportamento de risco em amostra brasileira" trazem dados relevantes sobre as temáticas que colocam em questão. Nos textos "Bachelard e Freud: fenomenotécnica e psicanálise" e "O conceito de memória nos sermões do Pe. Antônio Vieira", o rigor de um estudo aprofundado aliase à acuidade de reflexão que caracteriza a contribuição de seus autores.

Registramos nossos agradecimentos aos autores que nos endereçaram seus artigos, marcados por uma enunciação que os torna peculiares. E, igualmente, aos pareceristas, que nos dão a honra, por vezes, renovada, de contribuir para a manutenção e aprofundamento da qualidade do que publicamos.

 

Vera Lopes Besset