SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O desejo de ser mãe e a barreira da infertilidade: uma compreensão fenomenologica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.20 no.2 Goiânia dez. 2014

 

Editorial

 

 

Neste segundo número da Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies apresentamos um conjunto diversificado de artigos, principiando com o texto intitulado O Desejo de Ser Mãe e a Barreira da Infertilidade: Uma Compreensão Fenomenológica, de autoria de Renata Ramalho Queiroz Leite & Ana Maria Monte Coelho Frota (Universidade Federal do Ceará) nos falam de projetos parentais e de como a infertilidade afeta a autoimagem feminina. Encerrando as pesquisas empíricas, temos o artigo Paternidade Adotiva: Conjugando Afetos Consentidos, de Ellen Fernanda Gomes da Silva & Suely Emilia de Barros Santos (Universidade Católica de Pernambuco), no qual se explicita o lado paterno da adoção.

Em seguida temos um conjunto de estudos teóricos e históricos, principiando pelo texto A Fenomenologia de Köhler e o Conceito de Experiência Direta, de autoria de Sávio Passafaro Peres (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em que se detalha o método fenomenológico de Köhler no âmbito de sua teoria da percepção. No artigo Arthur Tatossian: Um Estudo Biográfico, de Lucas Bloc & Virginia Moreira (Universidade de Fortaleza), apresenta-se um traçado da vida e obra deste importante psiquiatra contemporâeno.

O texto Diálogo entre Análise de Conteúdo e Método Fenomenológico Empírico: Percursos Históricos e Metodológicos, de Paulo Coelho Castelo Branco (Universidade Federal de Minas Gerais) realiza um estudo comparativo dessas duas metodologias, discutindo suas interlocuções e diferenciações. O artigo Não-Directividade: Avaliação, Diagnóstico e Terapia Centrada no Cliente, de Catarina Pinheiro Mota (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal), problematiza a avaliação e o diagnóstico à luz da Terapia Centrada no Cliente.

Na sequência, temos três trabalhos produzidos para o I Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia, realizado em 2013, na cidade de Curitiba. Inicialmente, temos Elementos para uma História da Psicoterapia de Grupo, de Georges Daniel Janja Bloc Boris (Universidade de Fortaleza), no qual o autor discorre sobre a história dos modelos grupais até os grupos gestálticos; em A Psicologia indicada por Kierkegaard em algumas de suas obras, de Myriam Moreira Protasio (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a obra do pensador dinamarquês é retomada em seu projeto de psicologia; e, em Confissão e Cura pela Revelação da Verdade Escondida: É o Objetivo da Clínica Psicológica?, de autoria de Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), discute-se a prática da clínica psicológica em seus pressupostos de verdade.

Finalizamos este número com a tradução do primeiro artigo publicado em solo estadunidense acerca do pensamento fenomenológico, com o texto A Nova Fenomenologia, publicado originalmente em 1924, e de autoria de Henry Lanz (Stanford University, California). Esperamos que o texto como um todo proporcione uma excelente leitura.

Boa leitura a todos.

 

Adriano Furtado Holanda
- Editor -