SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Cultura e neurose, 1936Paulo Eliezer Ferri de Barros (1946-2006) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. v.13 n.1 Goiânia jun. 2007

 

RESENHA

 

Lorene Gomes Marçal

Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia (ITGT)

 

 

Vade-mécum de gestalt-terapia: conceitos básicos, 2006

Jorge Ponciano Ribeiro

São Paulo: Summus editorial

O nome de Jorge Ponciano Ribeiro dispensa apresentação para os que tem familiaridade com a Gestalt-Terapia. Um autor de renome, compromissado com esta abordagem, reconhecido pela validade e seriedade de seus trabalhos e, admirado por sua capacidade de desenvolver idéias. Seus pensamentos destacamse com um pioneirismo que lhe é característico. Mestre, psicoterapeuta, teórico e autor de diversos livros de sucesso na abordagem gestáltica, lançou mais recentemente: Vade-Mécum de Gestalt-Terapia. Proveniente do termo em latim que significa “vem comigo”, o Vade-Mécum de Gestalt-Terapia é a certeza de uma publicação confiável, fruto de preocupações com a consistência teóricoepistemológica da Gestalt-Terapia.

A Gestalt-Terapia é hoje uma abordagem em constante desenvolvimento que carece de uma elaboração teórica e prática consistente que sirva não apenas como um “instrumento de trabalho”, mas que seja um “documento de trabalho” para os pesquisadores e os estudantes de Gestalt-Terapia. Assim, Vade-Mécum de Gestalt-Terapia é uma referência importante e decisiva no crescente papel que os Gestalt-terapeutas brasileiros vêm desempenhando no desenvolvimento dessa fundamentação, fortalecendo o vínculo entre a base teórica da Gestalt e sua aplicação.

Um vade-mecum é, de forma geral, uma súmula dos conhecimentos relativos a uma dada área do saber, em forma de livro. Vade-mécum de Gestalt-Terapia é então, uma orientação para além das palavras, dirigida aos fatos e engloba em si os conceitos considerados mais importantes desta abordagem.

A motivação para escrevê-lo, segundo o próprio autor, veio da necessidade de maior integração de “alguns instrumentos teóricos que facilitem a operacionalização do trabalho” (p.10) de cada gestaltista. Este livro visa deste modo, suprir a falta de um texto didático que fundamente a prática clínica da Gestalt- Terapia em teorias já consagradas estabelecendo uma ligação entre teoria e prática. E, neste sentido, é de admirar como a consistência teórica pode integrar-se harmonicamente com a prática.

Talvez o surpreendente desta obra seja o fato de que ela é uma releitura do que já é conhecido, porém seu significado é novo. Este novo não é fornecido, é desenvolvido simultaneamente à partir de três níveis: “uma reflexão geral sobre o conceito, um aspecto teórico mais específico e a aplicação na prática clínica. Tentamos mostrar que cada constructo é, simultaneamente, um sistema complexo de contato, um fenômeno psicológico e um instrumento de trabalho” (p.11), explica Ribeiro.

Vade-Mécum de Gestalt-Terapia é ao mesmo tempo uma obra introdutória e aprofundada. Introdutória por apresentar um quadro que permite ao leitor visualizar a relação entre as teorias fundamentais dessa abordagem como a Psicologia da Gestalt, Teoria de Campo e Teoria Holística alem de propiciar também um encontro com as filosofias de base, a saber, o Humanismo, Existencialismo e a Fenomenologia dando condições para uma maior proximidade aos conceitos da referida abordagem, tais como: contato, awareness, self, ciclo do contato, totalidade, fronteira, polaridade, figura-fundo, campo, dentre outros. Exatamente por lidar com tais aspectos fundamentais é que se torna tão profunda.

Teoria e prática se entrelaçam por todo o livro, de forma complementar proporcionando um corpo conceitual coeso e consistente. Cada uma promove e compõe a outra, enriquecendo e servindo (na terminologia familiar da Gestalt) de figura contra o fundo da outra. É de admirar a maneira como os conceitos fundamentais se esclarecem e reencontram os seus contornos, quando articulados com as experiências que lhe deram origem.

No livro, o autor consegue reunir de modo ímpar, peculiar e original como lhe é característico, não só as temáticas essenciais da Gestalt-Terapia, mas claramente descreve, teoriza e operacionaliza na prática clínica cada conceito.

Assim, neste livro todos os capítulos foram divididos em duas partes.

Na primeira parte do livro, a proposta do autor é discutir alguns conceitos fundamentais da teoria da Gestalt, isto é, pensar “fenomenológica e gestalticamente” (p.25) sobre eles. Deixando claro seu ponto de vista sobre a metateoria de ação. Entende-se por metateoria uma atitude que propusesse abarcar o conjunto das contribuições teóricas e filosóficas da Gestalt-Terapia com a prática.

Em seguida o autor aborda os principais conceitos da fenomenologia pelos quais é possível operacionalizar a abordagem gestáltica e a Gestalt-Terapia mostrando sua relação com uma “visão de ser humano e de mundo, contribuindo desse modo, com uma maior consistência epistemológica para nossa abordagem” (p.26).

O reconhecimento da necessidade de um resgate epistemológico contribui e muito para a retomada de um diálogo entre nós, gestalt-terapeutas, com nossas fundamentações. Retomar a temática epistemológica é rever os fundamentos filosóficos, as influências teóricas e as correlações na prática entre elas. É descobrir e ressaltar as ricas possibilidades de potencialização da Gestalt-Terapia.

Com base em sua experiência, o autor desenvolve os conceitos fundamentais, também denominados ‘instrumentos de trabalho’, individualmente, criando condições facilitadoras para uma integração posterior.

Na segunda parte do livro, você leitor, poderá deparar-se e atualizar-se com os 28 conceitos selecionados pelo autor, e se deliciar com o estilo que lhe é próprio. Assim, o leitor é convidado a se deleitar sobre as descrições, definições, reflexões a fim de desenvolver suas potencialidades, sob a pena de continuar com o desenvolvimento de atitudes e posturas científicas para contribuir e esclarecer o exercício desta abordagem.

Vade-mécum de Gestalt-Terapia é sem dúvida uma contribuição teórica e prática, de sólida base conceitual e epistemológica da Gestalt-Terapia. Sendo este um trabalho que responde, de forma competente e segura, ao desafio de suprir a falta de um texto didático, consistente que estabelece uma ligação entre teoria e a prática e que sirva de instrumento para trabalhos de pesquisa.

 

Referência Bibliográfica

Ribeiro, J. P. (2006). Vade-mécum de gestalt-terapia: conceitos básicos. São Paulo: Summus editorial.        [ Links ]

 

 

Recebido em 23.03.2007
Primeira Decisão Editorial em 30.04.07
Versão final em 10.05.07
Aceito em 30.05.07

 

 

LORENE GOMES MARÇAL é Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, gestalt-terapeuta formada pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia (ITGT). Especializanda do curso de Pós-graduação em Terapia de Criança, Casal e Família pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia (ITGT), em convênio com a UCG. E-mail: lorenegomes@terra.com.br.

Creative Commons License