SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 número3Características psicométricas da versão brasileira da Fear of COVID-19 Scale índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.72 no.3 Rio de Janeiro set./dez. 2020

http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i3p.2-4 

EDITORIAL

 

Um novo ano com mudanças importantes na Arquivos Brasileiros de Psicologia

 

 

Claudia Henschel de Lima; Pedro Paulo Bicalho

 

 

Chegamos ao final do ano de 2020 em um contexto, conforme declaramos em editoriais anteriores, bastante adverso à ciência e ao que cada um de nós produz como docentes e pesquisadores nas Universidades brasileiras.

Essa adversidade vem se refletindo sobre o fluxo de publicação de artigos pela Revista, já que cada manuscrito aceito para publicação passa por um controle rígido de qualidade até sua publicação como artigo, e esse controle tem custo financeiro. Por muitos anos, a Arquivos Brasileiros de Psicologia (ARBP) contou com a parceria da empresa Caboverde, que não só preservou a qualidade da publicação dos artigos, como foi uma excelente parceira nas dificuldades que nós, equipe editorial, encontrávamos ao longo do processo de edição dos manuscritos para artigos.

Até o ano de 2020, a equipe editorial da ARBP foi composta pelos editores-chefes Pedro Paulo Bicalho e Claudia Henschel de Lima, pelos editores associados Cristiana Carneiro, Ana Cunha e Pedro Pires e pelos auxiliares editoriais Jessica David, Julia Cunha, Maria Stela Vliese e Thalles Sampaio. A equipe manteve-se a mesma, sem alteração de seus membros, desde o ano de 2019, trabalhando em prol da publicação de três números por ano e mais dois dossiês no biênio. E, juntos, trabalhamos em parceria com a empresa Caboverde.

Durante o biênio, o conjunto dos editores, trabalhando em equipe:

1. Captou fomento, por meio de projeto encaminhado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a editoração de periódicos científicos. Com esse fomento, adquirimos o DOI e o aplicamos à Revista a partir de 2019.

2. Consolidou o caráter generalista da Revista, ampliando o alcance da Revista para os diversos campos de pesquisa em Psicologia.

3. Manteve o conceito A2 no Qualis.

4. Formulou o edital interno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), público e de ampla divulgação, para a seleção de auxiliares editoriais junto à comunidade discente do Programa. Por meio dele, formamos uma equipe de auxiliares para o biênio 2019-2020 engajada na editoração científica.

Ao final do ano de 2020, entendemos que o planejamento que fizemos, ao aceitarmos o desafio de sermos os editores-chefes da ARBP se concluiu. Uma nova equipe entrará a partir de 2021, com um novo planejamento a fim de assegurar a manutenção da qualidade editorial da Revista. Desejamos aos novos editores um excelente trabalho, apesar das adversidades.

Creative Commons License