SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Foucault and Binswanger: an unexpected convergence?Care, ethics and coexistence in mental health: phenomenological reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.24 no.2 Goiânia May/Aug. 2018

http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.9 

ARTIGOS: ESTUDOS TEÓRICOS OU HISTÓRICOS

 

Estudo de caso em gestalt-terapia: leituras fenomenológicas do desenho infantil

 

Estudio de caso en la terapia gestalt: lecturas fenomenológicas de dibujo infantil

 

 

Mariana Vieira PajaroI; Celana Cardoso Andrade

IGraduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pós-graduada em Gestalt-terapia, pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT), Mestre em Psicologia pelo Programa de Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília, Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Coordenadora e Professora do Instituto Figura-Fundo (IFF). Email: marianapajaro@uol.com.br
IIGraduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa Em Gestalt Terapia de Goiânia - ITGT, Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Goiás, Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, Professora Assistente e supervisora de estágio no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Email: celana@terra.com.br

 

 


RESUMO

O presente estudo aborda o desenho infantil como um recurso revelador da criança. Tem por objetivo ilustrar o processo psicoterapêutico de um menino de 6 anos por meio da leitura fenomenológica de sete desenhos realizados por ele ao longo de seus atendimentos. Ademais, pretende refletir sobre as contribuições desse caso para a compreensão e intervenção na clínica infantil na perspectiva da Gestalt-terapia. Para tanto, realizou um estudo de caso documental ex post facto descritivo com base no diário de campo da psicoterapeuta, que continha os desenhos do participante e suas respectivas anotações. A metodologia fenomenológica favoreceu o acesso ao vivido por meio de descrições do cliente que puderam ampliar o contato com sua experiência. O autor da produção gráfica é concebido, portanto, como detentor único do sentido de sua obra. Esse estudo evidencia que o desenho pode favorecer a expressão de algumas crianças de modo a contribuir com o processo psicoterapêutico na Gestalt-terapia.

Palavras-chave: desenho infantil, Gestalt-terapia, método fenomenológico; estudo de caso.


RESUMEN

Este estudio se ocupa de dibujo infantil como una característica que revela el niño. Su objetivo es ilustrar el proceso psicoterapéutico de un niño de 6 años de edad con la lectura fenomenológica de siete dibujos realizados por él durante su tratamiento. Además, se pretende reflexionar sobre las contribuciones del caso para la comprensión e intervención en la clínica de los niños desde la perspectiva de la terapia Gestalt. Para este propósito, se realizó un estudio de caso descriptivo documental a posteriori del diario de campo de psicoterapeuta, que contiene dibujos de lo partícipe y sus respectivas notas. La metodología fenomenológica favoreció el acceso a vivido a través de las descripciones de los clientes que podrían ampliar el contacto con su experiencia. El autor de la producción gráfica está diseñada, por lo tanto, como único titular del significado de su obra. Este estudio muestra que el diseño puede favorecer la expresión de algunos niños con el fin de contribuir al proceso psicoterapéutico en la terapia Gestalt.

Palabras clave: dibujo infantil, terapia Gestalt, método fenomenológico; estudio de caso.


 

 

Introdução

O desenho infantil se apresenta como um poderoso recurso revelador dos modos de ser e estar no mundo da criança. Estudos sobre o tema evidenciam, predominantemente, diferentes leituras e enfoques teóricos que fundamentam uma diversidade de compreensões possíveis a esse tipo de produção (Aguiar, 2004; Derdyk, 2015; Ferreira, 1998; Mèredieu, 2006). A despeito dessa variedade, é possível constatar a ausência de trabalhos direcionados a ilustrar, com base em casos clínicos, sua contribuição para com o processo psicoterapêutico - sobretudo na perspectiva da Gestalt-terapia. Nesta abordagem, a leitura do desenho se dá pela metodologia fenomenológica, ao primar pela busca incessante da apreensibilidade do objeto, enfim, pela consciência. Isso significa não ater-se ao sujeito em si, à criança, recaindo sobre um subjetivismo, tampouco fixar-se unicamente ao desenho, configurando um objetivismo, mas ao modo intersubjetivo como este desenho é capturado por esta consciência, isto é, na relação dessa criança com sua obra.

Este estudo justifica-se pela carência de estudos com tal recorte que possibilitem uma discussão teórico-prática do trabalho do psicoterapeuta da abordagem gestáltica frente à possibilidade de uso do desenho pelo cliente em seu processo psicoterapêutico. Ademais, apresenta um modelo de compreensão alternativo, em contraposição às apreensões tradicionais desse recurso, ancorado sobretudo na metodologia fenomenológica e demais conceitos dessa abordagem, tais como awareness, contato e funções de contato. Doravante, oferece a pais, edu-cadores e demais profissionais, a possibilidade de ampliar seus olhares para a relevância do desenho, expressão essa tão recorrente na infância.

A questão norteadora do estudo é: de que modo o desenho infantil pode contribuir para o processo psicoterapêutico infantil da abordagem gestáltica? Para responder a tal indagação, o presente trabalho tem por objetivo principal ilustrar e descrever o processo psicoterapêutico de uma criança com base na leitura fenomenológica de sete de seus desenhos realizados nas sessões. Secundariamente, refletirá sobre as contribuições gerais do caso ilustrado para a compreensão e intervenção clínica em desenhos na perspectiva da Gestalt-terapia com crianças. Os dados aqui apresentados foram recuperados dos registros de atendimento da psicóloga responsável e serão compostos pela cópia desses desenhos e pelas anotações referentes a cada sessão da criança participante.

Para alicerçar este estudo serão apresentados a seguir os princípios fundamentais do atendimento clínico com crianças na Gestalt-terapia e a leitura do desenho infantil a partir do método fenomenológico. É relevante destacar que, embora o luto seja o tema predominante no caso pesquisado, optou-se por não explorar sua fundamentação teórica visto que não contempla os objetivos propostos pelo estudo - centrados sobre a metodologia de trabalho com desenhos em um processo de psicoterapia, e não sobre a especificidade do conteúdo desses - o que, portanto, impõe um recorte necessário.

