SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue3Models on Mental Health and Mental Illness: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968)The crisis of Brazilian social psychology: historical notes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.71 no.3 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2019

http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.36-47 

DOSSIÊ: ESPECIAL 70 ANOS DE ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA
ARTIGOS

 

Fragmentos históricos do índio como trabalhador rural na Psicologia do Trabalho de meados do século XX

 

Historical fragments of the Indian as a rural worker in Work Psychology in the mid-twentieth century

 

Fragmentos históricos del indio como trabajador rural en la Psicología del Trabajo a mediados del siglo XX

 

 

André Luís de Oliveira de Sant'AnnaI; Alexandre de Carvalho CastroII; Ana Maria Jacó-VilelaIII

IMestre. Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais. Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). Rio de Janeiro. Estado do Rio de Janeiro. Brasil
IIDocente. Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais. Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). Rio de Janeiro. Estado do Rio de Janeiro. Brasil
IIIDocente. Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro. Estado do Rio de Janeiro. Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Situado no campo da História da Psicologia, o objetivo deste artigo consiste em analisar a contribuição do periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (posteriormente denominado Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada e Arquivos Brasileiros de Psicologia) para o estudo da temática dos povos indígenas, dado particularmente relevante no cenário historiográfico que tende a definir o ano de 2004 como ponto de partida nas relações entre a Psicologia e o estudo dos índios brasileiros. Nesse sentido, a partir de levantamento feito nos números publicados de 1949 (ano de criação da revista) até 1968, foram analisados quatro artigos que tratavam de questões relativas aos povos indígenas, em um contexto que permitiu investigar a caracterização do índio, pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI), como trabalhador rural; sob a perspectiva do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP), instituição que é considerada como emblemática no campo da História da Psicologia do Trabalho.

Palavras-chave: Índio; Arquivos Brasileiros de Psicotécnica; História da Psicologia do Trabalho.


ABSTRACT

The objective of this article, about History of Psychology, is to analyze the contribution of the journal Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (later called Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada and Arquivos Brasileiros de Psicologia) to the study of the theme of indigenous peoples, because there are particularly relevant data in the historiographical scenario that tend to define the year 2004 as a starting point in the relations between Psychology and the study of Brazilian Indians. In this sense, from a survey carried out in the published issues from 1949 (year of creation of the journal) until 1968, four articles were analyzed. At that historical moment, the Indian was characterized by the Indian Protection Service (SPI) as a rural worker, and this article investigates the issue from the perspective of the Institute for Selection and Professional Guidance (ISOP), an institution that is considered to be emblematic in the field of the History of Work Psychology.

Keywords: Indian; Brazilian Archives of Psychotechnics; History of Work Psychology.


RESUMEN

Ubicado en el campo de la Historia de la Psicología, el objetivo de este artículo es analizar la contribución de la revista Arquivos Brasileiros de Psicotecnia (más tarde llamados Archivos Brasileños de Psicología Aplicada y Archivos Brasileños de Psicología) para estudiar el tema de los pueblos indígenas, particularmente relevante en escenario historiográfico que tiende a definir 2004 como un punto de partida en las relaciones entre la psicología y el estudio de los indios brasileños. En este sentido, a partir de una encuesta realizada en los números publicados desde 1949 (año de creación de la revista) hasta 1968, se analizaron cuatro artículos que tratan temas relacionados con los pueblos indígenas, en un contexto que permitió la investigación de la caracterización del indio por parte del Servicio de Protección Indígena (SPI) como trabajador rural; desde la perspectiva del Instituto de Selección y Orientación Profesional (ISOP), una institución que se considera emblemática en el campo de la Historia de la Psicología del Trabajo.

Palabras clave: Indio; Archivo Brasileño de Psicotécnica; Historia de la Psicología del Trabajo.


 

 

Introdução

A revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, considerada a mais antiga publicação acadêmica brasileira em Psicologia, consiste em uma importante fonte de análise para várias áreas de pesquisa. No âmbito da História da Psicologia, no entanto, além de fonte para investigações, ela também pode ser considerada como relevante objeto de estudo.

