SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Alfabetização e consciência metatextual: conhecimento epilinguístico e metalinguístico em focoComportamentos de professores e alunos: descrições e comparações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.70 no.3 Rio de Janeiro sept./dic. 2018

 

ARTIGOS

 

Ensino de escrita de orações para alunos surdos por discriminações condicionais

 

Teaching deaf students to write sentences applying conditional discriminations

 

Enseñanza de escritura de oraciones para alumnos sordos por discriminaciones condicionales

 

 

Stefan Bovolon FelicianoI; Melania MorozII

IMestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Bolsista Capes (bolsa mestrado). São Paulo. Estado de São Paulo. Brasil
IIDocente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). São Paulo. Estado de São Paulo. Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo o ensino de escrita de orações, por meio de discriminações condicionais, para alunos surdos. O procedimento teve a oração como unidade de ensino, sendo aplicado com software educativo. Participaram três alunos surdos do Ensino Médio regular. Foram utilizados os estímulos: orações ditadas (A), imagens/cenas representativas das orações (B), orações impressas (C). O delineamento constou de pré-teste, ensino, pós-teste e teste de generalização. Avaliou-se o repertório de escrita de orações antes do ensino e após o ensino, e testou-se a escrita de orações de generalização. Comparando-se os resultados antes e após o ensino, verificou-se que ocorreu escrita generalizada, com aumento na frequência dos elementos componentes de uma oração (artigo, substantivo, verbo, preposições). Conclui-se que o procedimento de ensino possibilitou, a alunos surdos, aperfeiçoar o repertório de escrita de orações.

Palavras-chave: Surdez; Escrita; Discriminação condicional; Equivalência de estímulos; Software educativo.


ABSTRACT

The present study aims to teach writing to deaf students, through conditional discriminations. The teaching procedure was applied with educational software adapted for insertion of sign language videos, as well as of images, syllables, words, phrases and sentences for the deaf students and had sentences as teaching unit. Three deaf students of High School from São Paulo, Brazil, participated. Sentences with LIBRAS (A), images/scenes that represented the sentences (B), and printed sentences (C) were part of the teaching procedure. The repertoire before and after the teaching procedure and the writing generalization were evaluated. Comparing the previous performance with the one presented after the teaching procedure, it was verified that the students wrote sentences with grammatical elements (as article, noun, verb, preposition). The results showed that the procedure was effective to enlarge the writing repertoire of deaf students.

Keywords: Deaf; Writing; Conditional discrimination; Stimulus equivalence; Educational software.


RESUMEN

El presente trabajo tuvo como objetivo la enseñanza de escritura de oraciones, por medio de discriminaciones condicionales, para alumnos sordos. El procedimiento tuvo la oración como unidad de enseñanza, se utilizó un software educativo para la aplicación. Participaron tres alumnos sordos de la escuela Secundaria regular. Se utilizaron los estímulos: oraciones dictadas (A), imágenes representativas de las oraciones (B), oraciones impresas (C). El delineamiento consistió de pre-test, enseñanza, post-test y prueba de generalización. Se evaluó el repertorio de escritura de oraciones de la enseñanza, y la escritura de generalización. En comparación con los resultados antes y después de la enseñanza, se verificó que se produjo una escritura con aumento en la frecuencia en el uso de los elementos componentes de una oración (artículo, sustantivo, verbo, preposiciones). Se concluye que el procedimiento de enseñanza posibilitó, a alumnos sordos, perfeccionar el repertorio de escritura de oraciones.

Palabras clave: Sordera; Escritura; Discriminación Condicional; Equivalencia de estímulos; Software educativo.


 

 

Introdução

Nas últimas décadas, a discussão sobre a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência em escolas regulares tem sido a pauta de muitos debates em congressos, em escolas e na mídia, ou seja, é de interesse social. Em relação a alunos surdos, o debate é potencializado por apresentarem defasagem em relação à base linguística consolidada, tendo dificuldade no aprendizado dos repertórios de leitura e escrita (Caporalli, Lacerda, & Marques, 2005; Paddem, 1998).

Na discussão sobre a Educação para pessoas com deficiência, destaca-se a urgência de implementar procedimentos de ensino que garantam, como direito que lhes é assegurado legalmente, o aprendizado dos mais diferentes repertórios acadêmicos necessários à sua inserção social e profissional, como é o caso da escrita. No caso dos surdos, não é isso o que acontece, como se pode verificar nas próprias fontes oficiais; dados do Ministério da Educação - MEC (Brasil, 2005) indicam baixo aprendizado na escrita, tanto em escolas regulares como especiais.