O processo psicoterapêutico infantil na Gestalt-terapia

A psicoterapia infantil distingue-se do atendimento dos demais públicos em função de dois aspectos fundamentais: a abrangência do atendimento e o modo de acesso ao mundo da criança. No que diz respeito à abrangência ou amplitude, e em concordância com a perspectiva de campo desenvolvida por Kurt Lewin, na clínica com crianças a Gestalt-terapia preocupa-se em explorar a gama de contextos dos quais ela faz parte e aos quais constitui, a fim de conhecer a diversidade de percepções existentes a seu respeito, as múltiplas influências às quais está submetida (sejam elas familiares, sociais, culturais etc), bem como a complementaridade presente nas relações existentes. Isso significa que, de acordo com a Gestalt-terapia, a compreensão da criança se dá pelos micro e macro sistemas aos quais pertence - o que justifica-se tanto pela situação de dependência à qual está sujeita como pelo entrelaçamento de realidades que se co-constituem. Por assim ser, qualquer sintoma, comportamento, emoção e sensação da criança só podem ser compreendidos em função do seu campo.

De modo geral, o primeiro e principal contexto da criança é a família, entretanto, há de se considerar o movimento contemporâneo da escolarização cada vez mais precoce (e mais estendida) que vem conferindo à escola uma posição de crescente destaque no cotidiano infantil. Esses contextos são entendidos como o "fundo" que dá sentido às manifestações da criança, além de exercerem grande poder e influência em seu processo psicoterapêutico (Aguiar, 2014). Em vista disso, são realizadas sessões com os responsáveis e pessoas significativas, visitas à escola e comunicação com demais profissionais, caso o cliente faça algum outro tipo de acompanhamento (Aguiar, 2014; Antony, 2010; Fernandes, 2016; Zanella, 2010). A literatura apresenta diferenças em relação ao modo de definir a frequência de tais encontros (Aguiar, 2014; Antony, 2010; Fernandes, 2016; Oaklander, 1980; Zanella, 2010), no entanto, preconizam uma regularidade flexível, isto é, encontros periódicos que respeitem sobretudo a necessidade verificada em cada caso.

No atendimento com crianças, os pais (ou responsáveis) também são clientes do processo psicoterapêutico de seus filhos (Fernandes, 2016). Essa afirmação é coerente com a perspectiva de que o psicoterapeuta também deve acolhê-los de modo cuidadoso e atentivo posto que são a maior influência na vida da criança, os responsáveis pelas decisões a serem tomadas a seu respeito e o cerne de sua convivência. A ideia de conceder aos pais um papel ativo no atendimento de seus filhos em nada viola os limites de trabalho que se valem sempre da criança como ponto de partida (e de retorno) para a compreensão de seu ambiente. A família como um todo desenvolve uma dinâmica da relação entre todos os seus membros, assim, o trabalho com qualquer um de seus integrantes afeta todo o campo relacional. A viabilidade e disponibilidade desse todo integrado para reconfigurar-se frente às novidades decorrentes da psicoterapia, dependerão também do suporte oferecido pelo psicólogo e do vínculo existente entre eles. Muitos atendimentos são precocemente interrompidos ou não evoluem em função de demasiado foco sobre a criança e consequente negligência de seus responsáveis: descuidar da família é descuidar da criança.

A despeito da segunda particularidade desse atendimento, e fazendo uma analogia, atender crianças exige que o psicoterapeuta retome o exercício e a compreensão de um idioma já "falado" por ele anteriormente - quando criança - e muitas vezes esquecido ao distanciar-se de sua infância durante o processo de tornar-se adulto. Afinal, "poucos felizardos teimam em continuar crianças" (Ribeiro, 2015, p. 35). A brincadeira é a linguagem da criança (Aguiar, 2014; Zanella, 2004), por isso predomina neste atendimento e se destaca como principal diferencial em relação ao modo de aces-so às demais faixas etárias. Por assim ser, quando brincam, psicoterapeuta e criança se encontram em um território comum e compartilham do mesmo dialeto. Recuperar essa expressão envolve o processo de resgate da própria criança do psicoterapeuta (Aguiar, 2014; Zanella, 2004; Oaklander, 1980) ao mergulhar em suas memórias de infância: "não se trata tanto de lembrar incidentes e acontecimentos, mas lembrar de ser" (Oaklander, 1980, p. 350).

Por meio do "brincar com", o gestalt-terapeuta se interessa pela criança e seu funcionamento, pela sua vida e história, sua configuração, percepção e atuação no mundo. Embora possa soar como supérfluo ou confuso para alguns, reiterar que o processo psicoterapêutico infantil acontece por intermédio da brincadeira não exclui sua relevância e seriedade. Ao contrário, a relevância do brincar é enfatizado por Huizinga (2014) por ser um fenômeno que ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica posto que contém uma função significante, isto é, carregada de sentido. Para esse autor, a expressão homo ludens traduz a convicção de que é no brincar e pelo brincar, atividade inata ao homem, que a civilização se desenvolve, sendo o aspecto lúdico uma de suas principais bases. Além de um modo de comunicação possível com a criança, brincar encerra uma função física, biológica e emocionalmente vital ao homem "capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total" (Huizinga, 2014, p.16). Daí a recorrente percepção de que brincar, por si só, é terapêutico - embora não seja necessariamente psicoterapêutico.

Os recursos lúdicos e brinquedos são importantes, pois favorecem o brincar, a expressão e a criatividade da criança - embora não sejam indispensáveis para emergirem brincadeiras no contexto clínico ou fora dele. Alguns exemplos são: o desenho, os jogos, a família de bonecos, os fantoches, a casinha, os bichos, a massa de modelar, a argila, os livros de histórias, a caixa de areia, dentre outros. No contexto da psicoterapia são relevantes por funcionarem como um convite e estímulo à criança, além de concretizarem a aproximação daquele adulto com o mundo infantil. O uso de tais recursos na perspectiva gestáltica deve estar em consonância com a metodologia fenomenológica, que convida o psicoterapeuta ao exercício de apreender a criança alicerçado nessa perspectiva em detrimento aos possíveis equívocos decorrentes de interpretações pessoais do profissional (Aguiar, 2014).