Esse periódico - posteriormente intitulado Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada e Arquivos Brasileiros de Psicologia - é particularmente importante frente a uma interessante discussão contemporânea, relacionada às tendências historiográficas que indicam o ano de 2004 como o de um marco histórico, como "ponto de partida" (Teixeira, 2010, p. 7) nas relações entre a Psicologia e o estudo sobre povos indígenas. Tal perspectiva historiográfica tem sido construída em função de 2004 ter sido a ocasião em que um grupo de caciques, sob o argumento de que não sabiam lidar com "doença de branco" (Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas, 2013), procurou o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

De fato, data também de fins de 2004 o seminário "Subjetividade e Povos Indígenas", promovido em parceria pelo CFP e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Com a participação de cerca de 50 índios de 23 etnias distintas, e com a representação de 37 aldeias localizadas em 11 diferentes estados brasileiros, essa iniciativa favoreceu desdobramentos de novas ações, inclusive a criação do "Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas", posteriormente, em março de 2008 (Ferraz & Domingues, 2016; Castro, 2018).

Inegavelmente, a expressiva participação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) tem viabilizado, desde então, alianças entre profissionais da psicologia (e de áreas afins) com lideranças indígenas de uma forma que não ocorria anteriormente, inclusive com o lançamento de uma obra especifica sobre o tema: "Psicologia e povos indígenas" (Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região [CRP-6], 2010). Os enquadramentos historiográficos, entretanto, são sempre passiveis de disputas e interesses variados, razão pela qual questionamentos sobre marcos iniciais permitem trazer à luz elementos eventualmente sublimados.

Em todo esse cenário, portanto, que avulta e tende a contingenciar o ano de 2004 como marco histórico significativo, a revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica emerge com elementos documentais que permitem um olhar distinto, sobretudo porque publicou artigos, ainda na década de 1940, que constituem registros históricos da atuação da psicotécnica diante da questão indígena, antes mesmo da Psicologia ser consolidada como profissão. Não é o caso, todavia, de se propugnar uma nova data originária, ou novo marco inicial, para ocasionalmente substituir esse suposto marco de 2004, pois o que efetivamente importa é delinear os processos de proveniência histórica que tornam tais marcos irrelevantes e supérfluos (Foucault, 2015).

Nesse sentido, no âmbito da História da Psicologia, o presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição da revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica para o estudo da temática dos povos indígenas. Propósito, aliás, que permite revisitar, tanto aspectos da configuração do índio como trabalhador rural, quanto elementos dos primórdios da, hoje denominada, Psicologia do Trabalho.

 

Cenário panorâmico dos povos indígenas no Brasil

Nina Rodrigues, médico maranhense e um dos primeiros teóricos brasileiros a considerar a questão étnico-racial na constituição da identidade nacional, ainda que a partir das lentes do darwinismo social e da antropologia criminal, destacou que o problema no Brasil seriam os mestiços e não os indígenas visto que esses iriam desaparecer (Schwarcz, 2009).

A existência continuada e permanente de indígenas no tecido social brasileiro, portanto, contraria previsões eugenistas e interesses políticos e econômicos. Os povos indígenas no Brasil, segundo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010, somavam 896,9 mil pessoas, dos quais 36,2% viviam em áreas urbanas e 63,8% em áreas rurais. Na época da chegada dos europeus, estima-se que fossem mais de 1.000 povos; mas atualmente são apenas 305 diferentes etnias (http://www.censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo, recuperado em 9, abril, 2019).

A história de resistência desses povos originários ainda é contada, por eles mesmos de forma oral, em mais de 270 línguas no território nacional. E também há um pequeno grupo que se dedica a fazê-lo nas universidades, a partir de documentos amarelados, fraturados, embaralhados e esquecidos. O fato, contudo, é os índios tendem a ocupar uma página secundária nos interesses nacionais. De todo modo, no conjunto da discussão deste artigo, se torna fundamental perceber que algumas lacunas sobre essa história dos povos originários podem configurar a fabricação de um esquecimento, mesmo que - para historiadores como Almeida (2010) - esse desaparecimento ocorra apenas na escrita da história, pois, embora eventualmente olvidados, os índios continuam presentes nos sertões, nas vilas, nas aldeias e nas cidades. Logo, compreender o lugar social dos povos indígenas no Brasil requer analisar os mecanismos utilizados na dinâmica que visou transformar os habitantes do Novo Mundo em corpos dóceis, processo esse feito através de práticas discursivas, instituições e tecnologias de governabilidade (Foucault, 1986). A violência que os povos originários brasileiros enfrentaram no período colonial, todavia, não ficou relegada ao passado, mas foi constantemente atualizada nas ações do Estado Republicano que naturalizou sua aniquilação através da opressão desses povos pela estrutura social. Assim sendo, é de fundamental importância avaliar como as proveniências históricas se constituíram.

