SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Mujeres riñón trasplantado: la experiéncia del embarazo en foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.24 no.1 Goiânia abr. 2018

 

EDITORIAL

 

 

Adriano Holanda

(Editor)

 

 

Neste primeiro número de 2018, principiamos com um conjunto de quatro pesquisas: Mulheres Transplantadas renais: a Experiência da gestação em Foco, trabalhou com narrativas de mulheres, buscando apreender a angústia frente às perdas, revelando-se pelo medo e temor, e pela interdição da amamentação. O manuscrito Sentidos das oficinas Terapêuticas ocupacionais do CAPS no Cotidiano dos usuários: uma Descrição Fenomenológica mostra, a partir de relatos dos usuários sobre seu cotidiano em um CAPS, o universo de relações entre razão e loucura. os Significados da Experiência Interna da Formação Presbiteral: uma Análise Temática Fenomenal, mostra uma pesquisa com 34 seminaristas, apresentando o Seminário como um espaço de tensão na vivência formativa, como um lugar de renúncia e aprendizado. Em Variáveis Associadas ao Sentido de Vida é apresentado um estudo com 901 pessoas, a partir de análises quantitativas e qualitativas. Nos resultados foi possível observar que a maioria das pessoas citaram a Família como o fator mais importante, além de associá-la ao sentido de vida e a quem dedicam a mesma.

Na sequência, temos o artigo intitulado F. J. J. Buytendijk e a gênese do Espírito Materno, que busca compreender o mistério dessa formação para além de todo reducionismo biológico, desvelando os elementos da historicidade e do cuidado em sua infraestrutura mais profunda. Considerações Fenomenológico-existenciais sobre o Habitar no Semiárido Brasileiro aponta uma revisão da literatura de pesquisas com sertanejos, lançando um olhar crítico para uma realidade que desvela o sertão como abrigo do antigo e do novo paradigma. Assim, o semiárido se abre como lugar onde o humano habita no modo da familiaridade ou do estranhamento. O artigo Acompanhamento Terapêutico em Saúde Mental: Estrutura, Possibilidades e Desafios para a Prática do SuS procura subsidiar a estruturação do AT junto ao campo da saúde mental, discutindo especificidades e possibilidades dessa prática. Já Intencionalidade e Comportamento: a Percepção Vivente em Merleau-Ponty, aponta para os trabalhos iniciais de Merleau-Ponty, nos quais a percepção é definida como tema específico de investigação, junção do sujeito e das suas condições orgânicas de vida. Com base nas discussões entabuladas por Merleau-Ponty em A estrutura do comportamento, evidenciam-se os elementos fundamentais de interpretação da percepção animal em termos de intencionalidade.

Infância, Filosofia da Educação e Fenomenologia: Aproximações Necessárias, discute a relação entre a filosofia da educação, a fenomenologia hermenêutica e a infância. Mesmo reconhecendo a ausência de uma discussão sobre a infância e a criança na obra de Heidegger, busca olhar para elementos ônticos que possibilitem reflexões inspiradas na filosofia hermenêutica, proporcionando uma maior compreensão da infância. A Construção do Ser Mulher na Agricultura Familiar: uma Perspectiva logoterapêutica traz uma revisão narrativa de caráter qualitativo, buscando definir o perfil do Ser Mulher na agricultura familiar, identificando-a com papéis como mãe, esposa e cuidadora. A partir da Logoterapia pode-se entender como constroem sentidos de vida e as alternativas de uma liberdade de sentido para uma escolha autêntica que promova saúde.

Finalizamos este número com a tradução de um clássico texto de F. J. J. Buytendijk, intitulado A Problemática da Dor. Psicologia - Fenomenologia - Metafísica, originalmente publicado em 1948.

Boa leitura a todos

 

 

(Este número foi finalizado no dia 08 de janeiro de 2018)

Creative Commons License