Historicamente, houve diferentes propostas de educar o surdo, seja com ênfase na oralidade, seja com ênfase na língua de sinais. No Brasil, desde 2005, considera-se que a língua materna dos surdos é a língua de sinais (LIBRAS) e o português seria a segunda língua. Há indicações de que a utilização da língua de sinais, como suporte para a aquisição de língua escrita por alunos surdos, pode favorecer o aprendizado da língua escrita como segunda língua (Rathmann, Mann, & Morgan, 2007; Williams, 1999).

No texto escrito por um aluno surdo, podem ser identificadas afirmações sem ligação, sem utilização de elementos gramaticais, com erros de pontuação, de conjugação verbal, e com erros no próprio significado das palavras. Em relação ao último aspecto, tendo como material de análise a escrita realizada por surdos, Padden (1998) verificou que as transposições e as substituições de uma palavra por outra não sinalizada ocorrem mais do que omissões de palavras.

Conforme destacado por Elias (2007), há distinção entre a língua oral e a língua de sinais, pois esta é viso-espacial (olhos-mãos) e não auditivo-sonora. Assim, tal como apontado por Capovilla (2008), com alunos surdos é comum a ocorrência da paragrafia (uso de uma palavra no lugar da outra), pois em LIBRAS pode haver sinais semelhantes para identificar elementos diversos, e o aluno erra ao escrever em português a referida palavra. Além disso, há que se considerar o fato de que a estrutura gramatical em LIBRAS é diferente da que vigora na língua portuguesa escrita, cujas orações se estruturam como sujeito-verbo-complemento.

Uma vez que a dificuldade de alunos surdos para adquirir a escrita impacta na alta taxa de reprovação e até mesmo de evasão escolar, é um problema que requer a busca de soluções. De uma perspectiva analítico-comportamental, tendo como apoio o modelo de equivalência de estímulos proposto por Sidman e Tailby (1982), pode-se ensinar os comportamentos de ler e/ou de escrever a partir do ensino de discriminações condicionais entre estímulos, as quais podem ser especificadas na forma se-então: se A1, então B1; se A2, então B2.

Segundo Sidman e Tailby (1982), com o ensino de relações condicionais entre estímulos de diferentes modalidades (palavra ditada, figura, palavra impressa), o aprendiz passa a agir discriminativamente não apenas frente às relações ensinadas, mas também frente a novas relações, não ensinadas diretamente. Em outras palavras, uma vez que os estímulos se tornam intercambiáveis, novas relações emergem, apesar de não terem sido alvo do ensino. Por exemplo, para um aluno ouvinte, ensinando-se as relações: palavra ditada - figura (AB) e figura-palavra impressa (BC), o aluno, além de ter aprendido a escolher a figura, quando a palavra é ditada, e a escolher a palavra impressa, quando a figura é apresentada, aprende também a escolher a palavra impressa, quando a palavra é ditada, e a ler oralmente a palavra impressa (comportamento textual). Ou seja, o aprendiz passa a ser afetado pelos estímulos palavra ditada (A), figura (B) e palavra impressa (C). Isso ocorre porque os estímulos se tornaram equivalentes. Segundo os autores, "[] uma discriminação condicional bem estabelecida demonstra não apenas relações condicionais entre os estímulos, mas também relações de equivalência" (Sidman, & Tailby, 1982, p. 5).

Ao se falar de equivalência de estímulos, é preciso fazer referência à emergência de comportamentos não diretamente treinados. Para averiguar se uma classe de estímulos equivalentes foi formada, testa-se se ocorre a emergência de relações que não tenham sido alvo do ensino. Ou seja, para se afirmar que os estímulos se tornaram equivalentes deve-se demonstrar a ocorrência de relações reflexivas (AA, BB, CC), simétricas (Se AB, então BA) e transitivas (se AB e AC, então BC), além da relação CB, que demonstra a emergência da simetria da transitividade.

Para que alguém venha a ser um leitor e/ou escritor competente, palavras novas devem ser lidas e/ou escritas por meio da recombinação das unidades menores que compõem as palavras ensinadas; assim, a partir do ensino, deve emergir, também, a leitura e/ou escrita recombinativa, isto é de palavras novas, indicando sua ocorrência de forma generalizada. Como ressalta Rose (2005), o leitor e/ou escritor competente utiliza unidades moleculares e molares da língua portuguesa. Unidades menores (moleculares) podem se combinar, formando unidades maiores (molares); por outro lado, unidades molares se desmembram em unidades moleculares. Por exemplo, as sílabas se encadeiam na escrita de uma palavra, as palavras se encadeiam na escrita de uma oração, e assim por diante; por outro lado, uma oração pode ser desmembrada em suas palavras e a palavra pode ser desmembrada em sílabas e esta em letras. Segundo o autor, o leitor e/ou escritor fluente atua com ambas as unidades.

