SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Mudança na família: luto em filhas adultas pela morte de sua mãe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.20 no.1 Goiânia jun. 2014

 

Editorial

 

 

Dedicamos este primeiro número da Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies inteiramente ao pensamento de Carl Rogers, mais particularmente aos trabalhos derivados do XII Forum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa, realizado em Praia das Fontes, litoral do Estado do Ceará, entre 26 de maio e 01 de junho de 2013.

Principiamos com o texto La Familia Cambia: Duelo en Hijas Adultas por la Muerte de sus Madres, de autoría de Enrique Rivera Medina (Si Vis Videre, México), que nos apresenta uma pesquisa qualitativa cuja intenção foi compreender o processo de luto de filhas adultas com a morte de suas mães e as mudanças em suas famílias. Em O Conceito de Tendência Atualizante na Prática Clínica Contemporânea de Psicoterapeutas Humanistas, Thabata Castelo Branco Telles, Georges Daniel Janja Bloc Boris & Virginia Moreira (vinculados à Universidade de Fortaleza) fazem um estudo crítico acerca do conceito de tendência atualizante de Carl Rogers, a partir da compreensão de dez psicoterapeutas, a partir de uma análise de depoimentos.

No texto Proposta de Estágio Supervisionado para Atuação de Psicólogos na Saúde Pública, Railda Fernandes Alves (Universidade Estadual da Paraíba); Emily Souza Gaião (Universidade Federal de Permabuco); Gabriella Cézar dos Santos (Universidade Estadual da Paraíba) & Luisa de Marillac Ramos Soares (Universidade Federal de Campina Grande/PB) discutem a formação profissional na saúde pública, apresentando uma proposta de estágio supervisionado fundamentada na Abordagem Centrada na Pessoa e na Política Nacional de Humanização. Em O Sentido de Ser Professor da Língua Portuguesa em Escola Pública: Uma Pesquisa Fenomenológica, Sandra Souza da Silva, Francisco Bento da Silva Filho, Noely Cavalcanti de Menezes, Bruna Jucilene Carlos Gonzaga & Cicera Michelly de Sousa Teles - vinculados à Universidade Federal da Paraíba - apresentam uma pesquisa com seis professores de Língua Portuguesa do ensino médio, utilizando a Versão de Sentido.

Uma derradeira contribuição empírica encontramos em Gestão Gestão Organizacional Centrada no Grupo: Relato de Experiência, de autoria de Anita Bacellar, Joana Simielli Xavier Rocha & Maira de Souza Flor. As autoras fazem o relato da experiência de uma Organização de psicologia clínica, chamada Espaço Viver Psicologia, pautada nos princípios da ACP.

Em seguida, temos uma revisão crítica de literatura, intitulada Experiência Empática: Da Neurociência à Espiritualidade, de autoria de Márcia Alves Tassinari & Wagner Teixeira Durange - vinculados à Universidade Estácio de Sá - na qual propõem a revisão de estudos sobre empatia relacionando-os com a neurociência e a filosofia budista.

O conjunto de estudos teóricos se inicia com um relato e justa homenagem à figura de John Wood, grande colaborador de Rogers. Em John Keith Wood e a Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil, Virginia Moreira, Liane Bastos Landim & Geórgia Silva Romcy, da Universidade de Fortaleza, discorrem sobre sua vida e sua obra. Em seguida, em La Entrevista Fenomenologica: Una Propuesta para la Investigación en Psicología y Psicoterapia, Salvador Moreno López (ITESO - Universidad Jesuita de Guadalajara, Mexico) reconhece a entrevista fenomenológica como um instrumento valioso para a coleta de dados em pesquisas qualitativas orientadas à compreensão do Mundo Vivido. No artigo Dependência Química e Abordagem Centrada na Pessoa: Contribuições e Desafios em uma Comunidade Terapêutica, Rafaella Medeiros de Mattos Brito & Tiago Monteiro Sousa - vinculados à Universidade Federal do Ceará - discorrem sobre as possibilidades de tratamento para a dependência química, tendo como referencial teórico a Abordagem Centrada na Pessoa.

No artigo, Emotional Experience: Applying Person-Centered Approach to the Practice of Existential Analysis, Elena Stankovskaya (National Research University Higher School of Economics, Moscow/Russia) enfoca a integração das idéias de abordagens centradas na pessoa e existenciais, mostrando que as condições "necessárias e suficientes" propostas por Rogers estão incorporadas na análise existencial e logoterapia. Em Os Valores e a sua Importância para a Teoria da Clínica na ACP, Iago Cavalcante Araújo & José Célio Freire - da Universidade Federal do Ceará - discutem o lugar dos valores pessoais do psicólogo na teoria da clínica da ACP, compreendendo a psicoterapia rogeriana como um processo de aprendizagem significativa de valores, sugerindo uma maior apropriação dos valores da Abordagem Centrada na Pessoa pelos profissionais, além da promoção de ambientes e produções que tratem dos aspectos éticos da sua prática

Em A Conciliação Humanista como Medida de Acesso à Justiça - A Aplicação da ACP na tentativa conciliatória dos conflitos judiciais, Nayara Queiroz Mota de Sousa discute o processo de conciliação como efetivo meio de resolução dos conflitos judiciais, propondo a utilização dos recursos da ACP de forma a habilitar o magistrado como um facilitador do diálogo. No artigo Person-Centered Approach in Business Relations: Training of Active Listening for Businessmen, Wladimir A. Stroh (National Research University Higher School of Economics, Moscow/Russia) discute as possíveis aplicações e limitações da abordagem centrada na pessoa no ensino de negócios no caso da formação de escuta ativa para os gestores. Em seguida, o artigo Ludoterapia Centrada na Criança - uma Leitura a partir da Ética de Emmanuel Lévinas, de autoria de Rosa Angela Cortez de Brito & José Célio Freire (vinculados à Universidade Federal do Ceará), apresentam uma leitura da proposta de Virginia Axline a partir da ética da alteridade radical de Emmanuel Lévinas e da leitura da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) de Peter Schmid. Por fim, em Downshifting: Foundations and Dynamics of Personal Choice, Anna Paukova (National Research University Higher School of Economics, Moscow, Russia) analisa o fenômeno "Downshifting", considerado como um processo de escolha interna entre duas opções de realização pessoal.

Encerramos este número com a tradução de um importante texto original de Carl Rogers, A Note on "The Nature of Man", publicado originalmente em 1957.

Boa leitura a todos.

 

Adriano Furtado Holanda
- Editor -