 

O índio como trabalhador rural

Nos primeiros 20 anos de vida republicana pouco se fez para regulamentar as relações com os índios. O extermínio dos índios era não apenas praticado em nome de uma perspectiva desenvolvimentista, mas também defendido e anunciado como remédio indispensável para a segurança daqueles que construíam uma "civilização no interior do Brasil" (Ribeiro, 1979, p. 128). O movimento que levou à criação de um órgão oficial responsável por tratar do problema teve início com as campanhas da imprensa, estimuladas pelas conferências do Marechal Rondon que, de volta de suas expedições, revelava ao povo da cidade uma imagem do índio que aguardava a intervenção do Governo (Ribeiro, 1979). De fato, a partir de 1908, Rondon começou a propor que fosse criada uma agência indigenista do Estado brasileiro, estabelecendo, dentre outros aspectos de sua agenda, a meta de empregar a força de trabalho indígena para aumentar a produtividade agrícola e fortalecer as iniciativas cívicas e o sentimento indígena de pertencimento à nação.

O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) foi fundado em 20 de junho de 1910, através do Decreto nº 8.072, com o objetivo de prestar assistência a todos os índios do território nacional. Um dado que eventualmente é esquecido, no entanto, é que seu nome original era "Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais", uma vez que considerava a necessidade de mobilizar o índio para o trabalho agrícola no campo. O projeto do SPI pretendia instituir a assistência leiga, buscando afastar a Igreja Católica da catequese indígena, seguindo a diretriz republicana de separação Igreja-Estado. A política indigenista adotada naquele período apresentava como meta civilizar o índio, transformando o indígena em um trabalhador nacional. Assim, para atingir esse propósito, seriam utilizados métodos e técnicas educacionais, como fundamento dos mecanismos de nacionalização de povos indígenas (Sant'Anna, 2016).

A experiência de Rondon no trato com os índios, portanto, foi fundamental para que ele se tornasse o primeiro diretor do SPI, pois a criação, sobrevivência e poder do SPI dependeram inicialmente do seu prestígio. De toda forma, o Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais consistia em um dispositivo onde se buscava centralizar e manter o monopólio do exercício de diversos poderes sobre os povos indígenas, operando como uma forma de ação de um Estado imaginado como nacional sobre o cotidiano dos povos nativos. A finalidade desse órgão seria implantar, gerir e reproduzir tal forma de poder do Estado.

Os indígenas tornaram-se tutelados do Estado brasileiro, de modo que um único aparelho administrativo passou a mediar as relações "índios - Estado - sociedade" (Sant'Anna, Castro & Jacó-Vilela, 2018), sob o interesse de subordinar a força de trabalho rural ao capital. Na prática, os índios foram enquadrados em um projeto civilizatório, fundamentado em um paradigma evolucionista, que se subordinava aos pressupostos positivistas. A política de "nacionalização" dos índios mantinha-se como prática na maioria dos postos indígenas, onde a professora das crianças era habitualmente a esposa do encarregado, que direcionava as crianças para a integração com a população regional, e, seguindo o modelo das escolas rurais, desenvolvia a formação dos índios como produtores rurais voltados para o mercado regional.

 

Os povos indígenas brasileiros diante da Psicologia

A psicologia, enquanto disciplina construída socialmente, como indica Rose (2008), foi sendo formada não nos corredores da academia, nem nos laboratórios experimentais, mas em locais práticos onde a questão da conduta coletiva e individual humanas era percebida a partir da necessidade de controle por aqueles que exerciam o poder. Sendo assim, é importante ver a emergência da Psicologia em meio aos embates ocorridos nas fábricas, nas prisões, nas escolas, nos tribunais, nas ruas e nos hospitais (Castro, Facchinetti & Portugal, 2018, p. 32), mas também nas aldeias.