Um procedimento de ensino usualmente utilizado nos estudos focalizando relações de equivalências é o de escolha de acordo com o modelo (matching to sample - MTS), que consiste na apresentação de um estímulo-modelo (estímulo-condicional) e de, no mínimo, dois estímulos-comparação diferentes, um deles arbitrariamente designado como discriminativo para o reforçamento (R+). Também se utiliza o CRMTS, que consiste na apresentação de um estímulo-modelo e de estímulos de comparação (comumente letras ou sílabas que compõem o estímulo-modelo), que deverão ser selecionados de modo a compor o estímulo-modelo apresentado. O procedimento CRMTS, segundo Stromer, Mackay e Stoddard (1992), tem se mostrado bastante útil para o ensino tanto de leitura como de escrita, pois requer comportamento discriminativo frente a cada letra que compõe o estímulo-modelo. Tal condição aumenta a observação das partes que compõem a palavra, reduzindo a probabilidade de ocorrência de erros.

No Brasil, o modelo de equivalência de estímulos foi utilizado para instalar ou aperfeiçoar diferentes repertórios como, por exemplo, leitura, escrita, conceitos de matemática e de ciências, leitura musical, entre outros, conforme indicado em estudo de Paula e Haydu (2010). Particularmente no caso dos procedimentos de ensino de leitura e/ ou escrita, foram realizados estudos com diversas populações que frequentavam o ensino regular - entre os quais alunos da pré-escola, do ensino fundamental e do ensino médio (Fernandes, & Moroz, 2011; Medeiros, 2011; Melo, & Serejo, 2009; Serejo, Hanna, Souza, & Rose, 2007, entre outros), assim como para adultos não letrados (Llausas, & Moroz, 2012). Também foram desenvolvidos estudos com pessoas com deficiência (Elias, 2007; Goyos, & Freire, 2000; Oliveira, 2011; Resende, Elias, & Goyos, 2012; Santos, & Almeida-Verdu, 2012; Sella, 2009). Os resultados dessas pesquisas evidenciaram que o ensino de relações condicionais foi eficaz para ensinar leitura e/ou escrita, inclusive nos casos em que outras estratégias haviam falhado.

Os estudos que trabalharam especificamente com surdos (Resende et al., 2012; Santos, & Almeida-Verdu, 2012; Sella, 2009; Elias, 2007) tiveram a palavra como unidade de ensino, tendo sido ensinadas relações entre a palavra sinalizada em LIBRAS (A), a figura (B) e a palavra impressa (C), sendo que nos trabalhos de Sella (2009) e de Resende et al. (2012) foi ensinada, também, a sequenciação de palavras na estrutura da Língua Portuguesa. Verificou-se que, além de aprenderem as relações ensinadas, houve emergência de novas relações, explicitando-se que os repertórios emergiram sem terem sido diretamente ensinados.

Como destaca Arntzen (2010), os estudos de Sidman tiveram um grande impacto não apenas na pesquisa básica, mas também na pesquisa aplicada e nas demonstrações de como usar a equivalência de estímulos para ensinar habilidades. É com essa segunda perspectiva que o presente trabalho foi realizado, tendo por objetivo ensinar alunos com surdez a escrever orações. Diferentemente dos demais trabalhos com indivíduos surdos, e seguindo os estudos de Ponciano e Moroz (2012) e Zanco e Moroz (2015), foram utilizadas orações como unidades de ensino, as quais apresentavam estrutura gramatical da Língua Portuguesa, contendo sujeito, verbo (incluindo o verbo de ligação) e complemento, além de artigo, preposição e contração como elementos conectores das palavras.

 

Método

Participantes

Participaram três alunos surdos do Ensino Médio regular de uma escola da rede particular de ensino da cidade de São Paulo: P1, sexo masculino, 17 anos de idade, cursando o 2º EM, com surdez profunda do tipo congênita; P2, sexo masculino, 18 anos de idade, cursando o 2º EM, com surdez profunda do tipo congênita; P3, sexo masculino, 15 anos de idade, cursando o 1º EM, com surdez profunda do tipo adquirida. Todos os participantes se comunicavam apenas por LIBRAS.

A equipe pedagógica da Instituição de Ensino indicou os três alunos, por ainda não apresentarem escrita de orações em conformidade com o padrão da Língua Portuguesa (com substantivo, verbo, complemento, artigos, preposições e/ou contrações, advérbios). Obteve-se o consentimento dos pais quanto à participação de seus filhos.