Leitura fenomenológica do desenho infantil

A fenomenologia (traduzida do grego "estudo do fenômeno") é uma escola filosófica que tem como pai e mestre Edmund Husserl, e teve início na Alemanha no final do século XIX (Bello, 2006). Prima pelo fenômeno como aquilo que aparece "diante de mim", e não "em mim" (Holanda, 2014), e contempla a consciência como intencional. Diferente do sentido de intenção como ato volitivo, a intencionalidade da consciência refere-se à relação dialética que concebe a consciência como captura do mundo, direcionamento para o objeto, correlação essencial sem a qual não haveria nem consciência nem objeto, posto que é ela quem lhe confere sentido (Andrade, 2007).

Destrinchando a Fenomenologia, Holanda (2014) a descreve como uma epistemologia, uma filosofia, uma ciência e um método. Segundo o au-tor, em termos epistemológicos, preocupa-se com a possibilidade do conhecimento e do conhecer, como uma crítica à própria ciência em seu sentido original; enquanto filosofia, é entendida como a reflexão sobre a realidade; como ciência, compreende um conhecimento sistematizado a respeito de algo; e como método, abarca uma metodologia de pesquisa desta mesma realidade. A esse respeito, Ribeiro (2012) esclarece que a aproximação da psicologia com a Fenomenologia se dá por analogia e extensão, ao buscar nessa um método de compreensão da realidade que ajude o gestalt-terapeuta a ler e descrever o que está presente diante de si, isto é, o fenômeno.

Na Gestalt-terapia, o desenho infantil constitui uma forma concreta de expressão. O interesse do gestalt-terapeuta é acessar, pela investigação, descrição e compreensão do fenômeno, a experiência vivida e expressada por cada criança, em cada uma de suas produções. Nessa perspectiva, o desenho infantil é reconhecido como uma produção autoral, carregada de sentido, que somente a própria criança tem a tradução - e não o outro, seja ele quem for. Nessa direção, a fenomenologia contribui por meio da busca de um instrumento de investigação do psicológico que seja mais humana e menos laboratorial (Aguiar, 2004). Desenhar é, primordialmente, uma tentativa de aproximação com o mundo (Derdyk, 2015) e, concretamente, uma atuação nele.

Nos anos escolares, aprende-se nas escolas um jeito "correto" de desenhar e pintar, normalmente dentro da linha e com cores "coerentes" com a realidade, repetindo por séculos a padronização de ensino que aniquila diferenças. A nuvem verde e o rabisco, por exemplo, tendem a ser repreendidos por fugirem das normas habituais, o que tem implicações diretas na expressão singular e criativa da criança posto que denunciam um tipo de exploração ou subversão (Derdyk, 2015). O campo retangular do papel, acrescenta essa autora, propicia ao desenho sua potencialidade como instrumento de reflexão, abstração e conceituação na medida em que se torna o campo do possível, do devaneio, da invenção, da concretização de suas carências e de seus desejos - fenômenos pelos quais a psicoterapia se interessa.

Algumas crianças sentem-se envergonhadas, e alegam não terem habilidade com desenhos, opiniões muitas vezes decorrentes de julgamentos externos que podem gerar resistência a essa experiência. Por isso, nem sempre o uso deste recurso se dá espontaneamente, podendo acontecer por um convite do psicoterapeuta. Diante dessa resistência é oportuno diferenciar algumas alternativas de condutas do psicoterapeuta em relação ao cliente: elogiar, manipular e encorajar a criança. O elogio pode aparecer com afirmativas do profissional que tentem convencê-la de que é capaz, o que invalida sua sensação (de que não é boa) e, portanto, rompem com o princípio psicoterapêutico. Manipular, de modo claro ou velado, acontece quando a criança é direcionada, independentemente de sua vontade, a fazer aquilo que o psicoterapeuta propôs valendo-se de barganha, de modo a atender a uma necessidade pessoal dele e não de seu cliente. Diferente dos anteriores, encorajar a criança é um ato que acolhe sua percepção ao passo que lhe convida a experimentar ir além, propiciando contato com o novo por meio de uma relação suportiva. Sendo as-sim, o psicoterapeuta esclarece em seu chamamento que não há um jeito certo ou único de desenhar, que isso não é o que importa naquele contexto, e sim a liberdade de fazê-lo como quiser e conseguir. Com esse estímulo, algumas crianças se encorajam, outras mantêm a mesma decisão: qualquer que seja a escolha, é preciso respeitar e seguir adiante.

A leitura fenomenológica possibilita a compreensão do desenho por meio de sua descrição, o que só pode ser feito pelo próprio autor. Aguiar (2014) corrobora que essa forma de trabalho permite que a criança construa gradativamente o significado de seu material. O psicoterapeuta poderá ajudá-lo com intervenções que possam ampliar a sua percepção, cuidando para que suas perguntas não virem um interrogatório que desfavoreça a atribuição de sentido. Isso contraria a conduta do profissional que cegamente impõe a sua própria imagem de infância ao interpretar o desenho infantil (Derdyk, 2015). Pretende-se, no atendimento clínico em Gestalt-terapia, valendo-se do método fenomenológico, o exercício e a busca constantes pelo sujeito da experiência, por seu vivido tal qual o percebe.