Na busca pela compreensão sobre os desdobramentos do encontro entre os povos indígenas com a mentalidade colonial, considera-se que a Psicologia Social tem uma contribuição fundamental para pensar sobre os modos como se exerceu um controle psicossocial dos povos indígenas no Brasil. A psicologia tem sido fundamental ao longo de sua história como disciplina científica na constituição da sociedade contemporânea, sobretudo porque foi sendo delineada a partir da indicação de como as pessoas deveriam se comportar. Por isso, compreendendo que a psicologia emerge do chão social onde está inserida, torna-se fundamental perguntar sobre os lugares onde a aproximação entre os indígenas e a psicologia ocorreu no decorrer da história. Como afirma Rose (2008), a psicologia não se apresenta inicialmente como uma disciplina científica, mas "como uma cadeia de pretensões de conhecimento sobre as pessoas, individual e coletivamente, que permitia que elas fossem melhor administradas" (Rose, 2008, p. 156). Ora, tal assertiva permite justamente aludir ao ponto de fundo crucial neste artigo: há registros históricos na revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica que mostram o interesse da psicologia brasileira no trato dos índios, de modo que fossem, como disse Rose (2008), melhor administrados?

O fato é que a revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica publicou entre os anos de 1949 a 1968 artigos que foram fundamentais para a psicologia sedimentar seu espaço no território brasileiro, evidenciando também que na experiência brasileira os saberes psi foram colocados à disposição do capital para modernizar e tornar mais eficiente o campo do trabalho. Em meio a esse cenário, é possível destacar, dentre os demais textos da revista, um grupo de artigos relacionados aos povos indígenas1. A partir de levantamento feito nas publicações deste período compreendido entre 1949 e 1968, foram encontrados quatro artigos que mencionam os povos indígenas, publicados nos anos de 1949, 1951 e 1955, conforme o Quadro.

Os registros históricos da revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica que mostram a atuação da psicotécnica diante da questão indígena, no entanto, não se alinhavam a uma perspectiva étnica crítica, na qual a autodeterminação dos povos indígenas originários deve ser respeitada em sua diversidade. Ao contrário, como exposto no tópico anterior, os artigos foram produzidos no auge da atuação do SPI, dentro da ótica de que os indígenas deviam ser assimilados culturalmente à sociedade nacional.

Os grupos indígenas avaliados pela psicotécnica foram vistos principalmente segundo a ótica da assimilação, sendo o índio muitas vezes concebido como trabalhador rural. Trabalhador, consequentemente, suscetível às técnicas da Psicologia do Trabalho daquela época, quando demais trabalhadores igualmente eram medidos, avaliados e classificados de acordo com suas aptidões.

 

Psicologia Indígena nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica

A publicação da revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica era feita no âmbito do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP), organização criada em 8 de agosto de 1947, e de importância capital para a História da Psicologia do Trabalho, uma vez que buscava difundir a psicotécnica aplicada, através da Seleção e da Orientação Profissional. Neste contexto, a psicotécnica era utilizada como aplicação do conhecimento psicológico no mundo do trabalho e o periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, fundado em 1949 e tendo como editor Emilio Mira y Lopez, continha artigos relacionados à investigação da aptidão e qualificação de trabalhadores (Martins, 2014), na perspectiva do que atualmente se classifica sob a rubrica de Psicologia do Trabalho. Por isso, os textos encontrados no periódico sobre indígenas evidenciam a aplicação de testes psicológicos nessa população com o objetivo de conhecer e estabelecer o lugar social dos povos indígenas frente aos desafios da formação de uma nação tida como moderna.

Uma primeira análise dos artigos publicados sobre povos indígenas nessa revista, conforme o Quadro, resgata a questão de gênero na autoria dos textos, visto que metade dos autores são mulheres. Esse dado mostra o efetivo protagonismo feminino, como ficou evidenciado na pesquisa "Mulher e Psicologia: entre mulheres inventadas e inventoras na Psicologia brasileira (1830-1962)" realizada por Ana Maria Jacó-Vilela, na qual ficou claro que as mulheres tiveram efetivo protagonismo na criação das primeiras associações, no Rio e em São Paulo, e se envolveram com a prática e a produção teórica, inclusive escrevendo para a revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (Jacó-Vilela, Silva & Santos, 2007). Outro aspecto que se destaca em uma aproximação inicial dos autores e autoras é que todos são estrangeiros: espanhol nascido em Cuba (Mira y Lopez), uruguaia (Alice Mira), polonesa (Aniela Gisberg), francês (Pierre Weil) e venezuelano (Belarmino Lárez). O que permite indagar porque autores estrangeiros indicaram interesse nos indígenas e os pesquisadores brasileiros priorizaram outras temáticas.

