SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Alcance e significação da psico(pato)logia fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.21 no.2 Goiânia dez. 2015

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Adriano Furtado Holanda

Editor

 

 

Neste novo número, começamos com três conferências internacionais originalmente apresentadas no I Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia, realizado em 2013, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Em Alcance y Significación de la psico(pato)logía Fenomenológica, María Lucrecia Rovaletti (Universidad de Buenos Aires, Argentina) discute os fundamentos de uma Psicopatologia Fenomenológica, como uma tentativa de repensar a psiquiatria na direção de uma disciplina científica, na qual oferece um novo conceito de subjetividade, recolocando o sofrimento como constitutivo do ser do homem (este texto encontra-se publicado no original em espanhol). Em sequência, no manuscrito Implications Psychologiques de la Philosophie de l'Action de Paul Ricouer, de Annie Barthélémy (Université de Savoie-France) - publicado em francês e português - discute fenomenologia e atitude hermenêutica, e a filosofia da ação de Ricouer como recurso para lidar com a relação terapêutica. Por fim, em Principes Fondateurs et Actualité d'une Pratique Psychothérapeutique á Orientation Phénoméno-Structurale, de Jean-Marie Barthélémy (Université de Savoie-France) - publicado igualmente em francês e português - aponta para a posição Fenômeno-Estrutural de Minkowski e para atualidade de seu debate em torno da noção de encontro como crucial para a psicoterapia.

Na sequência, temos um conjunto de estudos teóricos, principiando com Contribuições de Viktor Frankl ao Movimento da Saúde Coletiva, de autoria de Daniel Rocha Silveira (Fundação Oswaldo Cruz/MG) & Fernanda Jaude Gradim (Faculdades Pitágoras/MG), onde apresentam uma reflexão sobre contribuições de Viktor Frankl para a Saúde coletiva. Em seguida, no artigo "Deus não morreu e o diabo existe". Reflexões Fenomenológicas sobre a Experiência Espiritual e o Sofrimento Psíquico Grave, de Raquel de Paiva Mano (Universidade de Brasília) & Ileno Izidio da Costa (Unversidade de Brasília), os autores propõem um estudo sobre o fenômeno espiritual na clínica psicológica com indivíduos em sofrimento psíquico grave. E, em Michel Henry: Afetividade e Alucinação, de Andrés Eduardo Aguirre Antúnez (Universidade de São Paulo) & Florinda Martins (Universidade Católica Portuguesa, Lisboa) - publicado em português e em inglês - discute-se como que Michel Henry toma a alucinação como paradigma da fenomenalidade da vida.

O conjunto de estudos empíricos começa com o artigo O Contato na Situação Contemporânea: um olhar da Clínica da Gestalt-Terapia, de Thatiana Caputo Domingues da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Camila Santos Baptista (Universidade Federal do Rio de Janeiro) & Mônica Botelho Alvim (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que, partindo das queixas trazidas pelos clientes para a clínica, busca uma compreensão sobre a existência no mundo contemporâneo e como vivenciamos o contato com o outro na atualidade. No manuscrito "Tem que nascer já com aquele dom". Vivências de uma Jovem Travesti, de Roberta Noronha Azevedo (Prefeitura Municipal de Orlândia, São Paulo), Fabio Scorsolini-Comin (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) & Giancarlo Spizzirri (Universidade de São Paulo), buscou-se conhecer as vivências sociais, afetivas e sexuais de uma jovem travesti e compreender sua percepção sobre a identidade de gênero. Em Considerações Fenomenológico-Hermenêuticas acerca da Somatização na Adolescência: um Estudo de Caso, de Luanny Tomaz Brito (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Ana Karina Silva Azevedo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) & Luciana Carla Barbosa de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande Norte), a partir de um caso acompanhado pela equipe de saúde de um hospital universitário, buscou-se compreender a somatização em seus aspectos existenciais. Por fim, em Fenomenologia da Percepção Extracorpórea - Análise de Experiências Fora do Corpo, de Gabriel Teixeira de Medeiros (Universidade Federal de São Paulo) & Fernando de Almeida Silveira (Universidade Federal de São Paulo), os autores buscam descrever e analisar as EFC a partir da experiência do vivido, elencando diferentes experiências, bem como seu papel na vida cotidiana daqueles que alegam praticá-las, num ocnjunto de treze entrevistas.

Finalizamos este número com a tradução da réplica de Dorion Cairns, publicada em 1941, intitulada Sobre o Artigo de Beck "A Última Fase do Pensamento de Husserl"; com a resenha do livro Elementos para uma Compreensão Diagnóstica em Psicoterapia - O Ciclo do Contato e os Modos de Ser (Ênio Brito Pinto, Summus, 2015), por Maria Paula Miranda Chaim (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) & Danilo Suassuna Martins Costa (Pontifícia Universidade Católica de Goiás); e, finalmente, com a apresentação de uma recente defesa de Dissertação de Mestrado intitulada Perspectivas Gestálticas sobre Espiritualidade/Religiosidade, de autoria de Lázaro Castro Silva Nascimento (Mestrado em Psicologia, Universidade Federal do Paraná).

Boa leitura a todos.

Creative Commons License