A pesquisa foi aprovada pelo comitê de Ética da instituição, sob número 02990512.7.0000.5482, constando descritores na Plataforma Brasil que rege os comitês de ética das instituições de pesquisa e ensino e está vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.

Local e materiais

A coleta de dados foi efetuada nas dependências da escola, fora do período de aulas, em uma sala reservada para tal. As sessões foram individuais, ocorrendo duas vezes por semana, com duração de, aproximadamente, 30 minutos cada.

Foram utilizados um computador portátil (notebook), dotado de recursos multimídia, e o software Mestre LIBRAS, o qual em sua tela inicial apresenta quatro módulos principais (execução de tarefas, apresentação de estímulos, criação de tarefas e geração de relatório), conforme Figura 1.

 

 

Criado por Elias e Goyos (2010), o Mestre LIBRAS possibilita a utilização de textos, sons, figuras e vídeos; no caso da escrita, permite trabalhar com palavras e orações, podendo ser utilizadas cenas com movimento. Permite liberar consequências para as respostas do participante, fornecendo relatório do desempenho. O estímulo modelo fica na parte superior e os de escolha na parte inferior, os quais são exemplificados na Figura 2, sendo apresentados randomicamente a cada tentativa.

 

Estímulos

Foi utilizada parte dos estímulos propostos por Zanco e Moroz (2015). As orações foram compostas por palavras contendo sílabas do tipo CV (consoante e vogal) e por palavras contendo sílabas do tipo CCV e CVC (consoante, consoante, vogal e consoante, vogal, consoante, como por exemplo, sílabas formadas por lh, nh, ch, além de encontros consonantais). As orações de ensino e de generalização foram formadas por sujeito - verbo - complemento, acrescidos de artigos, preposições, contrações (preposições + artigo) e/ou advérbios, conforme padrão da Língua Portuguesa.

Foram apresentadas: oração sinalizada em LIBRAS (A), cena/figura representativa da oração (B), oração impressa (C). As orações impressas, apresentadas em letra minúscula (imprensa), iniciavam com letra maiúscula e finalizavam com ponto final. Foram utilizados quatro conjuntos de orações, as quais foram formadas por palavras presentes no Quadro 1, além dos artigos, preposições e/ou contrações e advérbios.

Orações de Ensino

Foram utilizadas, ao todo, 69 orações, sendo 18 orações formadas por palavras com sílabas CV (Unidade de Ensino I); 18 orações com palavras contendo "lh" (Unidade II); 18 orações com palavras contendo "nh" e "ch" (Unidade III) e 15 orações com palavras contendo o "r", com sílabas CCV ou CVC (Unidade IV). Exemplificando as orações: O pato come a banana.; A menina pega o desenho; O homem colhe a laranja; O homem compra no mercado.

Orações de Generalização

Foram 24 orações novas, sendo seis orações para cada uma das Unidades. As orações eram compostas por palavras das orações de ensino e por palavras novas com as mesmas características das orações utilizadas na unidade de ensino. Exemplificando orações de generalização: O pato pisa no abacate; O garoto ganha o baralho.

Procedimento

Foram propostas as seguintes condições experimentais: Avaliação do Repertório Inicial (Pré-Teste); Ensino e Teste de Relações Emergentes; Teste de Generalização.

Avaliação do Repertório Inicial (Pré-Teste)

Antes do ensino, avaliou-se a relação AF (sinalização em LIBRAS - escrita manuscrita da oração). As orações foram apresentadas pelo computador, na forma de vídeo, com sinalização em LIBRAS. Foram utilizadas oito orações, dentre as 24 que compunham o teste de generalização, sendo duas orações para cada Unidades de Ensino. O participante foi orientado, em LIBRAS, a escrever as orações em uma folha de papel.

Ensino e Teste de Relações Emergentes

A sequência de ensino de escrita de orações combinou os procedimentos de escolha de acordo com o modelo (MTS), ensinando-se as relações AB (oração sinalizada em LIBRAS - cena representativa da oração) e AC (oração sinalizada em LIBRAS e oração impressa), e de escolha de acordo com o modelo com resposta construída (CRMTS), ensinando-se as relações CEp (reprodução da oração impressa escolhendo palavras disponibilizadas) e AEp (construção da oração sinalizada em LIBRAS escolhendo palavras disponibilizadas); para as relações CEp e AEp, apresentaram-se como escolha somente as palavras que compunham a oração. As relações foram ensinadas na sequência AB, AC, CEp e AEp. Estabeleceu-se como critério de desempenho 90% de acertos, no mínimo, para cada relação ensinada. Quando esse índice não foi atingido, o participante refez as tentativas até atingi-lo.