O artigo "Aplicação do Psicodiagnóstico Miocinético ao estudo da agressividade", foi publicado em 1949, já no primeiro número do periódico, tendo como autores o próprio Emilio Mira y Lopez - diretor do ISOP e editor da revista até 1964 - e Alice Madeleine Galland de Mira (esposa de Mira y Lopez), uma das pioneiras da psicologia no Brasil2. O objetivo do artigo era realizar um estudo, através do uso do Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), sobre a delinquência e agressividade.

A pergunta que os autores buscaram responder no referido artigo girava em torno de métodos e técnicas da Psicologia para verificar a violência exagerada dos impulsos agressivos de indivíduos, de modo a apresentar o PMK como um recurso científico confiável para essa tarefa. Para realizar o estudo comparativo, os autores consideraram 32 testes aplicados em índios Kaigang, 37 testes aplicados na Penitenciária do Distrito Federal entre pessoas acusadas de homicídio (consideradas delinquentes graves), e oito testes disponibilizados pelo Conselho Penitenciário da Bahia.

Um dado que ressalta o quanto os autores não superavam os estereótipos então atribuídos aos índios brasileiros é que, na apresentação da escolha dos grupos participantes da pesquisa, os indígenas Kaigang foram apresentados como um grupo de homens "primitivos" sem contato com o mundo "civilizado", uma terminologia, portanto, que reforçava os preconceitos étnicos sobre os povos indígenas. Os dados obtidos nos testes foram avaliados estatisticamente, e, segundo os resultados obtidos, os autores indicaram "a superioridade do índice de agressividade dos delinquentes sobre os índios e destes sobre os indivíduos normais, o que, aliás, é de esperar" (Mira & Mira y Lopez, 1949, p. 113).

O segundo artigo de Arquivos Brasileiros de Psicotécnica que trata de indígenas é "Comparação entre os resultados de um teste de nível mental aplicado em diferentes grupos étnicos e sociais", publicado em 1951, de autoria de Aniela Meyer Ginsberg, psicóloga polonesa, que teve participação fundamental no Projeto Unesco, que investigou as relações raciais no Brasil na década de 1950. Aniela tem, no total, quatro artigos publicados no periódico, nos anos de 1949, 1951, 1953 e 1954. No entanto, esse artigo de 1951 visava apresentar os resultados de testes de nível mental em diferentes grupos étnicos.

Aniela Ginsberg analisou um grupo de testes aplicados pelo Centro de Orientação Juvenil (COJ) do Departamento da Criança do Ministério da Educação e Saúde, do Rio de Janeiro, para verificar o nível mental para adolescentes. O objetivo da pesquisa de Aniela era verificar se os resultados dos testes variavam de maneira significativa em relação ao meio socioeconômico dos alunos examinados. Por isso, questionou: "Dentro do mesmo meio social pode-se notar uma variabilidade significativa entre os resultados obtidos por alunos de diferentes grupos étnicos?" (Ginsberg, 1951, p. 28). A pesquisa considerou em sua análise uma amostra de dois mil casos, sendo 500 provas dos respectivos Estados: Bahia, Distrito Federal, Ceará e Rio Grande do Sul. Aniela justificou da seguinte forma a escolha dos respectivos estados:

Com este método não pretendíamos obter uma amostra representativa da população estudada, queríamos apenas conseguir grupos de jovens comparáveis de alguns Estados brasileiros, bem diferenciados geográfica e etnicamente. Escolhemos o Estado da Bahia, devido ao número considerável de alunos negros e mulatos; Ceará, por causa do elemento indígena na população nordestina; Rio Grande do Sul, como estado sulista, com a população quase exclusivamente branca (falamos aqui apenas da população escolar); e o Distrito Federal como representante do Brasil Central e da grande Capital (Ginsberg, 1951, p. 28).

Verifica-se que o uso da população do Ceará nos testes aplicados está relacionado ao reconhecimento da população indígena presente na região. Os alunos avaliados foram divididos em seis classes econômicas de acordo com a profissão dos pais: filhos de industriais e fazendeiros, filhos de pais com uma profissão liberal, filhos de pais de classe média superior, classe média inferior que abrangia filhos de funcionários inferiores e empregados do comércio, filhos de operários especializados e, por último, os filhos de operários não especializados. Esse último grupo era formado por trabalhadores braçais - como carregador, manipulador ou trabalhador rural -, formando uma classe social inferior.

