SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Relações metodológicas entre fenomenologia, historiografia e psicologia humanista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.16 no.1 Goiânia jun. 2010

 

EDITORIAL

 

Martin Buber sempre pautou toda sua proposta de filosofia na questão do diálogo. Para além das ideologias, sua pré-ocupação era com as pessoas em diálogo. Escrevenos Buber, em seu diálogo com Rogers:

Você fala sobre pessoas, e o conceito de “pessoa” é aparentemente muito próximo do conceito de “indivíduo”. Penso ser aconselhável estabelecer uma distinção entre eles. Um indivíduo é somente uma certa singularidade de um ser humano (...). Indivíduo é somente esta singularidade, capaz de ser desenvolvido e por aí a fora. Mas pessoa, eu diria, é um indivíduo vivendo realmente com o mundo. E com o mundo, não quero dizer no mundo [Rogers: Huh huh], mas exatamente em contato real, em real reciprocidade com o mundo (...). Mas isso é o que eu chamaria uma pessoa e se eu posso dizer expressamente “sim” e “não” a certos fenômenos, sou contra indivíduos e a favor de pessoas (Rogers & Buber, 2008, p. 243).

Por diálogo, entendemos igualmente escuta e partilhamento, ou melhor, com-partilhamento. É nesse espírito de diálogo e de compartilhamento que trazemos até o leitor esse novo número da Revista da Abordagem Gestáltica. Queremos “compartilhar” idéias, “dialogar” com as diferenças, e marcar um “lugar”: o lugar do pensamento fenomenológico, existencial e - por que não dizer também - humanista. Nesse espírito, apontamos e buscamos dizeres e olhares que muitas vezes passam por antagônicos, simplesmente divergentes e, portanto, inconciliáveis.

Não partilhamos dessas representações, e acreditamos que um “olhar” e uma “escuta” fenomenológica devem estar orientados para o sentido e, como tal, devem tocar as divergências e os saberes mais diversos. E nesse diálogo, crescemos e ampliamos nosso rol de representações.

Foi com esse propósito que organizamos, neste número, na seção Diálogos Im(Pertinentes) uma discussão sobre a questão do inconsciente. Os textos são produto do I Simpósio de Psicologia do Inconsciente, realizado em Curitiba (PR), entre os dias 01 e 02 de novembro de 2008. O primeiro texto, Notas para uma Reflexão sobre Consciência e Inconsciente na Fenomenologia, procura fazer uma análise da questão a partir de um contexto colocado por autores fenomenológicos; em A História do Inconsciente ou a Inconsciência de uma História, Cesar Rey Xavier (Faculdades Dom Bosco/PR) resgata o histórico do conceito e o recoloca na história das idéias. Ainda em relação à filosofia, temos Razão e Sentimento na Moral de Kant, de autoria de Jair Barboza (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), e posteriormente, dois textos que tratam a questão por epistemologias diversas: O Inconsciente na Interpretação Clínica Analítico-Comportamental de Jocelaine Martins da Silveira e Lázaro de Almeida (Universidade Federal do Paraná); e Considerações sobre o Inconsciente: Mito, Símbolo e Arquétipo na Psicologia Analítica, de Carlos Augusto Serbena (Universidade Federal do Paraná).

A diversidade das leituras fenomenológicas também encontra seu lugar nos textos que compõem o número que ora apresentamos. A pesquisa fenomenológica se faz presente com o artigo intitulado Relações Metodológicas entre Fenomenologia, Historiografia e Psicologia Humanista, de William Barbosa Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A Gestalt e a psicopatologia se encontram no texto A Clínica Gestáltica e os Ajustamentos do Tipo Psicótico, de Lílian Cherulli de Carvalho (Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília e Universidade de Brasília) e Ileno Izídio da Costa (Universidade de Brasília). A psicologia humanista presentifica-se por meio do artigo Plantão Psicológico: Uma Prática Clínica da Contemporaneidade, de Melina Séfora Souza Rebouças (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Elza Dutra (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). E, por fim, a filosofia, com Consciência, Vivência e Vida: Um Percurso Fenomenológico, de Marcos Aurélio Fernandes (Universidade Católica de Brasília).

Na seção Ensaios, não podemos nos furtar a louvar o excepcional texto de Walter Ribeiro, onde o autor explora - crítica e suavemente - o “espírito” da Gestalt, com Da Dificuldade de “Conversão” à Mentalidade Gestáltica. E ainda o ensaio com o tema Saúde Mental no Trabalho: Um Convite ao Dialógico, de autoria de Elina Eunice Pietrani.

Encerramos este número com cinco resumos de Teses e Dissertações sobre os mais variados temas que, seguramente, serão de interesse do público em geral. Por fim, apresentamos a tradução de um texto de E. B. Titchener, datado de 1921, onde se faz uma apreciação das psicologias de Brentano e Wundt.

Esperamos que o leitor possa “dialogar” com toda esta diversidade e que possamos estar assim, construindo um novo caminho para o diálogo acadêmico e profissional.

Adriano Furtado Holanda
- Editor -

 

Referência

Rogers, C. R. & Buber, M. (2008). Diálogo entre Carl Rogers e Martin Buber. Revista da Abordagem Gestáltica [online]. 14, 2 [citado em 2010-09-29], p. 233-243. Disponível em: <http://pepsic.homolog.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672008000200012&lng=pt&nrm=iso>         [ Links ].

Creative Commons License