Finalizado o ensino das relações, foram testadas as relações BC (imagem-oração impressa) e CB (oração impressa-imagem), BEp (a partir da imagem, construir a oração escolhendo palavras disponibilizadas), BF (a partir da imagem, escrever de forma manuscrita a oração), AF (a partir da sinalização em LIBRAS, escrever de forma manuscrita a oração). O critério de desempenho estabelecido para cada relação testada foi de 90% de acertos; não atingido o critério, o participante voltava a refazer a unidade de ensino.

Foram seis passos para as Unidades I a III e cinco para a Unidade IV (três orações em cada passo). Em cada passo, foram 12 tentativas por relação ensinada (AB, AC, CEp, AEp) e oito por relação testada (BC, CB, BEp, AF, BF), sendo ao todo 48 tentativas de ensino e 40 tentativas de teste.

Teste de Generalização

Após o Teste de Relações Emergentes de cada Unidade de Ensino, realizou-se o Teste de Generalização da mencionada Unidade de Ensino. Foi avaliada a relação AF (a partir da sinalização em LIBRAS, escrever de forma manuscrita a oração).

 

Resultados e discussão

Apresenta-se, inicialmente, o desempenho dos participantes na Avaliação do Repertório Inicial (relação AF). Avaliou-se a oração escrita em termos gramaticais, considerando-se acerto quando continha todos os elementos gramaticais (artigos, substantivos, verbo e complemento, com o uso de preposições e/ou contrações e advérbios). Das incorreções apresentadas, analisaram-se os erros ortográficos, os erros de concordância (plural e gênero), o uso de artigo inicial e no meio da oração, o uso de preposições e/ou contrações e de advérbios.

No Quadro 2 apresenta-se a forma como foram escritas as orações pelos participantes, antes do início do procedimento de ensino. Os erros apresentam-se grafados em negrito e as omissões de elementos da oração apresentam-se entre colchetes.

Verifica-se que o melhor desempenho foi de P1, que acertou a 2ª oração. Esta foi considerada correta, embora não esperada: P1 escreveu "fugiu do esgoto" quando a oração original seria "sai da toca". Isso ocorreu, provavelmente, porque a sinalização em LIBRAS para a palavra "sair" é muito próxima à da palavra "fugir", e a escrita "esgoto" deve-se provavelmente ao participante ter aproximado a imagem da toca do sapo com a de um esgoto. Por não conter incorreções ortográficas e por haver a utilização dos elementos gramaticais, considerou-se como correta tal oração. As outras sete orações escritas por P1 apresentaram incorreções.

Quanto às orações escritas por P2 e P3, todas apresentaram incorreções e/ou omissões de palavras.

A seguir, no Quadro 3, o número de acertos de cada elemento gramatical pelos participantes, na escrita das orações antes do ensino (o número total dos elementos gramaticais presentes no conjunto de orações aparece entre parênteses).

Observando-se o desempenho de P1, verifica-se que, com relação aos oito artigos iniciais, ele acertou cinco, tendo omitido três deles (5ª, 7ª e 8ª orações respectivamente). Dos artigos em outras posições nas orações, houve omissão de todos. Assim, P1 omitiu o artigo mais frequentemente quando estava distribuído pela oração do que quando estava no início da mesma. Com relação às preposições e/ou contrações, do total de sete existentes nas orações, houve a utilização em apenas duas ocasiões, houve omissão em cinco delas e erro de gênero (masculino) em um caso (1ª oração); ou seja, praticamente não foram utilizadas.

No que se refere aos substantivos, 10 dos 19 foram escritos corretamente. Ocorreram omissões e foram escritas cinco palavras que não haviam sido sinalizadas (por exemplo, macaco). Quanto aos oito verbos presentes nas orações, sete estavam corretos.

Em suma, a escrita de P1 apresentou-se de maneira não condizente com o normatizado pela Língua Portuguesa, pois apresentou incorreções e omissões na ortografia de palavras (substantivos, artigos, preposições e/ou contrações, advérbios), escreveu oração diferente da ditada e apresentou inversão de posicionamento dos elementos na oração.

No que se refere ao desempenho de P2, dos oito artigos iniciando as orações, acertou seis. Dos outros cinco artigos existentes nas orações, todos foram omitidos. No tocante às preposições e/ou contrações, seis foram omitidas e houve um erro usando-se a preposição "para" no lugar da preposição "do" (8ª oração). Dos 19 substantivos presentes nas orações, nove estavam corretos; nos demais houve incorreções ortográficas e omissões. Quanto aos oito verbos, apenas dois deles estavam corretos (6ª e 7ª orações); nos demais ou houve incorreções ortográficas ou foram omitidos.

