SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A Experiência da primeira sessão de hemodiálise: uma investigação fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.23 no.1 Goiânia abr. 2017

 

EDITORIAL

 

Adriano Furtado Holanda

(Editor)

 

 

Principiamos este novo ano com novos projetos, sendo o principal deles a ampliação da revista. A partir deste número, a Phenomenological Studies passará a ser quadrimestral, com mais espaço para a disseminação da Fenomenologia em nosso país.

Neste primeiro número, começamos com um conjunto de quatro pesquisas: A Experiência da Primeira Sessão de Hemodiálise: Uma Investigação Fenomenológica, buscou compreender o significado de se submeter à Hemodiálise de urgência a partir da experiência do Doente Renal Crônico. Homens que Vivenciam a Infertilidade: Clientes da "Cegonha Tecnológica", buscou compreender a experiência de homens inférteis, os quais participam de um serviço de Reprodução Assistida. O manuscrito, Da Paralisação dos Rins ao Movimento da Vida: Percepções de Pessoas em Tratamento de Hemodiálise, trabalha as percepções de pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) a partir do seu processo de adoecimento e tratamento. Na sequência, o artigo Compreendendo Narrativas sobre Suicídio com Base na Analítica Existencial de Martin Heidegger, trabalhou com o depoimento de vinte colaboradores, para relacionar o suicídio com a frustração das possibilidades de ser-no-mundo e com o sofrimento correlato a uma existência irrealizada.

Em seguida, apresentamos duas revisões de literatura: Em Busca de uma Boa Forma de fazer Psicologia do Esporte: Contribuições da Gestalt-terapia, buscou apresentar a psicologia do esporte sob uma nova abordagem; e, Saberes e Práticas do Acompanhamento Terapêutico com Crianças: uma revisão Bibliográfica, fez uma revisão bibliográfica a partir das produções científicas brasileiras dos últimos 14 anos (2001-2015).

Na sequência, temos quatro estudos teóricos. Heidegger: Em Busca de Sentido para a Existência humana, aborda alguns dos principais temas da fenomenologia existencial de Martin Heidegger, tendo como fio condutor o conceito de existência. O Processo de Escuta na redução de Danos: Contribuições de Rogers e Kierkegaard, coletou textos sobre a prática de redução de danos e as informações sobre o processo de escuta foram discutidas e refletidas a partir dos dois pensadores e sua possível interlocução. Reflexões da Hermenêutica Filosófica para a Prática do Psicólogo em Contexto Hospitalar tem como objetivo refletir sobre a prática do psicólogo em contexto hospitalar considerando os fundamentos hermenêutico-filosóficos da saúde propostos por Hans-Georg Gadamer; e, Leitura Fenomenológica da Religiosidade: Implicações para o Psicodiagnóstico e para a Práxis Clínica Psicológica, tem como objetivo apontar, discutir e ilustrar algumas contribuições da fenomenologia com vistas a uma apreciação crítica dos critérios de psicodiagnóstico de experiências religiosas e suas possíveis conexões ou distinções com os sintomas ou quadros clínicos psicopatológicos.

Finalizamos este número com a tradução de um clássico texto de F.J.J.Buytendijk, intitulado A Gênese Psicológica do Espírito Materno; e com a resenha de Sartre, A Imaginação.

Boa leitura a todos.

 

 

(Este número foi finalizado em 29.01.2017)

Creative Commons License