 

Método

Este trabalho configura-se como um estudo de caso a partir de uma pesquisa documental ex post facto descritiva, com a descrição de desenhos livres de uma criança que já finalizou seu processo de psicoterapia. A pesquisa ex post facto caracteriza-se pelos dados serem utilizados após a ocorrência do evento, neste caso, após o fim da psicoterapia deste cliente. O caráter documental refere-se ao uso de tais desenhos como fonte de informações dispersas que podem ser reorganizadas, conferindo-lhes uma nova importância como fonte de consulta (Prodanov & Freitas, 2013). Os autores complementam:

Entendemos por documento qualquer registro que possa ser usado como fonte de informação, por meio de investigação, que engloba: observação (crítica nos dados da obra); leitura (crítica da garantia, da interpretação, do valor interno da obra); reflexão (crítica do processo e do conteúdo da obra); crítica (juízo fundamentado sobre o valor do material utilizável para o trabalho científico. (p. 56)

A escolha pelo estudo de caso advém da necessidade de compreender o fenômeno humano em uma perspectiva holística, na qual não há um controle do pesquisador sobre os eventos envolvidos. O estudo de caso é útil para investigar novos conceitos, bem como para verificar como são aplicados e utilizados na prática elementos de uma teoria (Yin, 2009). Para tanto, recorrer-se-á a sete de seus desenhos, realizados em diferentes sessões, e ao diário de campo da psicoterapeuta contendo seus registros de atendimentos, isto é, relatos textuais da pro-fissional sobre o trabalho realizado a cada encontro com a criança.

 

Participante

Pedro (nome fictício) iniciou o processo de psicoterapia aos seis anos de idade, após o assassinato de seu pai no exercício de seu trabalho como policial - queixa referida pela responsável. Na nova configuração familiar, morava com a mãe e seu irmão de 10 anos. Com considerável repercussão do caso na imprensa, a morte repentina do pai foi o tema predominante de seus atendimentos, com destaque para brincadeiras que frequentemente envolviam o antagonismo perder/ganhar. Sua família materna, com a qual tinha maior convivência, é de origem japonesa e caracterizava-se por uma expressão comedida. A mãe, especialmente, relatava com clareza sua dificuldade em demonstrar para os filhos seu sofrimento e, consequentemente, optava habitualmente por não conversar sobre o assunto. A psicoterapia teve duração de um ano e dez meses, totalizando 49 sessões. Tanto Pedro quanto sua mãe consentiram por escrito a participação no estudo por meio da assinatura dos termos de assentimento e consentimento, respectivamente, aprovados pelo comitê de ética em pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

 

Resultados e Discussão

Serão apresentados à seguir alguns desenhos de Pedro, seguidos de sua descrição, e de reflexões específicas e gerais sobre o método fenomenológico como aporte do processo psicoterapêutico ilustrado. O ponto de partida frente a uma produção gráfica é a descrição, isto é, solicita-se à criança que conte como "vive" aquela experiência, os sentimentos e, por extensão, seu desenho (Aguiar, 2004). A autora ratifica ainda que somente assim será possível, na presença do psicoterapeuta (e com ele), alcançar os significados e sentidos únicos co-constituídos, possibilidade inexoravelmente articulada à palavra. A premissa fenomenológica aqui esboçada recai sobre a perspectiva de ir às coisas mesmas, apreender o mundo tal qual se apresenta, por intermédio de um olhar "ingênuo" e anterior a qualquer reflexão (Holanda, 2014). Atentando-se ao risco de apropriar-se equivocadamente da Fenomenologia enquanto filosofia, a ideia de transposição possível à Psicologia concerne ao método fenomenológico, em termos de metodologia, e não de técnica. Em outras palavras, como assim descreve Holanda (2014), diz respeito ao uso da Fenomenologia como método para compreender o fenômeno psíquico.

Pedro chega à psicoterapia trazido por sua mãe poucos dias após a perda do pai que se deu de modo inesperado e trágico ao ser assassinado a tiros no trabalho como policial. Na ocasião, ela explicita a emergência do acompanhamento psicológico para seu filho que, mesmo estando presente, permanece calado e de cabeça baixa ante os relatos emocionados da mãe. Ao fim deste primeiro contato, a criança foi consultada sobre seu interesse em voltar a reencontrar a psicoterapeuta e concordou. Em suas primeiras sessões individuais observou-se que Pedro não falava espontaneamente sobre o tema da morte do pai, tão pouco mostrava-se receptivo a aproximações da psicoterapeuta. A Gestalt-terapia, em sua postura clínica, pauta-se pelo respeito à escolha do cliente, facultando-lhe a decisão sobre o que abordar ou fazer na sessão - o que vale igualmente para o contexto infantil.

A criança que chega ao atendimento, traz consigo um terreno sagrado e completamente desconhecido para o profissional que lhe recebe, fonte de curiosidade e, fundamentalmente, de respeito. Frente a isso, o vínculo psicoterapêutico pode ser comprometido a partir do momento em que o psicólogo tem a expectativa de que a criança aborde a mesma queixa referida por seus responsáveis, o que pode interferir e prejudicar sua manifestação autêntica. Ao contrário disso, em grande parte das vezes (e por diferentes motivos), elas chegam com outros interesses e temas para a sessão. Tal discrepância pode estar relacionada, por exemplo, a uma diferença de demanda e/ou percepção entre os membros da mesma família; em outros casos pode sinalizar uma dificuldade em aproximar-se do conteúdo comum a todos eles, por vezes, fonte de excessivo sofrimento para o cliente. Nesse caso, uma espécie de "fuga do tema" pode traduzir o que Hycner (1995) denomina de sabedoria da resistência, que acontece quando uma pessoa sente, por qualquer razão, não ter suporte suficiente para lidar com determinada situação e, portanto, se mantém distante dela como tentativa organísmica de se autoproteger. Perls (1977) corrobora com essa compreensão ao propor a ideia de que nem todo enfrentamento é saudável, se considerada a melhor forma possível de ser em dado momento.