Aniela defendeu, no artigo, que o resultado dos testes variava de acordo com o meio social dos alunos. Importante considerar que os alunos analisados foram classificados pelos aplicadores de testes em seis grupos, de acordo com a sua "aparência racial": jovens completamente brancos, levemente mulatos, mulatos, negros com alguma mistura com brancos, completamente negros, jovens índios ou com alguma mistura com índios. Embora Aniela tenha indicado resultados superiores de alunos brancos frente ao resultado de alunos mulatos, índios e negros - dado que corroborou o preconceito étnico e evidenciou falta de capacidade crítica e epistemológica, elementos hoje enfatizados -, sua análise representou relativos avanços para a psicotécnica, à época, por reconhecer a influência de fatores sociais e econômicos.

O artigo de Aniela Ginsberg avaliou o nível mental em diferentes grupos étnicos e sociais, abordando a questão indígena sob as lentes de um recorte econômico e social, considerando jovens estudantes indígenas bem como a profissão e o trabalho feito por seus pais. Nesse sentido, é exemplo de uma investigação que considerou a população indígena e o trabalho como variáveis estatísticas significativas.

O terceiro artigo, conforme indicação da Tabela 1, é "A organização do teste de inteligência não verbal como preliminar ao Plano Nacional de Pesquisa sobre o Nível Mental da População", escrito pelo psicólogo francês Pierre Weil, formado pelo Instituto de Estudos do Trabalho e de Orientação Profissional de Paris, e um dos pioneiros no campo da Psicologia do Trabalho no Brasil. O referido artigo foi publicado em 1955, época em que Weil era chefe da Seção de Orientação e Seleção Profissional do Departamento Pessoal, setor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Weil defendeu nesse texto a necessidade de conhecer o nível mental da população nacional através do uso de testes psicotécnicos, visto que, segundo ele, para diagnosticar o nível mental de um indivíduo era preciso determinar sua avaliação em relação a média da população a qual ele pertence. Para Weil, "os psicólogos e pedagogos estão interessados em conhecer a proporção exata de retardados pedagógicos existentes, a fim de tomar medidas adequadas" (p. 93). Dentre os objetivos estabelecidos para realizar uma testagem de nível mental no Brasil, o autor defendeu, dentre outras metas, "conhecer as diferenças entre as médias, no teste de inteligência, entre vários grupos", tais como: zonas urbanas, suburbanas e zona rural; agricultores, industriais, comerciários, funcionários e universitários; pretos, pardos, brancos, amarelos e índios.

Pierre Weil considerou que o uso de testes não verbais seria o mais adequado e, na parte final do artigo, afirmou que, em função da complexidade do tema, tal estudo do nível mental da população brasileira exigiria a participação de diversos pesquisadores e instituições. Assim, citou Lourenço Filho, da Faculdade Nacional de Filosofia, e a contribuição do estudo geográfico de amostragem dada pelo professor Francisco da Gama Filho, do Instituto de Educação do Distrito Federal. Indicou que o plano fora submetido à professora Helena Antipoff e com ela debatido nos aspectos de interesse à infância excepcional, na Semana Nacional de Estudo, realizada no aniversário da Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte. Weil mencionou também o apoio do SENAC ao empreendimento e destacou, por fim, o apoio do professor Anísio Teixeira e do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.

O artigo de Weil, aludindo a vários colaboradores e apoio, indica a crescente inserção da psicotécnica no cenário brasileiro de então, mas também sua preocupação de considerar pretos, pardos, brancos, amarelos e índios no perfil médio do brasileiro, num contexto que tinha como pano de fundo, tanto civilizar o índio, quanto a orientação para o trabalho.

O quarto artigo é: "Os índios Guaraunos através do Psicodiagnóstico Miocinético do Dr. Mira Y Lopez", escrito pelo Dr. Belarmino A. Lárez, professor venezuelano formado pelo ISOP e um dos fundadores do Instituto de Psicologia da Universidade Central da Venezuela. Belarmino apresenta em seu artigo o resultado da aplicação do PMK com 16 indígenas da etnia Warao, também designados como Guarauno (que significa "povo do barco"), habitantes do nordeste da Venezuela. Essa pesquisa teve como base o artigo publicado em 1949 pelo próprio Mira y Lopez sobre os índios Kaigang, e foi conduzida como o objetivo de "conhecer fundamentalmente o componente de agressividade do Guarauno, como base para comparação posterior desse índice com o adulto normal do nosso meio e o da classe homicida" (Larez, 1955, p. 31), a fim de verificar a propensão dos indivíduos para cometerem atos antissociais ou criminosos.

