SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número3Implicações de estratégias molares/moleculares na Análise Comportamental da Cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.67 no.3 Rio de Janeiro  2015

 

EDITORIAL

 

 

Este 3º número de Arquivos Brasileiros de Psicologia vem integrar, completando, o Volume 67 da ABP. Traz dez artigos inéditos. No artigo "Implicações de estratégias molares/moleculares na Análise Comportamental da Cultura", na perspectiva de uma teoria comportamentalista da cultura, os autores problematizam o uso das análises molares na investigação de fenômenos socioculturais, considerando que sua adoção quase exclusiva pode obscurecer variáveis relevantes do ponto de vista molecular. Abordando as questões da cultura contemporânea pelo viés da psicanálise, no artigo que tem por título "Corps, art et science au XXI siècle", o autor se vale de dados do filme "A pele que habito" para discutir a posição de um sujeito em suas relações com seu corpo. Os autores de "O crédito na publicidade televisiva: supressões, proposições e efeitos subjetivos" analisam a contribuição possível da publicidade para o estímulo a práticas de consumo que fomentem o endividamento, apontando a necessidade de uma regulação específica. No artigo "Uma comparação do desenvolvimento moral de adolescentes entre duas décadas", os autores relacionam a diferença do julgamento moral de adolescente, medida por teste específico no intervalo de cinco anos, à mudança na política educacional do ensino médio ocorrida em 1996 (LDB). O artigo "Pontualidade do professor: atribuições causais de alunos em sala" traz as conclusões de um estudo sobre o efeito do atraso do professor nas reações emocionais, incômodo e julgamento de aceitabilidade de estudantes de ensino médio. Os autores do artigo "Aspectos psicológicos da recidiva em Oncologia Pediátrica: uma revisão integrativa", com base na análise da produção na área específica do artigo, sublinham a necessidade de lidar com a incerteza, tendo em vista a organização para o enfrentamento do reinício do tratamento, visando a atenção integral à família. O artigo "Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar" apresenta dados sobre o processo de tornar-se irmão obtidos a partir da aplicação de instrumento específico em primogênitas de idade entre dois e seis anos, cujas mães se encontram no terceiro mês de gestação. Entendendo o climatério como caracterizado por mudanças biopsicossociais expressivas, os autores de "Qualidade de vida e bem estar psicológico no climatério" analisam as relações as variáveis destacadas com características demográficas e ginecológicas. O artigo "Aliança terapêutica: estabelecimento, manutenção e rupturas da relação" enfoca as características pessoais do paciente e do terapeuta associadas à manutenção da AT e os fatores associados ao abandono precoce do tratamento. "Sínteses sem fim: a percepção de objetos segundo Husserl", temos a apresentação e comentários dos estudos do célebre autor em uma de suas obras, que trata da fenomenologia da percepção.

A edição desta revista, que é institucional, depende da colaboração, do trabalho e do apoio de várias pessoas. Dentre elas, impõe-se um agradecimento especial aos discentes que compuseram a equipe de Arquivos durante o ano de 2015, participando das atividades técnicas e de edição. São discentes -doutorandos, mestrandos e graduandos- ligados ao PPGP do Instituto de Psicologia que aceitam o desafio de fazer parte dessa experiência de formação inovadora e se dedicam a suas tarefas com afinco.

Gostaríamos, nessa ocasião, de agradecer, igualmente, aos colegas docentes do PPGP em Psicologia que colaboraram de forma especial na preparação do material a ser publicado nesse número. Agradecemos a Francisco Teixeira Portugal, que aceitou integrar nossa equipe como coeditor; à Hebe Signorini Gonçalves a continuação da parceria na editoria desta revista; à coordenação do PPGP e à direção do IP pelo apoio constante.

Ao apresentar este novo número à comunidade científica, queremos renovar nossos agradecimentos aos pareceristas que, ao longo do ano, responderam positivamente a nosso convite, aceitando emitir pareceres que servem de base às decisões sobre os artigos submetidos. Os avaliadores, tanto quanto os autores, são peça essencial da engrenagem da um periódico científico. O nome de cada um deles figura na Nominata que consta na ABP 67.3.

Vera Lopes Besset
Editora

Creative Commons License