As primeiras brincadeiras de Pedro permaneceram pouco interativas e, notoriamente, nãoincluíram a psicoterapeuta. É fundamental que o profissional saiba tolerar o silêncio da criança e sua ansiedade de "não saber bem o que fazer" nesse novo contexto (Aguiar, 2011), ou mesmo, sua não-disponibilidade para a relação em dado momento. A Gestalt-terapia compreende que não há um modo correto ou esperado em relação ao comportamento infantil na psicoterapia, o que remete ao angustiante e necessário exercício do psicólogo: acolher a autenticidade da criança em sua infinidade de manifestações. Exige-se, com isso, uma abertura humana a partir da qual facilita-se a emersão do ser do cliente (Holanda, 2014), ainda que essa postura envolva relativo desconforto no psicoterapeuta. A despeito disso, a profissional relata nas anotações do caso sua considerável aflição nesta fase por não falarem sobre a morte do pai de Pedro, dado o impacto do tema causado na profissional e sua necessidade de ajudar.

Nas situações em que se verifica uma dificuldade real no atendimento, o auxílio de um profissional mais experiente que oriente e supervisione o caso se torna fundamental para o andamento do processo. Nessa situação, a supervisora alertou a psicoterapeuta de que falar abertamente sobre a morte do pai não parecia ser a necessidade atual do cliente. Acompanhar a emergência espontânea da criança exigiu da profissional um trabalho com a própria ansiedade e com suas expectativas. Diferente do esperado por ela, naquele momento Pedro "só" quereria brincar. Embora pareça simples e despretensioso, é "brincando que a criança entra em contato com suas dores, seus temores, sua raiva, sua emoção, seu carinho, seu amor; é um laboratório de sua vida" (Zanella, 2004).

Em sua nona sessão, ao construir um cenário com blocos de montar e figuras humanas, Pedro identifica o pai e o localiza dentro de sua casa, relatando à psicoterapeuta o quanto o percebe presente naquele lugar. A partir dessa ocasião fora possível identificar o início de um movimento cíclico de gradativa aproximação e afastamento desse tema que fora repetido ao longo de todo seu processo psicoterapêutico: se em uma sessão a criança abordava sua experiência presente em relação à perda do pai, sobretudo através de desenhos, no encontro seguinte escolhia qualquer outra atividade que não fizesse alusão direta ao luto - e assim sucessivamente.

No processo psicoterapêutico de Pedro, desenhar revelou-se como um modo de acesso possível à sua experiência da morte do pai. O desenho é compreendido como resultado de uma atividade que emerge do imaginário, do percebido e do real, que se torna objeto de investigação e exploração (Ferreira, 1998), portanto, ponto de partida para descrições e percepções decorrentes delas. Dada a sua amplitude, não é meramente uma técnica, o que implicaria uma visão reducionista, mas uma atividade reveladora da experiência humana em qualquer faixa etária que pode ser utilizada no contexto psicoterapêutico a partir de um referencial teórico-metodológico coerente com a prática estabelecida. A Fenomenologia, referencial filosófico basilar na fundamentação da Gestalt-terapia, compreende que, contrariamente à perspectiva tradicional explicativa, caracterizada por uma atitude apriorística em que se considera a compreensão dos fenômenos a partir de algo dado e posto anteriormente, fazer Fenomenologia é o exercício do questionamento contínuo e ininterrupto das aparências (Holanda, 2014), na busca infindável pela compreensão do sujeito da experiência.

O modo de investigação descritivo, e não dedutivo, postula que ao mostrar-se o fenômeno será conhecido por tal via, sem nada supor que exista por trás do que se mostra Feijoo (2010). Nessa lógica, a metodologia fenomenológica retira o psicoterapeuta do lugar de sujeito suposto-saber detentor da verdade sobre o cliente. Em relação ao desenho, isso significa reconhecer o lugar da criança como idealizadora e, consequentemente, melhor intérprete de sua criação, reposicionando-a em um papel ativo perante sua produção (Aguiar, 2004).

A contar da décima sessão começam a surgir os primeiros desenhos de Pedro. Percebendo sua dificuldade de expressar-se pela fala (característica comum entre as crianças, sobretudo em contexto de tragédias) a psicoterapeuta propôs que seu cliente usasse livremente um papel para manifestar o que estava sentindo naquele momento. No desenho 1, Pedro fala dos sentimentos de saudade e de tristeza pela falta do pai. Em paralelo, relata sentir-se feliz ao lembrar-se dos dois jogando futebol, quando o pai lhe passava a bola para que ele marcasse o gol – assim descreve. Conversando sobre o desenho, partindo de sua descrição, novos sentimentos foram manifestados, como quando ele conta do seu medo de perder outras pessoas que ama.

 

 

Quando polaridades aparecem no mesmo desenho, como no exemplo sobre tristeza e felicidade, é fundamental que ambos sejam acolhidos em sua legitimidade, como a experiência total vivida e percebida. Sendo assim, o psicoterapeuta não privilegia um ou outro sentimento, em lugar disto pode fazer leituras que explicitem esta totalidade ou sugerir experimentos que os "coloquem para conversar", como por exemplo perguntar o que um sentimento tem a falar para o outro. Além disso, poderá solicitar que a própria criança escolha um deles para experimentar dialogar, dar cor, localizar no corpo onde se concentra, expressar com um movimento corporal etc. Em seguida é convidada a fazer o mesmo com o sentimento polar. Todas estas opções, e quantas outras a criatividade permitir que emerjam no contexto psicoterapêutico, são formas lúdicas possíveis de se explorar as funções de contato (visão, audição, tato, olfato, paladar, fala e movimento) sendo, portanto, relativas à forma como a criança capta e percebe o mundo do qual faz parte e está em relação. Embora um desses modos possa ser contemplado em dado momento, tais experiências de contato envolvem, fundamentalmente, ser tocado, isto é, o contato como uma forma de toque (Polster & Polster, 2001). Contato, na perspectiva da Gestalt-terapia, tem a ver com "relacionar-se, com encontrar-se consigo mesmo e com o 11 outro, sem nunca perder a perspectiva de que tudo ocorre no mundo" (Ribeiro, 2006, p.91).