O artigo de Belarmino busca demonstrar a ampliação da aplicação do PMK para avaliar diferentes grupos, realizando a comparação entre os indicadores de agressividade. Assim, declara que "os Guaraunos talvez sejam mais pacíficos que aqueles (referindo-se aos Kaigang)" (Larez, 1955, p. 36). No entanto, cabe destacar que os termos utilizados pelo autor para se referir aos povos originários analisados reforçam, mais uma vez, os estereótipos recorrentes. Usa expressões tais como "tribos selvagens", ou diferencia os Guarauno do "adulto normal", marcando-os com "características de adultos pouco evoluídos".

 

Considerações finais

A revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica reúne, em seu acervo, uma importante fonte de pesquisa para se compreender o modo como a psicologia foi sendo tecida no Brasil. Realmente, a psicologia encontrou na seleção de trabalhadores e na orientação profissional um espaço profícuo para empregar suas técnicas visando promover um aperfeiçoamento no modo de gerenciar organizações produtivas. Portanto, psicologia e trabalho se encontram nas edições da Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, como expressão do esforço implementado pelo ISOP em disponibilizar os recursos da psicologia aplicada para a promoção do ajustamento entre trabalhador e trabalho.

Como visto na análise histórica efetuada, a questão étnico-racial não foi ignorada pelos artigos publicados na revista, fato que evidenciou como tal aspecto era fundamental na busca pela construção de uma identidade nacional, onde diferentes grupos foram sendo manejados para serem integrados nos objetivos políticos e econômicos do Estado brasileiro. Nesse enquadramento, os povos indígenas surgem sendo analisados em quatro artigos, já que o objetivo específico do presente artigo foi o de analisar a contribuição da revista para o estudo da temática dos povos indígenas.

A análise aqui empreendida, portanto, constatou que a psicotécnica de meados do século XX estava eivada de preconceitos que atribuíam aos índios, visto como trabalhadores rurais pelo SPI, uma condição de subalternidade social. Consistiam, enfim, em um grupo que ainda precisava ser integrado ao tecido social. Consequentemente, a população indígena foi contemplada nesses quatro artigos - escritos por pesquisadores e pesquisadoras estrangeiros - de forma alinhada ao senso comum da época, sem qualquer preocupação crítica com os mecanismos que produziram muitos dos estigmas sociais vividos - então, mas ainda hoje - pelos povos indígenas.

 

Referências

Almeida, M. R. C. (2010). Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Getúlio Vargas.         [ Links ]

Schwarcz, L. M. (2009). Nina Rodrigues: Um radical do pessimismo. In A. Botelho, & L. M. Schwarcz, (Orgs.), Um enigma chamado Brasil: 29 intérpretes e um país (pp. 90-103). São Paulo, SP: Companhia das Letras.         [ Links ]

Castro, A. C. (2018). A Psicologia diante da questão indígena: Minorias, subjetividade, história. In A. M. Jacó-Vilela, F. D. Carneiro, J. H. Q. Araújo (Orgs.), Clio-psyché saberes Psi (pp. 253-262). Curitiba, PR: Juruá         [ Links ].

Castro, A. C., Facchinetti, C., & Portugal, F. T. (2018). Técnicas, saberes e práticas psicológicas na primeira república (1889-1930). Psicologia em Estudo, 23(1), 3-12. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.37446        [ Links ]

Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - CRP-6 (Org.). (2010). Psicologia e povos indígenas. São Paulo, SP: o autor.         [ Links ]

Correio, N. M. G., & Gonzales, Z. K. (2016). O elemento étnico-racial nas ciências psicológicas: versões de uma ciência (im)pura. Barbarói, 46, 166-187. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.8326        [ Links ]

Ferraz, I. T., & Domingues, E. (2016). A Psicologia brasileira e os povos indígenas: Atualização do estado da arte. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(3), 682-695. https://doi.org/10.1590/1982-3703001622014        [ Links ]