Em suma, a escrita de P2 apresentou elevado número de erros ortográficos, além de omissões dos elementos componentes das orações (não apenas preposições e/ou contrações e artigos, mas também verbos). Assim, a escrita não foi condizente com o padrão da Língua Portuguesa.

No caso de P3, no quesito artigo inicial, houve cinco acertos (mais da metade), ocorrendo a sua omissão nas 4ª, 5ª e 6ª orações. Com relação aos cinco demais artigos presentes em outras posições, três estavam corretos, havendo duas omissões (5ª e 6ª oração) e a escrita de artigo diferente do sinalizado (8ª oração). Dos 19 substantivos presentes nas orações, 11 estavam corretos; nos demais, houve incorreções ortográficas e omissões. Dos oito verbos, cinco estavam corretos.

Verificou-se que P3 apresentou desempenho superior aos demais, no entanto também apresentou repertório, em Língua Portuguesa, aquém do que seria esperado para um aluno do ensino médio.

Resumindo, os resultados da Avaliação de Repertório Inicial (Pré-Teste) mostraram que os participantes não apresentavam repertório de escrita de orações compatível com o esperado pela normatização da Língua Portuguesa e para o nível de ensino médio, pois cometeram tanto incorreções ortográficas quanto omissões (ou acréscimos), seja nos substantivos seja nos demais elementos gramaticais (artigos, preposições e/ou contrações, verbos e advérbios) componentes da oração. Esses resultados vão ao encontro do já apontado na literatura (Brasil, 2005; Capovilla, 2008), ou seja, os surdos aprendem pouco durante seu percurso escolar.

Como já descrito, foram ensinadas relações entre orações sinalizadas (A), orações escritas (C) e as cenas representativas das orações (B). As relações AB, AC (respectivamente, oração sinalizada - cena representativa e oração sinalizada - oração impressa), AEp (reprodução da oração sinalizada, com escolha das palavras) e CEp (construção da oração impressa, com escolha das palavras) foram ensinadas, sendo testadas as relações BC, CB (respectivamente, cena representativa - oração impressa e oração impressa-cena representativa), BEp (construção da oração a partir da cena representativa, com escolha das palavras), BF (escrita manuscrita da oração a partir da cena representativa) e AF (escrita manuscrita da oração ditada), por passo. Para atingir o critério de desempenho estabelecido (90% de acertos, no mínimo), no ensino e no teste de emergência, em cada passo, P3 precisou de sete sessões, P1 de 10 sessões e P2 de 14 sessões, evidenciando ritmos diferentes de aprendizagem.

O Quadro 4 apresenta a porcentagem média de acertos dos participantes no Teste de Relações Emergentes.

Pode-se observar que, nas relações emergentes, os três participantes apresentaram porcentagem média de acertos superior a 90% em praticamente todas as relações testadas, já que apenas na relação BF ocorreu a pior média de acertos, sendo o ensino dessa relação o que necessitou maior número de repetições.

Verificou-se, pois, o indicado por Sidman e Tailby (1982): a partir do ensino de algumas relações, houve a emergência de repertórios não diretamente ensinados, destacando-se a emergência da construção da oração diante da cena/figura, com a seleção de palavras (BEp) e a escrita manuscrita da oração sinalizada em LIBRAS (AF). Em outras palavras, conforme preconizado pelo modelo de equivalência de estímulos, ao aprenderem as relações condicionais ensinadas, os participantes aprenderam também outras relações (simétricas e transitivas) que não foram ensinadas previamente.

Conforme já descrito, imediatamente após cada unidade ensino era feita a avaliação da escrita manuscrita de orações não ensinadas, avaliando a generalização da escrita. As oito orações de generalização pré-testadas foram sinalizadas após as unidades de ensino. O Quadro 5 apresenta o desempenho dos participantes, após o ensino, na escrita dessas oito orações.

Se antes do ensino P1 tinha escrito corretamente uma única oração, após passar por quatro unidades de ensino ele apresentou dois erros: um de gênero da contração (1ª oração) e uma incorreção na acentuação do substantivo. P1 apresentou melhora evidente na escrita, particularmente no uso de artigos, preposições e/ou contrações, elementos que unem as palavras de uma oração. As orações, após o ensino, apresentaram a estrutura da Língua Portuguesa.