Nas sessões seguintes, a psicoterapeuta e o cliente conversaram e brincaram com diferentes sentimentos, a fim de que Pedro se familiarize com as emoções humanas - já que inicialmente mostrou desconhecer algumas delas e ter dificuldades em nomeá-las. Pôde, por intermédio de um outro desenho, experimentar localizá-los no corpo e dar cor a cada um deles: pintou a saudade de preto e a localizou no coração. Nessa direção, Derdyk (2015) descreve por meio da investigação e da experimentação novos significados surgem entre a criança e o adulto. No desenho 2, ao ser convidado a desenhar sua família, Pedro escolhe representar respectivamente sua mãe, irmão, tios, avós e primos - conforme narra ao apontar e nomear cada um deles.

 

 

Após descrever quem eram as pessoas, uma a uma, a psicoterapeuta percebe que o pai não fora representado no desenho, tampouco citado entre os familiares nomeados. Esta novidade experimentada no desenho e por ela captada é relatada à criança em função da atualização, antes de tudo, esboçada graficamente. A intervenção psicoterapêutica é balizada pela possibilidade de favorecer a oportunidade de novas compreensões e experimentações, o que fomenta o enfrentamento do novo (Fernandes, 2016; Aguiar, 2014). Quando Pedro se dá conta de que não o havia ilustrado, imediatamente o desenha no canto da folha, ligando-o com uma linha a ele, à mãe e ao irmão. Para favorecer o contato da criança consigo mesma, é essencial trabalhar com seus sentidos, a fim de expandir e integrar suas percepções. Neste momento, a criança é convidada pela psicoterapeuta a tocar a linha construída por ela e prestar atenção ao que sente enquanto o faz. Após passar a mão sobre a linha algumas vezes, descreve que a linha que os liga é a saudade. Esta proposta evidencia o convite para recuperar a disposição de ver e tocar e sentir os efeitos desse olhar (Polster & Polster, 2001).

 

 

No desenho seguinte, transcorridas algumas sessões, Pedro descreve o pai no céu, acima das nuvens, e sua família embaixo. O pontilhado, segundo ele, é o caminho de volta de seu pai: ele assistiu em um filme que depois que as pessoas morrem, elas voltam. O desenhar revela, as introjeções e crenças de uma pessoa que muitas vezes não são acessadas diretamente pelo seu discurso. O psicoterapeuta é apenas um facilitador nesse processo de investigação e compreensão (Soares, 2009).

Desenvolver a expressão da criança e escutá-la com aceitação é uma tarefa do gestalt-terapeuta que deve ser compartilhada com a família. Isso significa dizer que, quanto mais ela experimenta e arrisca se mostrar em uma relação e contexto seguros, maior a probabilidade que essa capacidade ultrapasse o setting terapêutico. No atendimento de Pedro, algumas sessões foram destinadas à orientação da mãe, com o objetivo de favorecer nela uma postura acolhedora diante da dor do filho. Nesse sentido, as sessões com os responsáveis tem por objetivo escutá-los e conversar sobre questões relativas à criança que se-jam pertinentes ao andamento do processo (Aguiar, 2005). Tais encontros guardam em si a rica possibilidade do psicoterapeuta inteirar-se do funcionamento da família e de seus sistemas de crenças, aspectos essenciais nos desdobramentos comportamentais apresentados pela criança.

No decorrer dos atendimentos, e no acompanhamento contínuo da família, novas demandas são trazidas como foco da psicoterapia. Isso significa que antigos comportamentos dão lugar a novos, nem sempre aceitos e acolhidos pelo contexto, dado o arranjo destas novas configurações articuladas pela criança. Nesta altura do processo, a mãe informa à psicóloga seu incômodo frente ás novas manifestações de descontentamento do filho, por ela descritas como "birras". O ajustamento criativo diz respeito ao modo como a pessoa consegue organizar-se entorno de sua experiência, e poderá ser considerado disfuncional quando se transforma em uma generalização diante de contextos distintos (Aguiar, 2014; Antony, 2010; Fernandes, 2016).

Em um de seus atendimentos subsequentes, Pedro começa a dar-se conta de que seus gritos e birras são a forma encontrada por ele para ser escutado e visto pelas pessoas - o que pode ser facilmente compreendido se considerado seu contexto familiar regido pelo silêncio. A partir de então, evidenciada sua necessidade, torna-se possível abordar novas formas - mais efetivas para ele - de poder se mostrar e ser visto por quem deseja. Pedro finaliza esse atendimento dizendo que o que aprendeu nessa sessão é que "todo dia a gente sente". Ao priorizar uma maior awareness da criança, a psicoterapia na abordagem gestáltica tem por objetivo favorecer novas possibilidades de ser e estar no mundo (Aguiar, 2014). Isso significa tornar os clientes conscientes (aware) do que estão fazendo, como estão fazendo e de como podem transformar-se (Yontef, 1998), favorecendo uma autopercepção integradora nos níveis afetivo, cognitivo e sensóriomotor, por meio da qual a pessoa possa "dar-se conta" de si mesma no mundo.

Próximo ao dia dos pais, a escola e a família solicitaram suporte da psicoterapia, por não saberem como lidar com as comemorações desta data. O olhar da escola é fundamental pois complementa a história do cliente e fornece informações relevantes à melhor compreensão de sua realidade, o que exige um intercâmbio eficiente entre estes dois contextos (Aguiar, 2014; Zanella, 2010). Nessa sessão, Pedro é convidado a desenhar o que ele imagina da festa que acontecerá na escola. No desenho 4, descrevendo sua fantasia, narra uma cena com crianças cantando, uma mesa de lembrancinhas, outra com o som, e o espaço dos pais: a cadeira de seu pai está vazia.

 

 

Próximo ao dia dos pais, a escola e a família solicitaram suporte da psicoterapia, por não saberem como lidar com as comemorações desta data. O olhar da escola é fundamental pois complementa a história do cliente e fornece informações relevantes à melhor compreensão de sua realidade, o que exige um intercâmbio eficiente entre estes dois contextos (Aguiar, 2014; Zanella, 2010). Nessa sessão, Pedro é convidado a desenhar o que ele imagina da festa que acontecerá na escola. No desenho 4, descrevendo sua fantasia, narra uma cena com crianças cantando, uma mesa de lembrancinhas, outra com o som, e o espaço dos pais: a cadeira de seu pai está vazia.

