SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Ser pessoa na hospitalização: relatos de gestantes sobre as relações estabelecidas com a equipe multiprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.25 no.3 Goiânia set./dez. 2019

 

EDITORIAL

 

Editorial dossier Renaud Barbaras

 

 

Adriano Holanda

(Editor)

 

 

O terceiro número da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica surge num contexto de transição e de reavaliação. Completamos treze anos de publicação ininterrupta, num movimento de crescimento que demanda novas perspectivas e novas reavaliações para os anos que seguem.

No presente número, além do fluxo da revista, apresentamos como novidade a tradução para o português do manuscrito "Fenomenologia Aplicada: Porque é seguro ignorar a epoché", de autoria de Dan Zahavi (University of Copenhagen, Copenhagen, Denmark), um dos mais importantes pesquisadores e comentadores contemporâneos da Fenomenologia. Neste artigo, o autor evoca a distinção - nem sempre clara - entre uma Fenomenologia Transcendental e uma Fenomenologia Aplicada (fundamental para compreendermos a transição de uma filosofia fenomenológica para as ciências empíricas) e, particularmente relevante para o campo das pesquisas empíricas, notadamente o das ditas qualitativas, que costumeiramente se apropria de conceitos da filosofia fenomenológica.

Na sequência, apresentamos um conjunto de pesquisas empíricas que tocam temáticas diversificadas, como a da saúde - com relatos de gestantes em processo de hospitalização -; a preparação para a aposentadoria, e a narrativa da experiência de usuários de crack.

Os estudos teóricos completam esse número com um conjunto igualmente significativo e diverso de discussões: desde a explicitação de uma Denkform, de uma "forma de pensar" o pós-moderno do humano, passando pela discussão acerca das relações entre fenomenologia e movimento desalienista no Brasil e na França - com a importante participação de respeitados nomes da psiquiatria contemporânea francesa, como Tudy Gozé (Université de Toulouse, France) e Jean Naudin (Université Aix-Marseille, France) -; passando pelo esporte e as relações entre mulher e futebol; um estudo sobre a concepção de motivação em Edith Stein e outro sobre a percepção social à luz da concepção praxiológica da intencionalidade; para encerrar com dois estudos clínicos, envolvendo o uso do self-box no experimento em Gestalt terapia e outro sobre a relação entre Frankl e Heidegger.

Encerrando este número, trazemos a tradução de um texto de José Ortega y Gasset, intitulado "Meio Século de Filosofia", escrito em 1951, mas que permaneceu inédito até 1980, quando foi publicado pela Revista de Occidente, em comemoração ao 25º aniversário da morte de seu autor. Agradecemos aos herdeiros de Ortega y Gasset, a gentileza de permitirem sua tradução e publicação em português.

Boa leitura a todos.

 

 

(Este número foi finalizado em 09 de agosto de 2019)

Creative Commons License