SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Phenomenology of the quality of life of autistic children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.26 no.2 Goiânia May/Aug. 2020

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Adriano Holanda

(Editor)

 

 

As pesquisas e as reflexões em Fenomenologia têm conhecido grande crescimento, e nos mais diversos campos de conhecimento. Apresentamos nesse novo número, um pequeno retrato dessa diversidade, com estudos empíricos e teóricos, pesquisas qualitativas reflexões filosóficas.

Neste novo número, apresentamos um conjunto de pesquisas com temáticas que vão, desde a experiência de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista, relevando suas construções subjetivas; até o cuidado humanizado em saúde dirigido às pessoas travestis. Já o tema da espiritualidade se faz presente em dois estudos envolvendo a Ayahuasca - um deles relacionando experiências anômalas e outro sobre itinerário terapêutico de usuários ritualísticos -, e uma pesquisa sobre espiritualidade em psicoterapeutas junguianos.

Os estudos teóricos trazem uma reflexão sobre a pesquisa fenomenológica, destacando questões de método; dois textos de alinhamento fenomenológico-existencial - um deles relacionando a psicologia humanista e a fenomenologia existencial; e outro resgatando a angústia como constitutiva do existir e a clínica psicológica -, uma discussão sobre a antropologia filosófica de Erwin Straus, finalizando com o resgate de um relato autobiográfico de Viktor Frankl.

Encerramos com a tradução de um pequeno mas brilhante texto de Jan Patočka, apresentando Heidegger.

Convidamos o leitor a apreciar a leitura.

 

 

(Este número foi finalizado em 07 de outubro de 2019)

Creative Commons License