Fazendo contato com sua tristeza, Pedro pede que seu avô não participe da comemoração representando seu pai (proposta da mãe) e, por fim, decide não comparecer à comemoração. Quando comunicada pelo filho sobre sua vontade, a mãe consegue ampará-lo com uma postura acolhedora e compreensiva, o que desvela passos significativos de seu processo pessoal cuidadosamente abarcado ao longo dos atendimentos. Isso ilustra a abrangência do trabalho psicoterapêutico infantil que se estende à família como possibilidade de suporte às novas experiências da criança. É importante que a psicoterapia auxilie a identificação de necessidades e a busca por sua satisfação. Ao autonutrir-se, a criança passa a respeitar-se, fortalecendo o seu eu, o que lhe dará suporte para enfrentar acontecimentos percebidos por ela como negativos (Antony, 2010). De acordo com a autora, a autonutrição torna a criança capaz de cuidar de si, ao conseguir integrar partes negadas à sua experiência total.

Com o decorrer do tempo, os atendimentos começaram a ter novas configurações, nas quais o luto já não aparecia como figura. Novos jogos e brincadeiras surgiram e, concomitantemente, algumas faltas. Pedro resistia em trabalhar novos temas, demonstrando uma energia cada vez menor nos atendimentos e gradativo desinteresse pelas sessões. A psicoterapeuta, em sua supervisão, é alertada sobre possíveis sinais de fim do processo de Pedro. Em sua 40ª sessão, todos os desenhos feitos e guardados com autorização do cliente, são posicionados pela psicoterapeuta no chão, na ordem em que foram realizados. O mosaico formado pelas produções de Pedro ilustrava graficamente o processo de psicoterapia vivido. Ao olhar, Pedro entra em profundo silêncio, emocionado. Esse modelo de intervenção pode ser aplicado em situações nas quais seja necessário percorrer a trajetória do processo psicoterapêutico infantil de modo concreto, podendo incluir as diferentes produções do cliente; permitindo uma visualização clara de sua caminhada.

A criança em acompanhamento psicológico sinaliza de diversas formas quando se aproxima o fim natural de seu processo, é preciso estar atento a sinais que indiquem o término. A família que busca pela psicoterapia infantil traz consigo uma queixa que, ao ser acolhida e trabalhada entre seus membros, comumente dá lugar a novas demandas que reivindicam atenção. Porém, confusões podem acometer profissionais que nutrem expectativas equivocadas quanto a duração de tal acompanhamento, como por exemplo quando relacionam eficiência a tempo ou mesmo quando desacreditam no autossuporte da criança e da família para caminharem sem seu auxílio. O fato é que cada sistema tem sua necessidade e seu ritmo que, ao serem atingidos, conduzem naturalmente para o fim. Alguns indícios de término dizem respeito à fluidez e flexibilidade no modo da criança se colocar, nas novas soluções encontradas por ela para questões cotidianas, remissão dos sintomas iniciais, sua falta de entusiasmo com a sessão, faltas, interesse por outras atividades no mesmo horário dos encontros (Aguiar, 2014; Antony, 2010; Fernandes, 2016). Identificada a possibilidade de conclusão, é fundamental dar atenção especial a trabalhos relativos a términos e separações (Aguiar, 2014).

A alternativa lúdica de trabalho de encerramento deste atendimento fundamentou-se na analogia com o desenvolvimento natural da vida: nascer, crescer e morrer em correlação ao processo de iniciar, desenvolver e finalizar suas sessões. Valendo-se dessa metáfora, Pedro desenhou o desenvolvimento de diferentes seres vivos. Em seguida, a pedido da psicoterapeuta, pôde identificar os momentos pelos quais passou na psicoterapia e localizar-se no aqui-e-agora. No desenho 5, representou com um "X" as etapas por ele percebidas como concluídas, e com "√" seu momento atual no processo: "estou entrando no fim". No mundo infantil, o desenho promove a concretização da experiência, tão necessária à compreensão de crianças menores, facilitando sua percepção. "A arte não imita o visível, torna visível" (Klee, 1977, apud Derdyk, 2015).

 

 

Conversar sobre separação, perda, despedida, são condutas de cuidado indispensáveis a um fechamento (Antony, 2010). Ficando evidente um fim, que remete à impossibilidade vivida por Pedro de despedir-se do pai - tema central de seu processo psicoterapêutico - a psicóloga lhe assegura nesse contexto a possibilidade de poder "dar tchau" para ela e para seu atendimento. Nesse instante ele solicita: "eu quero 22 sessões pra me despedir", pedido aceito pela psicoterapeuta. Não por acaso, decorridas seis sessões, Pedro encerra os atendimentos, por escolha própria. Finaliza com 2 desenhos: um sobre o pai (desenho 6), e o outro sobre o momento mais importante para ele nos encontros (desenho 7). No desenho 6, descreve seu pai no céu, ao lado de Deus olhando para sua família, que ainda vive uma tempestade. No desenho 7, retrata o dia em que fizeram do atendimento uma sessão de cinema, com a presença de seu irmão, ocasião em que, embora não fora trabalhado explicitamente o tema da perda do pai, assistiram ao filme "Up", sugerido pela psicoterapeuta, que faz menção à morte.

 

 

 

 

Portanto, Pedro reproduz como marco de seu processo uma situação em que, ao invés de abordar a dor explicitamente, viveram um momento lúdico.