Foucault, M. (1986). Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Rio de Janeiro, RJ: Vozes.         [ Links ]

Foucault, M. (2015). Nietzsche, a genealogia e a história. In M. Foucault (Org.), Microfísica do poder (pp. 55-86). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.         [ Links ]

Ginsberg, A. M. (1951). Comparação entre os resultados de um teste de nível mental aplicado em diferentes grupos étnicos e sociais. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 3(4), 27-44.         [ Links ]

Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas. (2013). Povos indígenas: O que a Psicologia tem a ver com isso? São Paulo, SP: Conselho Regional de Psicologia da 6a Região. Recuperado e http://www.crpsp.org.br/portal/midia/fiquedeolho_ver.aspx?id=566        [ Links ]

Jacó-Vilela, A. M., Silva, L. L., Santos, D. F. (2007). Mulheres na Psicologia: Os Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Anais do Encontro Nacional da ABRAPSO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 14.         [ Links ]

Larez, B. (1955). Os índios guaraunos através do psicodiagnóstico miocinético do Dr. Mira y Lopez. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 7(1), 29-40.         [ Links ]

Martins, H. V. (2014). Uma história da psicologia em revista: Retomando Mira y López. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(3), 5-19.         [ Links ]

Mira, A. G. (1968). Características de personalidade em dois grupos étnicos, através do psicodiagnóstico Miocinético. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 20(2), 21-34.         [ Links ]

Mira, A. G., & Mira y Lopez, E. (1949). Aplicações do psicodiagnóstico Miocinético ao estudo da agressividade. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 1(1), 69-116.         [ Links ]

Ribeiro, D. (1979). Os índios e a civilização. Rio de Janeiro, RJ: Vozes.         [ Links ]

Rose, N. (2008). Psicologia como uma ciência social. Psicologia & Sociedade, 20(2), 155-164.         [ Links ]

Sant'Anna, A. L. O. (2016). Práticas disciplinares implicadas no relatório Figueiredo: Perspectivas psicológicas no controle étnico-social de índios durante a ditadura militar (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.         [ Links ]

Sant'Anna, A. L. O, Castro, A. C., & Jacó-Vilela, A. M. (2018). Ditadura militar e práticas disciplinares no controle de índios: Perspectivas psicossociais no Relatório Figueiredo. Psicologia & Sociedade, 30, e188045. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30188045        [ Links ]

Teixeira, L. C. (2010). Breve histórico. In Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (Org), Psicologia e povos indígenas (pp. 7-9). São Paulo, SP: CRPSP.         [ Links ]

Weil, P. (1955). A organização do teste de inteligência não verbal como preliminar ao plano nacional de pesquisa sobre o nível mental da população. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 7(4), 93-100.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
André Luís de Oliveira de Sant'Anna
psi.andredesantanna@gmail.com

Alexandre de Carvalho Castro
o.aken@uol.com.br

Ana Maria Jacó-Vilela
jaco.ana@gmail.com

Submetido em: 30/11/2019
Revisto em: 21/12/2019
Aceito em: 23/12/2019

 

 

1 O levantamento de Correio e Gonzales (2016) identificou três artigos sobre questões étnico-raciais nessa época do periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Neste estudo, entretanto, listamos quatro artigos sobre a questão indígena, porque tanto excluímos de nossa análise um texto que embora abordasse a questão étnico-racial, se limitava a brancos e negros ("Características de personalidade em dois grupos étnicos, através do psicodiagnóstico miocinético", de A. G. Mira, 1968); quanto incluímos dois que não foram considerados por Correio e Gonzales (2016): "Aplicação do Psicodiagnóstico Miocinético ao estudo da agressividade" (1949) e "A organização do teste de inteligência não verbal como preliminar ao Plano Nacional de Pesquisa sobre nível mental da população" (Weil, 1955).
2 É possível considerar que Alfredo Oliveira Pereira talvez tenha colaborado na pesquisa. Seu nome é indicado na publicação original, mas pode ter sido um erro editorial, pois ele foi excluído posteriormente. De fato, em 1969, a Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada publicou um número contendo um índice das publicações da Arquivos Brasileiros de Psicotécnica de 1949 a 1968, dividida por autores e por assuntos, e, nesse índice, Alfredo Oliveira Pereira não consta como autor do referido artigo, embora apareça como autor de outros 17 artigos.

Creative Commons License