A escrita de P2, antes do ensino, apresentava incorreção em todas as orações. Após passar pelas unidades de ensino, P2 apresentou três erros, sendo duas incorreções em substantivos (uma delas de acentuação) e uma palavra escrita que não foi sinalizada (escreveu "porta" em vez de "lenha"). Verificou-se que a estrutura gramatical da Língua Portuguesa se evidenciou na escrita de P2, após o ensino, já que passou a escrever as orações sem omissões ou incorreções dos artigos, preposições e/ou contrações, elementos gramaticais que estão ausentes em LIBRAS.

Como já observado, antes do ensino P3 escreveu todas as orações com algum tipo de incorreção e/ou omissão. Após as unidades de ensino, P3 apresentou erros ortográficos em duas orações apenas, sendo dois erros de substantivos e um de aglutinação do substantive com o verbo. A melhora foi evidente, pois ele passou a escrever as orações com os elementos gramaticais (artigos iniciais e no decorrer das orações, preposições e contrações) que unem os substantivos e verbos, respeitando a estrutura gramatical da Língua Portuguesa.

Em suma, os participantes melhoraram em todos os aspectos que, no Pré-Teste, representavam suas principais dificuldades. Em relação aos artigos, particularmente quando dispostos ao longo da oração, e às preposições e/ou contrações, se antes do ensino frequentemente eram omitidos, passaram a estar presente nas orações após o ensino. Incorreções na escrita de palavras substantivas também diminuíram, e não ocorreu escrita de orações sem sentido. Esse desempenho em orações não ensinadas evidencia que o aprendizado não se limitou às orações ensinadas, mas se generalizou. Tal generalização é fundamental, pois demonstra que a escrita ocorre por recombinação dos elementos moleculares, compondo unidades molares, conforme salientado por Rose (2005).

Os resultados encontrados vão ao encontro do obtido por Ponciano e Moroz (2012) e Zanco e Moroz (2015) e indicam que se pode utilizar o modelo de equivalência de estímulos com unidades maiores do que palavras, como usualmente vem sendo realizado nos procedimentos de ensino de leitura e escrita com base no modelo de equivalência de estímulos, instalando ou aperfeiçoando repertórios mais complexos.

No presente estudo, o ensino de discriminações condicionais, tendo como unidade de ensino a oração, possibilitou a aquisição do repertório de escrita de orações, conforme o padrão da Língua Portuguesa, por alunos surdos que cursavam o ensino médio, ocorrendo a emergência de comportamento novo, conforme preconizado pelo modelo de equivalência de estímulos.

Assim, concorda-se com Arntzen (2010, p. 173) quando, ao questionar "Como as pessoas vem a dizer ou a fazer coisas que elas nunca disseram ou fizeram antes?", afirma: "Então, para mim o mais fascinante aspecto da equivalência de estímulos foi a emergência de relações que não foram diretamente treinadas". Evidencia-se, assim, o potencial de aplicação de tecnologia derivada dos estudos analítico-comportamentais para a área educacional.

O repertório adquirido pelos participantes, embora ainda seja limitado, é um pré-requisito para que sejam atingidos níveis mais complexos de escrita, como a composição de um texto. Isso porque, um texto que não tenha artigos, verbo de ligação, preposições e/ou contrações e advérbios, entre outros elementos, limitando-se ao uso de palavras substantivas e adjetivas, tem pouca possibilidade de ter sua função comunicativa garantida. Assim, defende-se que alunos surdos tenham domínio, em sua escrita, de tais elementos, que não estão presentes na língua de sinais LIBRAS.

Uma vez que o presente estudo teve apenas três participantes, sugere-se que sejam realizados novos estudos com maior número de participantes, bem como com participantes com nível de escolaridade diferente. Também, sugere-se que novos estudos verifiquem a possibilidade de se ensinar a aprendizes surdos a elaboração de textos. São caminhos que se encontram abertos àqueles que querem contribuir para alterar as condições de ensino oferecidas para os indivíduos surdos.

 

Referências

Arntzen, E. (2010). Comments on Sidman´s remarks. Behavior and Philosophy, 38, 173-177. https://doi.org/10.2307/41806307        [ Links ]

Brasil (2005). Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura.         [ Links ]

Caporali, S. A., Lacerda, C. B., & Marques, P. L. (2005). Ensino de língua de sinais a familiares de surdos: Enfocando a aprendizagem. Pró-Fono, 17(1), 89-98.         [ Links ]

Capovilla, F. C. (2008). Compreendendo os fenômenos de escrita à mão livre no surdo: Descobertas arqueológicas de elos perdidos e o significado de fósseis desconcertantes. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.         [ Links ]

Elias, N. C. (2007). Procedimento informatizado de ensino de sinais para adolescentes e adultos com surdez e/ou deficiência mental (tese). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.         [ Links ]