A sugestão do cinema, fruto da percepção intersubjetiva, reafirma a relevância da dimensão dialógica na Gestalt-terapia. De tal modo, "o terapeuta não deve ser apenas amigável, mas deve estar disposto a efetivamente contribuir com seu próprio self para o encontro" (Hycner, 1995, p. 113), quaisquer que se sejam os formatos possíveis para que ele aconteça. Isso reitera a premissa de que não há uma técnica mais ou menos eficaz, um formato enrijecido comum aos processos infantis: a criatividade do psicoterapeuta e da criança, conjugadas, devem estar a serviço da necessidade presente, o que envolve impreterivelmente a capacidade de perceber o outro. A evidência do encontro com o humano transcende (ou deveria!) teorias e tecnicismos.

 

Considerações Finais

O desenho infantil é um recurso "disparador" por meio do qual a vivência da criança é revelada. Embora nem todas as crianças tenham proximidade e optem por este recurso, quando adotado, pode facilitar sua expressão e favorecer a awareness, corroborando com o objetivo desta abordagem. As leituras fenomenológicas exprimem a impossibilidade de dedução ou interpretação por parte do psicoterapeuta do material produzido, posto que estão submetidos ao rigor desta metodologia descritiva do sujeito.

Ainda que o desenho seja um recurso carregado de significados, é extremamente cuidadoso não "engessar" a criança em sua produção. De acordo com os princípios da Gestalt-terapia, ele representa uma forma de estar-no-mundo no seu aqui-e-agora, e não uma representação rígida e imutável da sua realidade - dimensão contextual. Oaklander (1980) atenta para a responsabilidade do psicoterapeuta infantil de prover métodos para que as crianças expressem seus sentimentos, já que muitas vezes, as crianças que chegam à psicoterapia não sabem como fazê-lo. Isto confirma a relevância de que esse profissional se comprometa com o exercício de questionamento constante sobre o desenho, já que sua abertura é fundamental para se trabalhar com este tipo de linguagem, quando essa for a escolha da criança.

A psicoterapia tem o papel de acompanhar a criança em sua construção de sentidos e percepção do mundo. Assim, espera-se que o psicólogo infantil trabalhe, não em um ideal de "cura", mas focado em contribuir com o livre fluir da criança em seu contexto maior. Isso significa reconhecer na elaboração gráfica o sujeito da produção e toda sua temporalidade intrínseca nessa manifestação. O exercício fenomenológico é ler por de trás das racionalidades postas, na busca constante pelas singularidades e conexões da criança com o mundo.

O trabalho pôde explicitar o processo psicoterapêutico de uma criança evidenciando algumas das infindáveis possibilidades de intervenção. Não se pretende aqui esgotá-las, mas reafirmar o convite à reflexão que envolve prática e fundamento. Os limites do estudo dizem respeito a exibir um caso em que o recurso do desenho foi fundamental ao processo, o que obviamente não é unanimidade. Conclui-se que o desenho foi uma via de expressão favorável neste estudo de caso pela afinidade da criança e da psicoterapeuta com este trabalho. Sendo assim, sugere-se estudos que possam descortinar o alcance e limites de outros recursos a partir da compatibilidade que têm (ou não) com psicoterapeutas e seus clientes.

 

Referências

Aguiar, E. (2004). Desenho livre infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-papers.         [ Links ]

Aguiar, L. (2011). O brincar na psicoterapia e a ansiedade do psicoterapeuta em "saber" e "entender". Recuperado em Julho de 2013, de http://www.gestaltcomcriancas.blogspot.com.br        [ Links ]

Aguiar, L. (2014). Gestalt-terapia com crianças: teoria e prática. São Paulo: Livro Pleno.         [ Links ]

Andrade, C. C. (2007). A vivência do cliente no processo psicoterapêutico: um estudo fenomenológico na Gestalt-terapia. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica de Goiás, Goiânia.         [ Links ]

Antony, S. (2010). Um caminho terapêutico na clínica gestáltica com crianças. Em S. Antony (Org.), A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Bello, A. A. (2006). Introdução à Fenomenologia. Bauru: Edusc.         [ Links ]

Cardoso, C. L. (2013). A face existencial da Gestalt-terapia. Em Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas (pp. 59-75). São Paulo: Summus.         [ Links ]

Derdyk, E. (2015). Formas de pensar o desenho. Porto Alegre: Zouk.         [ Links ]

Feijoo, A. M. L. C. (2010). A escuta e a fala em psicoterapia: uma proposta fenomenológico-existencial. São Paulo: Vetor.         [ Links ]

Fernandes, M. B. (2016). Psicoterapia com crianças. Em Modalidades de intervenção clínica em Gestalt-terapia (pp. 56-82). São Paulo: Summus.         [ Links ]

Ferreira, S. (1998). Imaginação e linguagem no desenho da criança. São Paulo: Papirus.         [ Links ]

Holanda, A. F. (2014). Fenomenologia e Humanismo: reflexões necessárias. Curitiba: Juruá         [ Links ].

Huizinga, J. (2014). Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva.         [ Links ]

Hycner, R. (1995). De pessoa a pessoa. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Mèredieu, F. (2006). O desenho infantil. São Paulo: Cultrix.         [ Links ]

Oaklander, V. (1980). Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Perls, F. (1977). Gestalt Terapia explicada. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Polster, E. & Polster, M. (2001). Gestalt-terapia integrada. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale.         [ Links ]

Ribeiro, J. P. (2012). Gestalt-terapia: refazendo um caminho. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Ribeiro, W. (2015). O que fizemos (continuamos a fazer) das crianças que um dia fomos? Brasília: Thesaurus.         [ Links ]

Yin, R.K. (2009). Case study research, design and methods (applied social research methods). Thousand Oaks. California: Sage Publications.         [ Links ]

Yontef, G. M. (1998). Processo, diálogo e awareness. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Zanella, R. (2004). Brincadeira é coisa séria: atendendo crianças na abordagem gestáltica. Revista do X Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica, 10,131-137.         [ Links ]

Zanella, R. (2010). A criança que chega até nós. Em A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento. São Paulo: Summus.         [ Links ]

 

 

Recebido em 16.07.2017
Aceito em 02.11.2017

Creative Commons License