SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue3Psychometric characteristics of the Brazilian version of the Fear of COVID-19 Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.72 no.3 Rio de Janeiro Sep./Dec. 2020

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.2-4 

EDITORIAL

 

Um novo ano com mudanças importantes na Arquivos Brasileiros de Psicologia

 

 

Claudia Henschel de Lima; Pedro Paulo Bicalho

 

 

Chegamos ao final do ano de 2020 em um contexto, conforme declaramos em editoriais anteriores, bastante adverso à ciência e ao que cada um de nós produz como docentes e pesquisadores nas Universidades brasileiras.

Essa adversidade vem se refletindo sobre o fluxo de publicação de artigos pela Revista, já que cada manuscrito aceito para publicação passa por um controle rígido de qualidade até sua publicação como artigo, e esse controle tem custo financeiro. Por muitos anos, a Arquivos Brasileiros de Psicologia (ARBP) contou com a parceria da empresa Caboverde, que não só preservou a qualidade da publicação dos artigos, como foi uma excelente parceira nas dificuldades que nós, equipe editorial, encontrávamos ao longo do processo de edição dos manuscritos para artigos.

Até o ano de 2020, a equipe editorial da ARBP foi composta pelos editores-chefes Pedro Paulo Bicalho e Claudia Henschel de Lima, pelos editores associados Cristiana Carneiro, Ana Cunha e Pedro Pires e pelos auxiliares editoriais Jessica David, Julia Cunha, Maria Stela Vliese e Thalles Sampaio. A equipe manteve-se a mesma, sem alteração de seus membros, desde o ano de 2019, trabalhando em prol da publicação de três números por ano e mais dois dossiês no biênio. E, juntos, trabalhamos em parceria com a empresa Caboverde.

Durante o biênio, o conjunto dos editores, trabalhando em equipe:

1. Captou fomento, por meio de projeto encaminhado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a editoração de periódicos científicos. Com esse fomento, adquirimos o DOI e o aplicamos à Revista a partir de 2019.

2. Consolidou o caráter generalista da Revista, ampliando o alcance da Revista para os diversos campos de pesquisa em Psicologia.

3. Manteve o conceito A2 no Qualis.

4. Formulou o edital interno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), público e de ampla divulgação, para a seleção de auxiliares editoriais junto à comunidade discente do Programa. Por meio dele, formamos uma equipe de auxiliares para o biênio 2019-2020 engajada na editoração científica.

Ao final do ano de 2020, entendemos que o planejamento que fizemos, ao aceitarmos o desafio de sermos os editores-chefes da ARBP se concluiu. Uma nova equipe entrará a partir de 2021, com um novo planejamento a fim de assegurar a manutenção da qualidade editorial da Revista. Desejamos aos novos editores um excelente trabalho, apesar das adversidades.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License