Elias, N. C., & Goyos, C. (2010). Mestre LIBRAS no enisno de sinais: Tarefas informatizadas de escolha de acordo com o modelo e equivalência de estímulos. In E. G. Mendes, & M. A. Almeida (Eds.), Das margens ao centro: Perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva (pp. 223-224). Araraquara, SP: Junqueira & Marin.         [ Links ]

Fernandes, M. A. P., & Moroz, M. (2011). Ensino de leitura para os alunos do enino fundamental: Proposta com base na análise do comportamento. Psicologia da Educação, (32), 47-68.         [ Links ]

Goyos, C., & Freire, A. F. (2000). Programando ensino informatizado para indivíduos deficientes mentais. In E. J. Manzini (Org.), Educação especial: Temas atuais (pp. 57-73). Marília, SP: UNESP.         [ Links ]

Llausas, R. V., & Moroz, M. (2012). Ensino de leitura e de escrita na educação de jovens e adultos: Avaliando o repertório de entrada e o procedimento de intervenção. In V. B. Haydu, & S. R. Souza (Org.), Psicologia comportamental aplicada: Avaliação e intervenção nas áreas de saúde, da clínica, da educação e do esporte (Vol. 2, pp. 251-269). Londrina, PR: EDUEL.         [ Links ]

Medeiros, J. G. (2011). A discriminação condicional como método para ensinar crianças a lerem situação coletiva em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 13(2), 30-49.         [ Links ]

Melo, R. M., & Serejo, P. (2009). Equivalência de estímulos e estratégias de intervenção para crianças com dificuldade de aprendizagem. Interação em Psicologia, 13(1), 103-112. https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.8723        [ Links ]

Oliveira, M. A. (2011). Ensino de indivíduos para o uso de procedimentos computadorizados de matching-to-sample no ensino de leitura (tese). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.         [ Links ]

Padden, C. A. (1998). Early bilingual lives of deaf children: Cultural and language diversity and the deaf experience. New York, NY: Cambridge University Press.         [ Links ]

Paula, J. B. C., & Haydu, V. B. (2010). Revisão bibliográfica de pesquisas brasileiras sobre equivalência de estímulos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), 281-294. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000200010        [ Links ]

Ponciano, V. L. O. & Moroz, M. (2012). Utilizando frases como unidades de ensino de leitura: Um procedimento baseado na equivalência de estímulos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 14(1), 38-56. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.492        [ Links ]

Rathmann, C; Mann, W. & Morgan, G. (2007). Narrative structure and narrative development in deaf children. Deafness and Education International, 9(4), 87-196. https://doi.org/10.1179/146431507790559932        [ Links ]

Resende, A. A. C.; Elias, N. C. & Goyos, C. (2012). Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em surdos. Acta Comportamentalia, 20, 317-326.         [ Links ]

Rose, J. C. (2005). Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 1(1), 29-50. https://doi.org/10.18542/rebac.v1i1.676        [ Links ]

Santos, S. L. R. & Almeida-Verdu, A. C. M. (2012). Leitura em uma criança surda após a equivalência de estímulos. Psicologia em Revista, 18(2), 209-226. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p209        [ Links ]

Sella, A. C. (2009). Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalents: Contribuições para a programação de ensino de adultos e crianças surdas e de crianças ouvintes (tese). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.         [ Links ]

Serejo, P.; Hanna, E. S.; Souza, D. G. S., & Rose, J. C. C. (2007). Leitura e repertório recombinativo: Efeito da quantidade de treino e da composição dos estímulos. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 3(2), 191-215. https://doi.org/10.18542/rebac.v3i2.831         [ Links ]

Sidman, M., & Tailby, W. (1982). Conditional discrimination vs. matching to sample: An expansion of the testing paradigm. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 37(1), 5-22. https://doi.org/10.1901/jeab.1982.37-5        [ Links ]

Stromer, R.; Mackay, H. A., & Stoddard, L. T. (1992). Classroom applications os stimulus equivalence technology. Journal of Behavioral Education, 2(3), 225-256.         [ Links ]

Williams, C. L. (1999). Prescholl deaf children's use of signed language during writing events. Journal of Literacy Research, 31(2), 183-212. https://doi.org/10.1080/10862969909548044        [ Links ]

Zanco, G., & Moroz, M. (2015). Ensino de leitura de orações por meio de discriminações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(4), 509-517. https://doi.org/10.1590/0102-37722015042363509517        [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Stefan Bovolon Feliciano
sbovolon@hotmail.com

Melania Moroz
morozm@pucsp.br

Submetido em: 18/02/2018
Revisto em: 16/04/2018
Aceito em: 11/06/2018

Creative Commons License